Blog

Andaimes

Descubra quais são os tipos de andaime

Andaimes são estruturas provisórias, montadas para dar acesso ou escorar a algo ou a algum lugar. São essenciais na construção civil, pois através deles que os trabalhadores chegam a alturas necessárias, seja ela qual for, facilitando a construção, reparo da obra ou a movimentação dos trabalhadores. Além disso, são bastante utilizados em demolições, manutenções, reformas e até mesmo na pintura de imóveis.

De acordo com a legislação brasileira, é necessário que sejam utilizados andaimes nas obras em que tenham mais de quatro metros de altura a partir do solo. Eles devem ser fabricados em aço carbono galvanizado para que sejam mais duráveis e proporcionem maior segurança à execução de trabalhos em lugares elevados. Ainda, todos devem estar em conformidade com as normas técnicas (NR) destinadas à sua fabricação e com as questões de segurança do trabalho.

Por apresentar diversas finalidades, existe uma grande variedade de andaimes – alguns com base no solo, outros suspensos por cabos. Para evitar acidentes, é fundamental escolher o modelo certo para o que deverá ser feito. Além disso, a escolha do modelo de andaime ideal para locação se diferencia de acordo com as necessidades da obra ou reforma que está fazendo.

Para que você consiga avaliar qual o andaime ideal para seu projeto, preparamos um guia entre os mais famosos tipos de andaime. 

Os principais tipos de andaimes

Agora, você vai conhecer quais os principais tipos de andaimes disponíveis no mercado para locação e suas suas funcionalidades. Dessa forma, fica mais fácil de saber na hora em que você precisar alugar o equipamento.

Andaime Tubular

Muito utilizado em reformas e obras na construção civil e industrial, o andaime tubular oferece ótimo rendimento e total segurança principalmente por ser modulado. Seus painéis são montados dois a dois e formam torres com dispositivos que servem para fixá-los.

Torre de Andaime Tubular

Seus modelos variam em base fixa ou rodas em sua base para facilitar a sua movimentação. Com encaixes firmes que permitem uso versátil, o Andaime Tubular proporciona mais facilidade e rapidez de montagem.

Andaime Fachadeiro

Andaimes fachadeiros, assim como o nome sugere, são ideais para a construção e reformas de fachadas prediais. Esse tipo de andaime é constituído por quadros horizontais e verticais, travessas diagonais, placas de base, guarda-corpo e tela, e cresce rente à superfície vertical exterior da edificação, permitindo sua construção, acabamento e reparo.

Esse andaime foi projetado para permitir circulação horizontal de trabalhadores e materiais, também possibilitando a execução de serviços em fachadas e lugares elevados. Muito versátil, permite ampla movimentação do trabalhador, devido à medida de sua plataforma, que fica apoiada em base fixa para mais estabilidade.

Andaime tubo e abraçadeira

Nesse andaime, seu sistema tubular é obtido através da junção de tubos metálicos com braçadeiras, o que permite criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. Esse tipo de andaime se adequa facilmente às interferências e obstáculos. Serve também para escoramentos especiais, para complementar e/ou travar os demais sistemas.

Tendo como característica comum uma eficiente relação peso/resistência, esse tipo de andaime também tem boa velocidade em operações de montagens e flexibilidade.  Sua versatilidade permite montagens em diferentes ângulos e modulações com qualidade e segurança.

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de andaime, procure a Brasmetal! Temos sempre um profissional disponível para te orientar qual o mais adequado para execução do seu trabalho com eficiência e segurança. Te oferecemos toda a assistência para que você saiba fazer a escolha certa e ter mais eficiência com segurança no local de sua obra ou reforma.

Visite o catálogo da Brasmetal  para alugar tudo o que precisa para a sua obra. Nos siga nas redes sociais para acompanhar ofertas e outros conteúdos!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar