Blog

Dicas de Obra, Ferramentas

Lixadeira Elétrica: Como escolher a melhor para sua obra?

Escolhendo sua lixadeira elétrica

Bastante utilizada e fundamental para a construção civil, funilarias e marcenarias, a lixadeira é parte de uma das etapas mais importantes do processo de construção.

Usada para realizar o desbaste em superfícies, essa ferramenta pode ser encontrada em diferentes modelos, que servem para diferentes propósitos.  Também se dividem nas versões elétrica e manual.

Nesse artigo vamos conhecer os modelos disponíveis na versão elétrica. Então, se você deseja alugar uma lixadeira e tem dúvida sobre qual levar, acompanhe abaixo.

 O que é  lixadeira elétrica

Como dissemos acima, a lixadeira faz parte de uma das etapas mais importantes do processo de construção: o acabamento. Ela ajuda bastante na realização dessa tarefa, dando rapidez e praticidade.

Além disso, a lixadeira também pode ser utilizada para desgastar materiais para receber uma nova camada de verniz, por exemplo. Ao realizar a escolha de qual será a utilizada na sua obra, é importante se atentar para qual será a superfície trabalhada.

O modelo mais comum é a lixadeira elétrica. Diferente do modelo à bateria, essa precisa estar sempre ligada à tomada para funcionar. Mas, apesar de de ter seu deslocamento limitado, não é necessário cuidado com a bateria, tendo sua vida útil mais prolongada.

 Principais usos

Como dissemos, o uso da lixadeira elétrica varia de acordo com o propósito. Sua variedade de tipos, modelos e valores permite várias formas de aplicação e realização de serviços. Mas podemos estabelecer em quais mercados sua utilização é fundamental.

Na construção civil, por exemplo, para lixamento de superfícies como aço, concreto e madeira. Na marcenaria, a lixadeira elétrica leva praticidade e rapidez para um dos trabalho principais deste ramo. Na indústria e em oficinas mecânicas, essa ferramenta também é indispensável.

 Principais tipos de lixadeira elétrica

Agora que conhecemos suas principais aplicações, vamos saber mais sobre seus diferentes modelos.

 Lixadeira Elétrica Vertical 

Quando comparada aos outros modelos elétricos disponíveis, a lixadeira vertical é mais leve. Por isso, é indicada para o lixamento rápido e contínuo. Na maioria dos casos, por conta dessa característica, ela evita que o operador precise curvar a coluna sobre a mesa de trabalho.

Além disso, também é indicada para o lixamento de locais de difícil acesso ou mais altos. Suas principais características são: alta produtividade no lixamento e maior poder de desbaste.

lixadeira-vertical-brasmetal-equipamentos

 Lixadeira Angular 

Uma das lixadeiras mais comuns, a angular é feita apenas para o desbaste, não sendo indicada para a realização de acabamento. Ela é utilizada para o desgaste de  objetos abaulados de forma circular, isto é, os que produzem lados côncavos e/ou convexos. Geralmente esses locais são mais complicados de se trabalhar, por isso a lixadeira angular é a versão mais adequada.

 De Cinta 

Para aqueles que gostam de alto desempenho e excelente taxa de desbaste, a lixadeira de cinta é a solução. Sua potência elevada faz com que não seja recomendada para trabalhos mais minuciosos em superfícies mais frágeis, como MDF e compensados. Em contrapartida, é a ferramenta ideal para chapas pesadas de metal, por exemplo.

Bem como a lixadeira angular, esta também é utilizada apenas para o desbaste. Sua lixa em formato de cinta permite a retirada grandes quantidades de materiais, por isso serve para os trabalhos mais difíceis.

Suas cintas giram sobre dois eixos com formato de cilindro, alternando a posição na parte traseira e na parte frontal da máquina. Graças à este sistema e por ser uma ferramenta mais robusta, a lixadeira de cinta trata objetos muito desnivelados e falhados com agilidade.

Importante salientar que a lixação é feita somente em um sentido. Desta forma, os riscos acompanham as fibras da madeira. Por isso, a lixação deve ser feita no mesmo sentido das fibras da madeira para garantir o acabamento correto.

lixadeira-de-cinta-brasmetal-equipamentos

 Orbital

Podendo ser encontrada em formato quadrado ou retangular, a lixadeira orbital é indicada principalmente para acabamento fino em superfícies diversas. São mais leves e mais práticas. Talvez por isso, é um dos modelos mais procurados.

Além  de ser uma máquina leve e de não vibrar com a intensidade, esse tipo é mais econômico. Essa economia se dá porque sua estrutura geralmente suporta apenas ¼ de uma lixa do tipo folha de tamanho padrão, fazendo você poupar material. O processo com essa lixadeira é mais simples que as demais.

Como o próprio nome já sugere, a orbital opera com movimentos de órbita. Isto é, pequenos círculos contínuos que fazem a lixa vibrar e proporcionar o resultado desejado. Esse sistema é facilitado pela placa redonda acoplada em sua base.

É um dos aparelhos mais utilizados em oficinas de marcenaria, sendo usada para trabalhar a peça a fim de que ela esteja mais lisa e apta para receber camadas de tinta e de verniz.

 Lixadeira Elétrica Roto Orbital

Juntando os dois movimentos de lixa – de órbita e giro, a lixadeira roto orbital permite o acabamento em peças planas de aço ou madeira. Sua base é quadrada e retangular e é ideal para aqueles que desejam atacar materiais de maiores ou menores espessuras.

Com essa ferramenta, o operador é capaz de desbastar desde grandes placas de gesso até agir com delicadeza em objetos mais delicados, como os pés torneados de uma cadeira. Além disso, também pode atuar com agilidade na produção de rebarbas.

Seu movimento duplo garante sua eficiência.

lixadeira-roto-orbital-brasmetal-equipamentos

 Dicas Extras 

Assim como outras ferramentas elétricas, são necessários alguns cuidados ao utilizar lixadeiras. Não se esqueça de utilizar sempre os equipamentos de proteção individual, como protetor auricular, óculos de segurança, avental e máscara.

Para evitar acidentes, nunca encoste na lixadeira enquanto esta estiver ligada. E para evitar sujeira excessiva, utilize os sacos coletores de pó, que podem ser acoplados a alguns modelos.

Importante também sempre guardar a lixadeira elétrica em um lugar próprio, longe de onde as pessoas circulam e com boa ventilação.

Não se esqueça também de conferir a potência e voltagem do produto antes de comprar ou alugar. Se essas ferramentas forem utilizadas em ligações elétricas incompatíveis, pode acarretar em danos ao equipamento e à rede elétrica, podendo causar até mesmo incêndios.

A prática com a lixadeira, por demandar muito esforço físico, é muitas vezes considerada trabalhosa. Mas, se você souber escolher qual a lixadeira correta para cada tipo de atividade, ela é perfeitamente executável.

 Aluguel de Lixadeiras Elétricas

Como dissemos acima, as lixadeiras surgiram como uma solução prática e extremamente econômica para aqueles que precisam fazer esse tipo de trabalho. Nem todo mundo tem essa necessidade de maneira frequente, por isso, é interessante avaliar a possibilidade de alugar, em vez de adquirir um equipamento totalmente novo.

Como explicamos em um nossos artigos, clique aqui para ler, o aluguel de ferramentas pode trazer muitos benefícios. Entre eles, mais praticidade à obra, menos esforço físico da equipe e mais segurança. Além de ser uma possibilidade de diversificar ou melhorar o serviço prestado e, é claro, de otimizar o tempo investido para a obra ou reforma.

Lembre-se de levar em consideração que, ao optar pelo aluguel de uma lixadeira, você estará investindo em um equipamento para realmente usá-lo. Diferentemente de quando opta-se pela compra de um novo, você não precisará deixá-la meses guardada, correndo risco de sofrer desgastes por má preservação sem nem mesmo ter sido aproveitado o suficiente para se pagar.

Viu? O aluguel de lixadeira elétrica é a solução perfeita para você! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já sua lixadeira elétrica, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar