Aluguel de equipamentos

Aprenda como usar guincho de coluna

vantagens-do-guincho-de-coluna-brasmetal-equipamentos

Em qualquer obra o uso de equipamentos automatizados, como o guincho de coluna, é um recurso indispensável para melhorar a produtividade e aumentar o fluxo como um todo. Se você deseja economizar tempo mas ainda não faz uso de equipamentos assim, você está deixando diversos benefícios, como rapidez e agilidade, de lado.

Mas não se preocupe, com as dicas do nosso artigo de hoje você vai conseguir entender melhor sobre seus usos e a importância dele na obra. Assim sendo, leia nosso blog para descobrir isso e muito mais. 

O que é guincho de coluna? 

Antes de mais nada, é preciso saber de fato o que é um guincho de coluna. Ele nada mais é do que um equipamento que tem como principal função içar cargas de um lugar para outro na obra.

Com o crescimento do mercado no quesito de equipamentos, hoje você encontra guinchos com capacidade de suportar diversos pesos, mas isso vamos explorar a fundo um pouco mais adiante. 

De forma geral, esse é o sistema que vai te proporcionar uma maior flexibilidade de subir e descer cargas de um ponto ao outro de maneira rápida e prática. 

Porque eu preciso de um guincho de coluna? 

Talvez você esteja pensando sobre o porquê você deve ter um guincho de coluna na sua construção.

O fato é que geralmente se opta por deixar os funcionários exercer todo o trabalho de deslocamento de cargas de maneira braçal sem o auxílio de nenhuma ferramenta. Assim,  acaba não só perdendo muito tempo. Muitas vezes, isso deixa os funcionários sobrecarregados com algo que poderia ter sido feito com muito mais facilidade e rapidez com a ajuda do guincho. 

Sabemos que na obra o vai e vem de cimento, tijolo, concreto e outros materiais é constante. Assim sendo, o guincho de coluna possui uma estrutura de movimentação de 180º a partir o ponto em que está fixado, que pode facilmente transportar essas cargas com grande praticidade.

Principais tipos de guincho

Do ponto de vista de disponibilidade, o guincho de coluna pode ser encontrado em dois principais tipos. São eles:

  • Guincho de coluna elétrico: O guincho elétrico, funciona com dispositivos que fazem o içamento das cargas de maneira automática. 
  • Versão manual: Como o nome já sugere, esse modelo por sua vez necessita de força humana para que o guincho se desloque. Ele é composto por cordas e o guincho, que funcionam quando um dos lados da corda é puxado por uma pessoa para que a carga suba até o lugar pretendido. Entretanto, hoje em dia já existem variações que possuem manivelas que são giradas para subir o carregamento sem grande esforço.

Como a montagem do guincho é feita?

Como em muitos equipamentos mecânicos em uma obra, o guincho só pode ser montado por profissionais especializados dentro das especificações da Norma Regulamentadora 35 (NR-35). Sem esquecer, claro, do uso dos equipamentos de proteção individual.

Com isso, a montagem é feita seguindo as recomendações do fabricante. E em casos de compra do equipamento ao invés do aluguel, ainda é necessário realizar manutenções periódicas para o bom funcionamento dos cabos, evitando assim, acidentes ou outros contratempos na obra. 

Vantagens do uso do guincho de coluna na construção 

O guincho elétrico, possui mais vantagens que o manual, por isso é o mais recomendado para ser utilizado em sua obra. Com a capacidade de ser instalado em qualquer coluna, o guincho pode facilmente alcançar vários metros de distância na vertical do ponto que foi colocado.

Contudo, é importante salientar que o equipamento só pode ser operado por técnicos que conheçam suas funções. Para a construção, os três modelos de guinchos mais usados de acordo com o limite máximo de peso são:

  1. Guincho de coluna 200kg, que eleva a carga em até 25 metros por minuto.
  2. 400kg, que eleva a carga em até 12,5 metros por minuto.
  3. Guincho de coluna 600kg, que eleva a carga em até 5 metros por minuto. 

Dessa forma, as principais vantagens do uso do guincho de coluna que podemos encontrar são:

  • Tem um rápido içamento;
  • Melhora a produtividade e rapidez da obra como um todo;
  • Oferece mais segurança para os trabalhadores;
  • Capacidade de levantamento de cargas sem esforço físico;
  • Consegue sustentar muito peso;
  • Pode ser instalado em qualquer lugar da obra.

Conclusão

Como você viu, o uso do guincho de coluna é um recurso indispensável em uma construção. Ele tem como função o deslocamento de materiais e objetos para outros lugares do canteiro de obras de forma rápida e prática, poupando tempo e aumentando a eficiência dos trabalhadores.

Se você ainda não conhece a Brasmetal, saiba que atuamos com o aluguel de equipamentos de construção como guinchos e muitos outros tipos de máquinas e equipamentos com o melhor preço do Brasil!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar