Blog

Andaimes

Andaime para obra: saiba como escolher

Escolher o andaime certo, de acordo com o tipo de trabalho ou serviço a ser realizado e o tipo de terreno, é essencial para evitar acidentes. Vamos te mostrar os tipos de andaimes, suas características e especificações. Descubra qual é o ideal para cada função na sua obra!

É determinado por lei o uso de andaimes em qualquer obra que tenha mais de quatro metros de altura. Andaimes esses que devem ser fabricados em aço de carbono galvanizado, para maior segurança dos trabalhadores na execução de obras em locais elevados. O andaime deve estar dentro das normas técnicas (NR) destinadas tanto a questões de sua fabricação como de segurança do trabalho (NR18 e NR-6494).

Escolher o modelo correto de andaime é essencial para se manter dentro dessas normas, e aqui falaremos sobre os quatro tipos desse produto. Assim, você decide qual o melhor tipo para a obra a ser realizada, mantendo a segurança e a eficiência da mesma.

Qual tipo de andaime alugar para sua obra

Saiba quais os tipos de andaimes e quais os mais importantes para você alugar e ter segurança na sua obra.

Tubular

O modelo mais comum em reformas e obras na construção civil e industrial. Oferece um bom rendimento e total segurança por ser modulado. Os painéis são montados dois a dois, formando torres com dispositivos de fixação. O modelo pode vir com base fixa ou rodas para facilitar a movimentação.

O andaime tubular proporciona facilidade e rapidez de montagem com encaixes que permitem versatilidade de uso. Ótima relação custo-benefício. Acompanham sapatas reguláveis e fixas, piso metálico, rodas de PU, escadas, carretilha, abraçadeiras e tubos para travamento.

Andaime Fachadeiro

Projetado para permitir circulação horizontal de trabalhadores e materiais, o andaime fachadeiro é versátil e permite ampla movimentação, devido à medida de sua plataforma. Muito utilizado em pinturas e revestimentos de fachadas, manutenção de prédios, reformas e outros serviços em locais elevados.

A plataforma fica apoiada em base fixa para mais estabilidade. Acompanha escada e guarda-corpo duplo, além de todos os itens para montagem e segurança.

 Multidirecional

Utilizado nas instalações com alto índice de interferências, em virtude das abraçadeiras e tubos que formam um sistema de ajuste conforme a necessidade. Conta com a capacidade de montagem em qualquer geometria, devido a versatilidade nos ajustes.

A estrutura montada por encaixes e fixada por pressão, e seu sistema de encaixe é feito com cunhas e rosetas. O andaime multidirecional permite escada de acesso e tem plataforma metálica. A estrutura é fabricada com tubos em aço galvanizado super resistentes. Pode ser utilizado em conjunto com tubo equipado Urbe.

Quais critérios na hora de alugar o andaime certo?

Alugar o andaime certo é crucial para garantir a segurança e eficiência durante trabalhos em altura. Confira alguns critérios importantes a serem considerados ao escolher o andaime adequado para o seu projeto.

  1. Altura e Capacidade de Carga:

    • Certifique-se de que o andaime escolhido seja adequado para a altura necessária.
    • Verifique a capacidade de carga do andaime para garantir que suporte o peso dos trabalhadores, ferramentas e materiais.
  2. Certificações e Normas de Segurança:

    • Certifique-se de que o andaime atenda às normas de segurança locais e internacionais.
    • Verifique se o equipamento possui certificações e inspeções regulares.
  3. Acessórios e Componentes Adicionais:

    • Considere se há necessidade de acessórios adicionais, como escadas, plataformas, guarda-corpos, etc.
    • Certifique-se de que todos os componentes necessários estão disponíveis.
  4. Mobilidade e Facilidade de Montagem:

    • Se o trabalho envolve mover o andaime de um local para outro, verifique se o design permite fácil desmontagem e transporte.
    • Considere a facilidade de montagem e desmontagem para otimizar o tempo de trabalho. Na Brasmetal, nós fazemos esse tipo de serviço. 
  5. Treinamento e Conscientização:

    • Certifique-se de que os trabalhadores que usarão o andaime tenham o treinamento adequado.
    • Promova a conscientização sobre práticas seguras ao trabalhar em alturas.
    • Reputação do Fornecedor:

      • Escolha um fornecedor confiável e com boa reputação, que forneça equipamentos de qualidade e ofereça suporte adequado, como a Brasmetal. Somos referência no mercado e estamos em todas as obras.

Conclusão

Na Brasmetal, todos os andaimes são de fabricação própria, o que proporciona maior robustez, segurança e eficiência. Nossa produção segue os mais rigorosos padrões de segurança e estão em conformidade com a NR-18 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego).

Além disso, nossos andaimes possuem piso de trabalho antiderrapante e o nivelamento e fixação dos equipamentos são realizados de modo seguro, garantindo a resistência necessária.

Agora que já conhece todos os tipos de andaime e suas utilidades e benefícios, entre em contato com nossos especialistas! Nós vamos auxiliar você na busca pelo melhor equipamento para sua obra. Dispomos de diversos profissionais para orientação nas montagens em casos complexos ou simples, conforme a sua necessidade.

Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar