Andaimes

Qual tipo de andaime alugar para sua obra?

Escolher o andaime certo, de acordo com o tipo de trabalho ou serviço a ser realizado e o tipo de terreno, é essencial para evitar acidentes. Vamos te mostrar os tipos de andaimes, suas características e especificações. Descubra qual é o ideal para cada função na sua obra!

É determinado por lei o uso de andaimes em qualquer obra que tenha mais de quatro metros de altura. Andaimes esses que devem ser fabricados em aço de carbono galvanizado, para maior segurança dos trabalhadores na execução de obras em locais elevados. O andaime deve estar dentro das normas técnicas (NR) destinadas tanto à questões de sua fabricação como de segurança do trabalho (NR18 e NR-6494).

Escolher o modelo correto de andaime é essencial para se manter dentro dessas normas, e aqui falaremos sobre os quatro tipos desse produto. Assim, você decide qual o melhor tipo para a obra a ser realizada, mantendo a segurança e a eficiência da mesma.

Andaime Tubular

O modelo mais comum em reformas e obras na construção civil e industrial. Oferece um bom rendimento e total segurança por ser modulado. Os painéis são montados dois a dois, formando torres com dispositivos de fixação. O modelo pode vir com base fixa ou rodas para facilitar a  movimentação. O andaime tubular proporciona facilidade e rapidez de montagem com encaixes que permitem versatilidade de uso. Ótima relação custo benefício. Acompanham sapatas reguláveis e fixas, piso metálico, rodas de PU, escadas, carretilha, abraçadeiras e tubos para travamento.

Andaime Industrial

Modelo industrial  adotado nas rotinas de manutenção de indústrias e na construção civil pesada. Fabricado em aço carbono, conta com duplo travamento em “X” que proporciona estabilidade na movimentação de trabalhadores e materiais. O andaime industrial é recomendado para obras pesadas, mas que precisam de agilidade na montagem. Com foco na segurança , foram desenvolvidas plataformas com piso metálico antiderrapante e escada de acesso incorporada. Acompanham rodas de PU, sapatas fixas e reguláveis, braçadeiras fixas e giratórias, rodapé e guarda-corpo.

Andaime Fachadeiro

Projetado para permitir circulação horizontal de trabalhadores e materiais, o andaime fachadeiro é versátil e permite ampla movimentação, devido à medida de sua plataforma. Muito utilizado em pinturas e revestimentos de fachadas, manutenção de prédios, reformas e outros serviços em locais elevados. A plataforma fica apoiada em base fixa para mais estabilidade. Acompanha escada e guarda-corpo duplo, além de todos itens para montagem e segurança.

andaime fachadeiro

Andaime Multidirecional

Utilizado nas instalações com alto índice de interferências, em virtude das abraçadeiras e tubos que formam um sistema de ajuste conforme a necessidade. Conta com a capacidade de montagem em qualquer geometria, devido a versatilidade nos ajustes. A estrutura montada por encaixes e fixada por pressão, e seu sistema de encaixe é feito com cunhas e rosetas. O andaime multidirecional permite escada de acesso e tem plataforma metálica. A estrutura é fabricada com tubos em aço galvanizado super resistentes. Pode ser utilizado em conjunto com tubo equipado Urbe.

Na BRASMETAL, todos os andaimes são de fabricação própria, o que proporciona maior robustez, segurança e eficiência. Nossa produção segue os mais rigorosos padrões de segurança e estão em conformidade com a NR-18 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego). Além disso, nossos andaimes possuem piso de trabalho antiderrapante e o nivelamento e fixação dos equipamentos são realizados de modo seguro, garantindo a resistência necessária.

Agora que já conhece todos os tipos de andaime e suas utilidades e benefícios, entre em contato com nossos especialistas! Nós vamos auxiliar você na busca pelo melhor equipamento para sua obra. Dispomos de diversos profissionais para orientação nas montagens em casos complexos ou simples, de acordo com a sua necessidade.

Gostou do artigo? Foi útil para você? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *