Blog

Balancim

Balancins ou andaimes: qual melhor escolha?

Na construção, na demolição, na reforma, na pintura e até mesmo na manutenção os andaimes e balancins são muito utilizados na construção civil. Tão utilizados que chegam a ser até essenciais. Tendo em vista a importância dessa ferramenta, sempre surge a dúvida de qual modelo escolher na hora de alugar.

Elaboramos para você este guia para você decidir entre andaimes ou balacins e definir qual será a melhor escolha para seu trabalho, levando em conta o melhor custo-benefício. 

Saiba como escolher entre andaimes ou balancins

Inicialmente, estabeleceremos o conceito destes dois instrumentos. Apesar de fazerem parte do mesmo grupo de ferramentas, os andaimes e balancins têm uma diferença bastante peculiar entre si. Vejamos abaixo.

Andaimes

Andaimes são estruturas provisórias, montadas para dar acesso ou escorar a algo ou a algum lugar. É através deles que os trabalhadores chegam a alturas necessárias, seja ela qual for. Dessa forma, facilitam a construção, reparo da obra ou a movimentação dos trabalhadores.

Balancins ou Andaimes Suspensos

Já os balancins se diferem por serem estruturas suspensas por cabos de aço para dar acesso a lugares mais altos. Também é chamado de andaime suspenso.

Agora que foi estabelecida a diferença primordial entre andaimes e balancins – o uso ou não de cabos de aços, conheceremos as principais características de cada um.

Tipos de Balancins

Balancim Leve Passante, Balancim Manual ou Cabo Passante

O Balancim Leve Passante é muito leve e prático de montar. Também pode ser chamado de Balancim Manual ou “cabo passante”. Tem sua movimentação feita por meio de manivelas acionadas pelo operador, além de possuir plataformas modulares.

É muito utilizado para reformas e manutenções em fachadas, acabamentos, lavagem, instalação de dutos e tubulações. Além de colocação de vidros em edifícios, obras em geral e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas. Também é bastante seguro e fácil de operar, proporciona praticidade, conforto e segurança ao operário.

Balancim Elétrico, Andaime Motorizado ou Plataforma Suspensa Elétrica

O Balancim elétrico também é conhecido como Andaimes Motorizados ou Plataformas Suspensas Elétricas. Esse equipamento funciona através de comandos de subida e descida por meio de cabos de aços. Desta forma, é capaz de deslocar homens, materiais e ferramentas a diferentes pontos de forma rápida e segura. Além disso, não é necessária a montagem de grandes estruturas. Muito utilizado na fase de acabamento e na colocação de placas e fachadas.

Apresenta grande economia de mão de obra, uma vez que diminui de forma bastante eficiente o tempo de trabalho, diminuindo também as horas técnicas a serem pagas. Tem montagem simples, com plataformas que vão de 1 a 8 metros de comprimento. Possui fácil locomoção e uma capacidade de carga média de 300 quilos, com sistema de trava quedas automático.

Sua praticidade, economia e eficiência dão ao balancim elétrico o status de melhor custo benefício de todas as ferramentas, uma vez que une os principais benefícios dos andaimes e balancins em um único equipamento.

Tipos de Andaimes

Andaime Tubular

Frequentemente utilizado em reformas e obras na construção civil e industrial, o andaime tubular apresenta ótimo rendimento e total segurança. Seus tubos têm paredes mais robustas, e é bastante indicado para trabalhos pesados.

Andaime Fachadeiro

Esse andaime tem a estrutura formada por elementos padronizados para trabalhos em fachadas de qualquer nível, o que permite aos trabalhadores transitarem livremente entre os pavimentos. É o andaime ideal para trabalhos em grandes áreas, principalmente em locais onde são necessárias segurança, agilidade e robustez.

Seu sistema de montagem tradicional é constituído por tubos e abraçadeiras, o que permite diversos tipos de montagem, mesmo em áreas com grandes interferências. Por isso esse tipo de andaime é muito utilizado para montagem de estruturas específicas. Principalmente as que apresentam alguma obstrução ou construção desregular. Com ele podem ser montados palcos, paraciscos, escadas e muito mais.

Para conhecer mais sobre os andaimes e balancins da BRASMETAL, que são fabricados com os mais altos padrões de qualidade e segurança, clique aqui.

Na BRASMETAL, todos os andaimes e balancins são de fabricação própria, o que proporciona maior robustez, segurança e eficiência. Nossa produção segue os mais rigorosos padrões de segurança e estão em conformidade com a NR-18 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego).

Além disso, nossos andaimes e balancins possuem piso de trabalho antiderrapante e o nivelamento e fixação dos equipamentos são realizados de modo seguro, garantindo a resistência necessária.

Agora que já conhece todos os tipos de andaime e balancins e cada uma das suas utilidades e benefícios, entre em contato com nossos especialistas! Nós vamos auxiliar você na busca pelo melhor equipamento para sua obra. Dispomos de diversos profissionais para orientação nas montagens em casos complexos ou simples, de acordo com a sua necessidade.

Gostou do artigo? Foi útil para você? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para a gente! Conheça também nossas redes sociais 🙂 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar