Aluguel de equipamentos

Guia Completo da Serra Policorte

benefícios-da-serra-policorte-brasmetal-equipamentos

No artigo de hoje, vamos te falar tudo que você precisa saber sobre a serra policorte!

Grande parte dos materiais que compõem as diversas atividades nos setores da construção civil e outras indústrias, são provenientes de instrumentos como aço, ferro, alumínio, tubos, dentre outros. 

E para que tudo se encaixe perfeitamente, ferramentas como a serra policorte desempenham um papel essencial, realizando cortes com precisão de vários materiais sólidos.

Hoje vamos descobrir sobre a importância de seu uso e mais algumas curiosidades interessantes da serra policorte que você precisa saber. Vem com a gente!

O que é serra policorte? 

Essa é uma ferramenta elétrica versátil que permite cortar qualquer superfície de metal, ferro e alumínio usando abrasões de disco bem projetadas para cortes limpos e precisos. Ela é, portanto, uma das máquinas mais usadas para corte de peças. Isso graças à grande facilidade que oferece para fazer cortes com muita precisão.

Uma de suas vantagens é o fato de realizar cortes de até 45º em ambos os lados. Além disso, possui capacidade de prender a peça para que o corte seja o mais preciso possível. Com isso, melhora-se não só o resultado final do material, como a segurança dos operadores da máquina.

Tipos de serra policorte

Existem dois modelos de serra policorte com características diferentes para melhor atender as necessidades do seu trabalho. Eles se dividem em: 

  • Serra de policorte de motor estacionário: é muito usada como serra policorte para ferro. Esse modelo tem como característica sua potência, que é ideal para cortar materiais mais duros, como o ferro.  
  • Serra de policorte com motor de indução: Se você deseja apenas realizar cortes de metais como o aço, a serra de policorte com motor de indução é a forma mais prática de fazer o trabalho.

Você ainda tem a possibilidade de encontrar a serra policorte de bancada. Ela possui um suporte para deixar a serra com uma certa elevação para facilitar o trabalho dos cortes.

Como usar essa ferramenta? 

Primeiro de tudo deve-se colocar o material a ser cortado na base da máquina. Esses equipamentos possuem uma prensa que facilita a ação. Dessa forma, é importante garantir que o material não se mova e que o corte seja preciso.

O segundo passo é ligar o motor seguindo as instruções de segurança do fabricante. Assim, por último abaixe o disco até encontrar o metal e pressione o botão de ligar para fazer o corte.

É muito importante seguir as instruções de uso do fabricante, bem como proteger-se através de óculos especiais, uma vez que o metal emite projeções quando cortadas como as faíscas que saem do metal. Além disso, não se esqueça também de usar luvas e um protetor auditivo durante a operação da máquina. 

Saiba mais sobre os equipamentos de proteção individual clicando aqui.

Dicas e uso e segurança

É de extrema importância se atentar a alguns cuidados e precauções antes e durante a operação de máquinas como a serra policorte. Por isso, esteja alerta às seguintes condições para que tudo ocorra na mais perfeita tranquilidade:

  • Use discos de serra recomendadas pelo fabricante e adequadas para o material a ser trabalhado.
  • Defina a peça de maneira correta e firme, apoiando-a no ângulo de parada e usando o eixo de aperto.
  • Não realize operações de ajuste, troca da disco, limpeza ou manutenção com o
  • equipamento em funcionamento.
  • Faça uso de todos os EPIs recomendados e obrigatórios para o trabalho.
  • Materiais e substâncias combustíveis ou inflamáveis não devem ser armazenados nas imediações do equipamento.
  • Evite tocar diretamente na peça com as mãos, use meios auxiliares e luvas de proteção.
  • Preste atenção especial às áreas da serra que podem estar quentes durante o uso, especialmente no disco da serra.
  • Em caso de falha, pressione o botão de parada de emergência e se dirija à pessoa responsável pela revisão ou reparo e sinalize corretamente o equipamento.
  • E por último, siga sempre as instruções no manual sobre a adoção de medidas preventivas, além de conhecer os outros aspectos importantes para manusear a serra policorte que você adquiriu de maneira correta. 

Conclusão

A serra policorte  são ferramentas usadas principalmente no setor da construção civil e são de grande importância para melhorar a eficiência no ambiente de trabalho. Assim, mesmo sendo um equipamento de fácil manuseio, você deve tomar cuidado e seguir as devidas orientações e o devido uso de EPI’s ao operar uma serra. 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Related Posts