Blog

Dicas de Obra

Betoneira: saiba tudo sobre esse equipamento

Se você trabalha com construção civil, em algum momento vai ter contato com uma máquina chamada betoneira. Basicamente, ela serve para preparar concreto. E como o concreto é um dos pilares de qualquer edificação, a máquina que o produz é essencial no canteiro de obras. 

Atualmente, existem diversas maneiras de misturar o concreto. Porém, a melhor é por meio do uso da betoneira, uma vez que somente nela é realizada toda a formação da massa homogênea dos componentes, utilizando todos os materiais.

Para que você possa fazer sua escolha pela betoneira com tranquilidade, preparamos esse artigo super completo sobre esse equipamento. Nele, te explicaremos o que é uma betoneira, seus benefícios, características e tipos. 

Vem com a gente! 

O que é Betoneira?

A betoneira é o equipamento é responsável por deixar a massa de concreto pronta e uniforme para ser utilizada durante alguma construção ou reforma. 

Por que saber qual modelo escolher?

Saber qual tamanho ou capacidade em litros de betoneira utilizar é crucial por vários motivos. Primeiramente, a escolha correta do tamanho está diretamente ligada ao volume de concreto necessário para o projeto específico. O uso de uma betoneira com capacidade adequada evita a necessidade de misturas múltiplas, economizando tempo e recursos.

Além disso, o tamanho da betoneira impacta diretamente na eficiência do trabalho. Para projetos menores, uma betoneira de menor capacidade pode ser mais prática e fácil de manusear. Por outro lado, em projetos de grande escala, optar por uma betoneira com maior capacidade reduzirá o número de ciclos de mistura, otimizando o tempo de trabalho.

Principais benefícios da Betoneira

Durante muitos anos, a betoneira tem sido utilizada em larga escala dentro das obras. Essa ampla utilização não é sem motivo. Esse equipamento tem inúmeras vantagens. 

Abaixo, vamos conhecer os principais benefícios de utilizar uma betoneira para realizar a mistura do concreto na sua obra. 

Mais rapidez para sua obra

A maioria das betoneiras são capazes de preparar uma grande quantidade de massa para concreta em menos de 15 minutos. Basta adicionar os materiais na medida certa e deixar que ela faça o trabalho. O obreiro apenas será responsável por calcular a água, cimento, areia, brita e outros elementos do concreto. 

A quantidade de concreto produzido dependerá da capacidade da máquina. Por exemplo, as máquinas com capacidade para 400 litros produzem em média 160 litros de massa no tempo estimado acima (15 minutos). 

Considerando essa mesma quantidade, se misturada manualmente, levaria em média 1 hora para a realização. 

Mais produtividade

Sabemos que, quanto mais cansado o obreiro está, menos ele produz. Especialmente quando a atividade é manual e requer grande esforço físico, como misturar concreto. 

Desta forma, com o uso da betoneira, os trabalhadores não precisam gastar longas horas batendo a massa de concreto até obter o resultado desejado. Assim, podem utilizar seu tempo em outros trabalhos. 

Esse fator, além de economizar tempo, já que os funcionários se dedicam a outras atividades, também economiza dinheiro. Uma vez que o mestre de obra tem a sua disposição os obreiros que estariam misturando a massa, pode contratar menos pessoas. 

Fácil Manuseio

A betoneira tem o manuseio bastante simples. Não existe nenhum mistério para utilizá-la corretamente. O ponto que mais precisa de atenção é o ambiente onde ela será fixada. Esse local deverá ser liso e estável, para que o equipamento não saia do lugar e provoque acidentes. 

Além disso, é recomendável utilizar os Equipamentos de Proteção Individual enquanto faz uso do equipamento. A maioria das betoneiras possui um botão de segurança que forçam o desligamento no caso de acidentes de trabalho. 

Para usar as betoneiras elétricas é necessário prestar atenção no aterramento do local. Para usar as movidas a gasolina, é preciso atentar o armazenamento do combustível utilizado.

Massa mais econômica

O uso da betoneira deixa a mistura de concreto mais uniforme comparada à mistura manual. Dessa forma, haverá menos desperdício. 

Além disso, a máquina também evita a perda do material que geralmente se acumula nos cantos das caixas. 

Independente do uso que a betoneira terá na sua obra – para misturar concreto, argamassa, cimento ou reboco, a diferença entre a mistura manual é nítida. Além de evitar o vazamento da massa. 

Modo de usar a Betoneira

Agora que conhecemos as principais vantagens e os principais tipos de betoneira, precisamos aprender como lidar com o equipamento. 

O primeiro passo é a montagem. Nesse ponto, é importante seguir todas as orientações disponíveis no manual do fabricante. Também é necessário que apenas profissionais experientes realizem esse processo. 

Ainda, caso escolha utilizar a betoneira elétrica, não se esqueça de ficar atento aos cuidados em relação a fiação e aterramento. Além disso, verifique a voltagem da máquina e não se esqueça de utilizar tomadas que suportem sua amperagem. 

Além disso, antes de mais nada, é fundamental que os trabalhadores que utilizarão a betoneira utilizem todos os Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios para esse trabalho. 

Superados esses pontos iniciais, vamos ao principal: modo de usar da betoneira. 

  1. Colocar a quantidade certa dos materiais agregados (britas, cascalho, etc.);
  2. Despeje um volume de água que cubra a metade do tambor;
  3. Por um minuto bata esses componentes;
  4. Em seguida coloque a areia e o cimento, e complete o tambor com água;
  5. O tempo para misturar agora será de 3 minutos.

Dicas Complementares

Além de saber utilizar corretamente o equipamento, é importante se atentar para alguns detalhes durante o uso. Assim, evitam-se desperdícios, quebras decorrentes de mau uso, etc. 

Primeira dica de uso é sempre lembrar de posicionar a betoneira em um local estável e nivelado. Além disso, o equipamento deve formar um ângulo de 45º, que faz com que o concreto seja melhor misturado. 

Outra dica importante é não colocar o cimento no tambor sem antes enchê-lo com a quantidade de água indicada. Caso não tenha água, o cimento vai grudar no tambor. 

Por último, não se esqueça de realizar a limpeza da betoneira sempre ao final do dia. É necessário retirar todo o excesso do tambor e limpar as engrenagens. Assim, você evitará que seu equipamento quebre ou tenha menor vida útil. 

Viu? Agora você está pronto para alugar sua betoneira! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Veja outros itens de concretagem importantes para a sua obra! Fale com os nossos consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar