Blog

Ferramentas

Martelo rompedor: para que serve e como utilizar

O Martelo Rompedor ou Martelete Rompedor é um equipamento muito importante em uma construção, dada a sua grande capacidade de lidar com trabalhos mais pesados e que antigamente eram feitos de maneira braçal.

Porém, infelizmente, ele ainda é pouco usado nas construções, principalmente porque existe um conhecimento limitado em relação a ele. Para mudar essa situação, decidimos criar este conteúdo e mostrar de maneira detalhada tudo o que você precisa saber sobre o martelete rompedor.

Portanto, confira este conteúdo na íntegra e conheça cada uma das especificidades desse equipamento único!

O que é um martelo rompedor?

O martelo ou martelete rompedor é uma ferramenta elétrica de percussão utilizada na construção civil para quebrar concreto, pedra e outros materiais resistentes. Seu mecanismo de impacto rotativo proporciona força e potência, facilitando a demolição e remoção de estruturas durante obras de construção e reforma.

Para que serve um martelete rompedor?

De modo geral, podemos dizer que um martelete rompedor possui como sua principal serventia a perfuração de estruturas formadas por cerâmicas ou concretos, nas mais diversas obras.

Ou seja, se você precisa quebrar pisos, colunas de concreto, vigas ou qualquer outra estrutura dessa natureza, esse é certamente um dos equipamentos mais adequados.

Além disso, o martelo costuma ser usado também para a criação de canaletas em paredes para que a tubulação possa ser montada, assim como a perfuração do asfalto em casos específicos.

Uma das grandes vantagens do martelete é a sua segurança e eficiência. De fato, como ele é menor e possui uma força mais concentrada, é possível fazer a demolição de uma viga ou coluna sem prejudicar a estrutura como um todo. 

Todavia, é preciso ressaltar que existem diferentes tipos de martelete e que cada um deles deve ser usado em uma ocasião específica. Isto é, se você possui uma necessidade mais leve, não é necessário comprar um martelete industrial. O ideal é ficar na versão doméstica.

Já se você tem uma necessidade maior, optar por algo mais profissional é o mais indicado, pois isso não somente irá otimizar o seu serviço como também irá garantir a vida útil do seu equipamento.

Martelo Rompedor TE 500

Como utilizar o martelo rompedor?

Para utilizar um martelo rompedor, você pode seguir estes passos:

  • Escolha a ponteira apropriada para o tipo de trabalho a ser realizado;
  • Coloque óculos de proteção, luvas resistentes e protetores auriculares;
  • Segure firmemente o martelo rompedor pelas empunhaduras;
  • Posicione a ponteira no local alvo e ajuste a posição conforme necessário;
  • Acione o gatilho para iniciar o movimento de percussão;
  • Aplique pressão moderada enquanto mantém o martelo em posição vertical;
  • Avance lentamente para que o martelo rompedor trabalhe eficientemente;
  • Ao terminar, desligue o martelo rompedor e solte o gatilho;
  • Coloque o martelo em uma superfície estável e segura após o uso.

É importante que você siga as instruções do fabricante para tirar dúvidas e ter certeza que irá usar o aparelho corretamente.

Principais vantagens do Martelete Rompedor

Para que você possa entender ainda mais sobre o Martelete Rompedor nós vamos te mostrar as principais vantagens desse tipo de equipamento. Isso te ajudará a ter uma noção clara dos benefícios atrelados ao seu uso em uma reforma ou construção. Confira:

Torna o serviço mais rápido

Imagine ter de utilizar uma talhadeira manualmente para conseguir quebrar a cerâmica do banheiro que você deseja reformar. Ou melhor, imagine ter de utilizar um ponteiro e uma marreta para quebrar uma coluna. Poucas coisas podem ser mais sofridas e demoradas do que isso.

É justamente por conta da otimização de tempo e esforço que o martelete rompedor acaba sendo uma excelente opção. É possível realizar um trabalho em um período muito menor, tornando o serviço mais rápido.

Reduz os riscos estruturais

Os riscos estruturais para uma determinada construção estão geralmente atrelados a vigas, colunas e demais estruturas que podem servir como um suporte para que aquela edificação se mantenha de pé.

Quando a quebra de uma coluna é feita, pode ser que haja um risco estrutural, mesmo que ela possa ser quebrada. Isso acontece principalmente pelas vibrações que acabam acometendo a estrutura principal, o que pode gerar rachaduras e outros tipos de problemas.

O uso do martelete diminui esse tipo de risco, pois não há um impacto tão agressivo sobre os elementos estruturais. Ou seja, com o uso desse equipamento não é necessário se preocupar com a saúde estrutural da edificação em momento algum.

Representa uma grande economia para a sua obra

O Martelete Rompedor representa uma economia nos mais variados sentidos:

  • Diminui a mão-de-obra necessária para a quebra de elementos;
  • Otimiza o tempo da obra;
  • Evita custos adicionais com reparos.

Em outras palavras, ao investir um pouco mais para adquirir um equipamento de alta qualidade você terá uma redução sistêmica nos custos da sua obra. Em questão de alguns meses, dependendo da quantidade de trabalho existente, a economia proporcionada por esse aparelho já será suficiente para compensar o investimento realizado.

É fácil de ser manuseado

Existem diversos equipamentos que são muito utilizados em casos de demolição. O próprio rompedor tradicional é um deles. Porém, a parte ruim disso é que, de modo geral, esses equipamentos são muito pesados ou técnicos, gerando complicações no manuseio.

Em contrapartida, o martelete rompedor é absolutamente simples no que se diz respeito ao seu uso, fazendo com que não haja nenhuma dificuldade para que qualquer pessoa consiga fazer o seu manuseio, necessitando apenas de poucas instruções prévias.

Conta com diferentes versões

Por fim, como você já viu anteriormente, o martelete rompedor conta com diferentes versões, o que é ótimo para quem possui uma necessidade específica e não deseja comprar um equipamento que seja aquém daquilo que precisa.

Nesse caso, é muito importante que você faça uma avaliação clara da sua necessidade e verifique qual tipo de martelete é mais indicado, afinal de contas, isso vai definir a efetividade do equipamento na sua obra.

Martelo Rompedor TE 800

Viu só como esse equipamento é indispensável em uma obra? Assim, você garante eficiência, agilidade e alto desempenho operacional! Faça já a locação do martelo rompedor da Brasmetal. Veja os modelos que temos disponíveis de outras ferramentas úteis para a sua construção.

Caso tenha alguma dúvida para fazer isso, entre em contato com a nossa equipe para podermos te auxiliar na sua locação. Dessa forma você poderá ter acesso ao martelete rompedor ideal de uma maneira rápida e prática.

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar