Andaimes

Andaime: Quais cuidados tomar durante a locação

Os principais cuidados a serem tomados na locação de Andaime

Andaimes são “estruturas montadas para dar acesso a algum lugar ou para escorar algo”. Muito comuns em reformas e construções, são utilizados principalmente para realizar tarefas em locais mais altos ou de difícil acesso. 

Também são muito utilizados como suporte para os materiais de construção, como tintas e massas. 

Ainda que sejam estruturas provisórias, os andaimes são essenciais na construção civil, uma vez que possibilitam a movimentação dos trabalhadores em grandes alturas. 

Dessa forma, por aliarem essas duas características, são provisórios e essenciais, é mais comum que os andaimes sejam locados. 

Por conta disso, preparamos uma série de dicas para te auxiliar antes e durante a locação deste equipamento.  

Antes da locação

Como dissemos neste artigo, os modelos de andaime variam de acordo com a finalidade da sua obra. Desde base no solo até suspenso por cabo, as variações são muitas. 

Por isso, a primeira dica é: atente-se para qual tarefa você vai precisar do andaime. 

Os mais comuns são andaimes fachadeiro, tubular e industrial. 

Suas características e especificações são diferentes e cada um tem um objetivo específico. Assim, para que você evite acidentes e gasto desnecessário de orçamento, esteja alerta durante a escolha. 

Caso ainda haja dúvidas depois de ler nosso guia, consulte um dos nossos atendentes. Eles estão preparados para responder qualquer questionamento.  

Durante a locação

Devido a importância dos andaimes para a construção e para a saúde do trabalhador envolvido, foram implementadas normas regulamentadoras, que estabelecem algumas orientações. 

As normas NR-18, que trata sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e a NBR-6494, que trata sobre Segurança nos Andaimes, informam sobre o uso, dimensionamento e montagem do equipamento. 

A seguir, veremos algumas dessas orientações. 

Local de Montagem

Talvez o elemento mais importante da montagem seja a área que o andaime será instalado. Uma vez escolhida de maneira inadequada, pode causar acidentes e outros problemas. 

Primeiramente, é essencial que o local seja organizado de forma a deixar seu solo limpo, compacto e reto. O andaime deve ser montado no prumo e ter suas bases niveladas. 

Além disso, o solo deve aguentar o peso do andaime, dos equipamentos utilizados e dos trabalhadores de forma que não ocorra deslocamento. 

Também não deve haver grande tráfego de pessoas. Para isso, a área deverá ser isolada e a distância do andaime até as outras atividades e fluxos deve ser de aproximadamente 2 metros. 

Sobre o canteiro de obras, é necessário que ele tenha sinalização de segurança completa. Além disso, deverá apresentar quais são as áreas restritas, de máquinas e com riscos específicos.

Condição de Montagem

Antes de tudo, é importante observar que a montagem e desmontagem das estruturas deve ser executada por equipe devidamente treinada. Além disso, deve ser supervisionada por profissional legalmente habilitado. 

Seguidamente, é necessário forrar, fixar e nivelar o piso com material antiderrapante. Dessa forma, será proporcionado um conjunto resistente e seguro para a montagem do andaime. 

Caso seja utilizado piso de madeira, este não deve apresentar nós ou rachaduras. Ele também não pode ser pintado, visto que esse tipo de tratamento pode ocultar imperfeições.

Além disso, os andaimes devem ser dotados de travamentos que impeçam os desencaixes acidentais das peças, guarda-corpos e rodapés. 

A fim de que não comprometam a estabilidade, também devem ser travados na medida em que se aumenta a altura e o comprimento do andaime. 

Por fim, é muito importante que seja verificada a qualidade das estruturas. Essa checagem garantirá a segurança dos trabalhadores envolvidos. 

Porém, além da inspeção visual e tátil, é essencial a vistoria no esquadro, prumo e alinhamento das torres, de modo a garantir que não haja esforço excessivo ou diferente do dimensionado em algum ponto. 

Após a montagem

Sem dúvidas, o mais importante após a montagem das estruturas é a distribuição de EPI’s (equipamentos de proteção individual) e treinamento para os trabalhadores. 

Fazem parte dos EPI’s os capacetes, cintos de segurança, óculos de proteção, botas, macacão, luvas, protetores auriculares etc.

O treinamento deve identificar os riscos inerentes, além de características específicas do ambiente de trabalho. Sempre que se fizer necessário, ele deve ser repetido, de forma a melhorar a proteção contra acidentes.

Além disso, é fundamental que sejam respeitadas as condições climáticas, evitando assim o uso em dias de muito frio ou chuva. 

Finalmente, lembre-se que é proibido utilizar escadas ou outros elementos que permitam acessar pontos mais altos da obra em cima do andaime.

Vale lembrar

Lembrando que esse é um guia que resume alguns cuidados e instruções presentes nas Normas Reguladoras citadas no início do artigo. 

Para acessar a NR-18 em sua integralidade, clique aqui. Para acesso integral à NBR-6.494, clique aqui

Gostou das nossas dicas? Não esqueça de acessar nosso site e conferir tudo sobre locação de andaime.  

Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *