Dicas de Obra

Dicas de como deixar o canteiro de obras limpo

como-manter-canteiro-de-obras-limpo-brasmetal-equipamentos

Manter o canteiro de obras limpo e com a devida organização pode ter um impacto positivo na segurança e eficiência da construção. As práticas de manutenção incluem o armazenamento, limpeza e remoção adequados de vários materiais utilizados durante a construção.

Um bom programa de manutenção do local deve ser bem feito e coordenado e deve envolver todas as pessoas presentes na obra. O melhor momento para limpar é imediatamente após a aparição de detritos, já que muitos acidentes atribuídos a outras causas, como quedas, são geralmente o resultado de um ambiente inseguro causado por falta de limpeza.

Sendo assim, se atentar a alguns critérios são essenciais para criar um ambiente limpo. Isso significa que todos os trabalhadores devem usar o bom senso no local de trabalho para promover um lugar onde a ordem, a limpeza e a higiene prevalecem.

Veja a seguir algumas dicas práticas de como deixar o canteiro de obras limpo e organizado.

Importância da organização do canteiro de obras

Pedaços de madeira velhos dos quais pregos se destacam, detritos no canteiro de obras e combustíveis são apenas alguns exemplos dos perigos que podem causar acidentes aos seus trabalhadores. 

Tais situações podem causar problemas legais. Portanto, é essencial que a manutenção na construção faça parte do programa de segurança da sua empresa. Assim você garante a segurança de seus funcionários e visitantes e ajuda a preservar a imagem da construtora.

Dicas para um canteiro de obras limpo

A manutenção do canteiro de obras é uma das práticas mais importantes tanto durante quanto no pós-obra. Sendo assim, é essencial ter uma noção do que precisa ser limpo, e a melhor maneira de fazer isso é realizando um planejamento. 

Para isso, você pode seguir algumas práticas que poderão te ajudar. Como por exemplo: 

1 – Oriente seus funcionários

Uma das melhores maneiras de manter o canteiro de obras limpo e organizado é conversar diretamente com os funcionários na obra. Procure informá-los sobre o devido destino de restos de materiais, embalagens e outros itens que deverão ser jogados no lixo ou segregados.

Todos os dias, ao final do expediente os funcionários precisam coletar restos de materiais e analisar o que pode ser reaproveitado ou não. Dessa forma, você terá um controle melhor sobre tudo aquilo que pode ser descartado e assim deixar o ambiente mais limpo.

 2 – Delimite o local das máquinas

Outra coisa que pode causar muita sujeira e desorganização são máquinas espalhadas por toda a obra. Tenha em mente que é importante ter um local específico para o armazenamento das máquinas e equipamentos.

Uma dica interessante para essa finalidade, é encontrar algum lugar às margens do canteiro. Dessa maneira, tudo fica mais organizado sem atrapalhar as operações dentro da construção.

Lembre-se que esse lugar deve estar devidamente coberto e com espaço apropriado, para que as ferramentas e máquinas não sejam expostas à chuva ou sol. 

3 – Opte pelo aluguel de equipamentos

Sabemos que uma construção envolve uma série de equipamentos que são indispensáveis para o desenvolvimento da obra. Contudo, o excesso de equipamentos que ficam espalhados pela obra é bastante comum, deixando tudo muito desorganizado. 

Para resolver essa questão e deixar o canteiro de obras limpo, o aluguel de equipamentos vem se tornando uma alternativa bastante visada pelas empresas de construção. Ele tem o objetivo de diminuir a quantidade de ferramentas e máquinas. Isso porque, com o aluguel, essas ferramentas são entregues somente quando necessário e devolvidas depois do uso, melhorando não só a organização e limpeza, quanto os custos finais da obra. 

Nós Brasmetal por exemplo, somos uma empresa focada na locação de máquinas e equipamentos para sua obra pelo menor preço e com atendimento especializado.  

Conclusão sobre um canteiro de obras limpo e organizado

Ter em mente a importância da organização do canteiro de obras vem se tornando uma grande necessidade em muitas construções. Isso porque, ao manter tudo o mais organizado e limpo possível, a produtividade e eficiência da obra são mais fluidas. 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Related Posts