Ferramentas

Como usar esmerilhadeira em diferentes superfícies

como-usar-esmerilhadeira-em-diferentes-superfícies-brasmetal-equipamentos

Quer saber como usar esmerilhadeira para ajudar no aumento da vida útil de alguns materiais? Esse artigo é para você!

Todos os materiais possuem uma determinada vida útil, que pode variar devido a fatores externos. Clima, produtos químicos e temperatura são alguns dos fatores que afetam os materiais, e a alteração da matéria pode culminar em sua transformação ou dano total. 

No entanto, existem diversas ferramentas que impedem estes processos, restauram ou servem para polir estas superfícies. A esmerilhadeira por exemplo, é um ótimo recurso para para fazer a recuperação através do polimento e embotamento de vários tipos de materiais.

Assim sendo, aprender a como usar uma esmerilhadeira elétrica para lixar diferentes tipos de superfícies é muito importante. Abaixo você irá descobrir mais sobre como realizar essa atividade. Vem com a gente! 

Como funciona a esmerilhadeira 

Dependendo da aplicação a ser realizada com a esmerilhadeira, resultados diferentes podem ser obtidos. Porém, seus componentes e particularidades atuam com o mesmo efeito em diferentes superfícies.

A principal função do esmerilhadeira é remover material deformado ou nivelar superfícies irregulares por meio de suas partículas abrasivas fixas e de alta velocidade de rotação. O polimento pode ser aplicada em metais macios, duros, vidro, cerâmica e sílica.

Os componentes do disco da esmerilhadeira variam bastante, mas geralmente são compostos de óxido de alumínio, carboneto de silício, diamante, magnetita e rutilo. A união desses materiais abrasivos adiciona propriedades de resistência, tenacidade e dureza ao processo de polimento. 

Como usar a esmerilhadeira para diferentes superfícies

O processo de polimento de diferentes tipos de superfícies se distingue um pouco de acordo com o tipo do objeto a ser polido. Assim, os exemplos mais comuns de superfície para o uso da esmerilhadeira elétrica são:

Polimento de Vidro

O objetivo de polir o vidro é torná-lo menos translúcido, a ponto de não permitir que seja visto através do vidro. Com isso, a luminosidade que passa por eles não se perde. A lixa se caracteriza por ser dura e, a partir do pó misturado a outros minerais, torna-se um abrasivo capaz de riscar o vidro.

Na indústria, a cobertura de vidro é usada para ofuscar e decorar o vidro. É aplicado especialmente em portas e janelas de vidro, sendo polidas de forma estética. Para conseguir isso, existem várias modalidades, um dos mais simples e manuais requer o seguinte:

  • Pós esmeril.
  • Disco de flandres.

Com essa modalidade, o vidro fica apoiado em uma superfície plana horizontalmente. Em seguida, a lixa é borrifada e a água é derramada uniformemente sobre o copo. Assim, forma-se um material pastoso sobre o qual a folha de flandres desliza com movimentos circulares. Por fim, esse procedimento termina com a lavagem do vidro com água e sabão.

Contudo, no campo industrial existem técnicas mais avançadas nas quais outras ferramentas são utilizadas. Mas se você quer saber como usar esmerilhadeira para lixar vidro, essa é a maneira resumida.

Por outro lado, existem manchas que são obtidas por meio de um filme fosco, criado especialmente para proporcionar o efeito. Trata-se de uma folha autoadesiva que é aplicada na superfície e posteriormente retirada, saindo do vidro fosco.

Por outro lado, o esmerilhamento também é aplicado em superfícies lisas de vidro que tenham alguma parte de seu material alterado. Para então fazer o aplique no esmerilhamento plano e no esmerilhamento fino. Ambos os processos profissionais são realizados geralmente em grandes indústrias.

Entretanto, para superfícies de vidro menores e acabamentos decorativos, ácido fluorídrico e moldes de plástico são usados com motivos do ornamento. Essa modalidade é praticada para registrar detalhes bem específicos em janelas, portas e objetos menores, como vidros de cristal.

Como usar a esmerilhadeira para dar polimento ao metal

Para polir metais, o uso de uma esmerilhadeira é essencial. Dependendo do acabamento que se deseja obter, vários ácidos e materiais abrasivos são aplicados. Geralmente, os metais são polidos após a retificação, com a aplicação de solventes e produtos químicos, por isso também é necessário tomar todas as medidas de precaução.

A retificação de metal envolve riscos, pois o impacto dos componentes da máquina com a superfície gera altas temperaturas e faíscas. Os trabalhadores que realizam o polimento de metais com aparelhos especiais e devem usar trajes de proteção especiais.

Em primeiro lugar, as luvas de proteção são usadas para não expor as mãos diretamente ao calor. Da mesma forma, o uso de óculos e máscaras de segurança é fundamental para evitar o contato visual e facial com faíscas ou respingos de substâncias durante o processo.

Por outro lado, após colocar em prática o guia de como usar esmerilhadeira, é também aconselhável o uso de cremes protetores contra exposição a substâncias químicas. Além disso, também é importante o uso de proteção respiratória contra lixas em pó ou outros produtos fortes. Ruídos causados ​​por manchas também podem ser um pouco prejudiciais para os ouvidos, portanto, também é recomendável equipar-se com protetores auditivos.

Conclusão

Lixar superfícies diferentes requer cuidado e experiência. Os melhores resultados são alcançados quando é feito por meio de especialistas. Apesar de haver diversos guias de como usar esmerilhadeira, é necessário ter conhecimento prévio e tomar as medidas indicadas para prevenir acidentes. 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Related Posts