Andaimes

Descubra quais são os tipos de andaime

Andaimes são estruturas provisórias, montadas para dar acesso ou escorar a algo ou a algum lugar. São essenciais na construção civil, pois através deles que os trabalhadores chegam a alturas necessárias, seja ela qual for, facilitando a construção, reparo da obra ou a movimentação dos trabalhadores. Além disso, são bastante utilizados em demolições, manutenções, reformas e até mesmo na pintura de imóveis.

De acordo com a legislação brasileira, é necessário que sejam utilizados andaimes nas obras em que tenham mais de quatro metros de altura a partir do solo. Eles devem ser fabricados em aço carbono galvanizado para que sejam mais duráveis e proporcionem maior segurança à execução de trabalhos em lugares elevados. Ainda, todos devem estar em conformidade com as normas técnicas (NR) destinadas à sua fabricação e com as questões de segurança do trabalho.

Por apresentar diversas finalidades, existe uma grande variedade de andaimes – alguns com base no solo, outros suspensos por cabos. Para evitar acidentes, é fundamental escolher o modelo certo para o que deverá ser feito. Além disso, a escolha do modelo de andaime ideal para locação se diferencia de acordo com as necessidades da obra ou reforma que está fazendo. Para que você consiga avaliar qual o andaime ideal para seu projeto, preparamos um guia entre os mais famosos tipos de andaime. Conheça a seguir:

Andaime Tubular

Muito utilizado em reformas e obras na construção civil e industrial, o andaime tubular oferece ótimo rendimento e total segurança principalmente por ser modulado. Seus painéis são montados dois a dois e formam torres com dispositivos que servem para fixá-los.

Torre de Andaime Tubular

Seus modelos variam em base fixa ou rodas em sua base para facilitar a sua movimentação. Com encaixes firmes que permitem uso versátil, o Andaime Tubular proporciona mais facilidade e rapidez de montagem.

Andaime Fachadeiro

Andaimes fachadeiros, assim como o nome sugere, são ideais para a construção e reformas de fachadas prediais. Esse tipo de andaime é constituído por quadros horizontais e verticais, travessas diagonais, placas de base, guarda-corpo e tela, e cresce rente à superfície vertical exterior da edificação, permitindo sua construção, acabamento e reparo.

Andaime Fachadeiro

Esse andaime foi projetado para permitir circulação horizontal de trabalhadores e materiais, também possibilitando a execução de serviços em fachadas e lugares elevados. Muito versátil, permite ampla movimentação do trabalhador, devido à medida de sua plataforma, que fica apoiada em base fixa para mais estabilidade.

Andaime tubo e abraçadeira

Nesse andaime, seu sistema tubular é obtido através da junção de tubos metálicos com braçadeiras, o que permite criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. Esse tipo de andaime se adequa facilmente às interferências e obstáculos. Serve também para escoramentos especiais, para complementar e/ou travar os demais sistemas.

Tendo como característica comum uma eficiente relação peso/resistência, esse tipo de andaime também tem boa velocidade em operações de montagens e flexibilidade.  Sua versatilidade permite montagens em diferentes ângulos e modulações com qualidade e segurança.

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de andaime, procure a Brasmetal! Temos sempre um profissional disponível para te orientar qual o mais adequado para execução do seu trabalho com eficiência e segurança. Te oferecemos toda a assistência para que você saiba fazer a escolha certa e ter mais eficiência com segurança no local de sua obra ou reforma. Entre em contato e iremos atendê-lo prontamente.

Gostou das dicas e do artigo? Deixe um comentário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *