Blog

Dicas de Obra

Para que servem os dutos de entulho na obra

Os dutos de entulho para obras são cada vez mais comuns, tendo em vista que eles facilitam muito o trabalho, limpeza e segurança de uma construção como um todo. 

Entretanto, existem algumas construções que ainda não contam com esse tipo de material, mesmo ele sendo extremamente importante. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas sejam quais forem, não são justificativa para que a situação permaneça desse jeito.

Justamente por esse motivo nós iremos abordar tudo sobre os dutos de entulho na obra no nosso conteúdo de hoje, te mostrando especificamente porque eles devem ser usados e melhor, para que eles servem. Confira:

O que são dutos de entulho?

Os dutos de entulho são, como o próprio nome diz, dutos utilizados para o manejamento de entulho do ponto A para o ponto B.

Ou seja, ao invés de ter que contar com uma pessoa ou um maquinário mais sofisticado para levar o entulho, ele será colocado nesse duto e transportado.

Isso costuma ser muito útil em construções mais altas, onde o ato de remanejar o entulho pode ser muito trabalhoso, dada a relação de altura que existe naquele ambiente em questão.

De qualquer maneira, é preciso ter em mente que os dutos funcionam por meio de encaixes. Isto é, eles são colocados em encaixe até que cheguem até ao destino final.

Para que servem os dutos de entulho na obra?

Bem, você já sabe o que são os dutos de entulho, mas acreditamos que podemos ser um pouco mais específicos no que diz respeito a serventia que eles possuem dentro de qualquer tipo de construção ou indústria.

Os dutos de entulho fazem a retirada de entulho por meio da gravidade, não exigindo nenhum tipo de trabalho manual nesse processo. Em outras palavras, mais do que trazer praticidade a obra, os dutos também servem para cortar custos e otimizar o trabalho.

Vale a pena ressaltar que esse entulho não é jogado em qualquer local. Essa não é a finalidade dos dutos. Aliás, muito pelo contrário. É por meio dos dutos que o entulho pode ser colocado na caçamba e ser destinado ao local adequado.

Como os dutos de entulho devem ser utilizados na obra?

Existem diversas diretrizes que apontam como os dutos de entulho devem ser utilizados na obra. Elas são importantíssimas para que não ocorram acidentes no canteiro, além de tornarem o equipamento mais seguro e funcional. São elas:

Evitar montagem próxima a rede elétrica

A montagem próxima a rede elétrica é completamente contra-indicada, principalmente pelos riscos que pode gerar em termos de segurança. 

Em situações onde a montagem é extremamente necessária, deve ser realizado o desligamento da energia, assim como todo um processo de aterramento para que não haja nenhum risco de acidentes.

Deve haver uma seleção dos materiais descartados nos dutos

O duto de entulho não deve receber qualquer tipo de material descartável. Afinal, pedaços de ferro, estruturas pontiagudas, resto de alvenarias ou cerâmicas e alguns outros materiais podem danificar ou até mesmo entupir o duto de entulho.

O resultado disso certamente será um acidente que pode inclusive acabar tirando a vida de alguma pessoa. Justamente por esse motivo é fundamental que apenas os materiais mais leves e pequenos sejam descartados nos dutos.

Deve haver o aval do Engenheiro responsável para que os dutos sejam montados

O duto não deve ser montado por puro capricho, mas sim por uma questão funcional dentro da obra. Para isso, é necessário que o engenheiro responsável dê o aval e auxilie em todo o processo de montagem, para que a obra possa ficar segura.

Quer saber mais sobre os dutos de entulho? Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar