Plataforma Cremalheira

Plataforma Cremalheira: Saiba tudo sobre esse equipamento

Conhecendo a Plataforma Cremalheira e seus benefícios

Você já ouviu falar em plataforma cremalheira? É um equipamento muito utilizado na construção civil, que facilita o trabalho em alturas. Apesar de bastante comum, ainda existem muitas dúvidas sobre essa plataforma. Por isso preparamos esse artigo!

Vem com a gente em mais um blog da série sobre equipamentos para trabalho em altura. Clique aqui para ler os outros. 

O que é plataforma cremalheira?

A plataforma cremalheira é uma plataforma de trabalho motorizada suspensa por motores elétricos. É um equipamento que é fixado na própria edificação, permitindo sua instalação antes da finalização da estrutura do prédio.

Por estar fixa na edificação, ela não trepida e não balança. Em locais onde passam ventos fortes, a utilização desse equipamento é imprescindível. 

Por que a plataforma cremalheira é conhecida como um tipo de andaime? No Brasil, temos uma norma que fixa as condições exigíveis de segurança dos andaimes quanto à sua condição estrutural, bem como de segurança das pessoas que neles trabalham e transitam.

É a norma NBR 6494/1990. Ela define os andaimes como “plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São suportadas por estruturas provisórias, que permitem o acesso de pessoas e equipamentos aos locais de trabalho, usualmente superfícies verticais.”

Por isso, por conta de a plataforma cremalheira e o andaime servirem para dar acesso a lugares mais altos, eles podem ser confundidos. Porém, a plataforma é fixa na própria edificação, enquanto os outros são fixos no chão. 

Principais benefícios da plataforma cremalheira

A garantia de segurança, somados à sua eficiência e ao baixo custo de manutenção, fazem com que a plataforma cremalheira seja a opção ideal para os canteiros de obras civis, industriais e de infraestrutura. 

Usadas para o rápido transporte de pessoas e materiais, essas plataformas se movimentam por meio de um sistema de pinhão (engrenagem) e cremalheira (uma régua dentada por onde passa uma roda com dentes da mesma espessura), gerando partidas e paradas muito mais suaves e seguras do que os outros sistemas.

Com diversas vantagens em relação aos demais sistemas disponíveis no mercado, a tecnologia de cremalheira se destaca principalmente pela capacidade de adequação às normas de segurança e pela economia gerada. 

Vamos conhecer melhor suas vantagens a seguir. 

Mais Segurança 

Um dos pontos mais fortes da plataforma cremalheira é a sua segurança. Seu sistema permite que a plataforma se desloque em velocidade constante, impedindo variação na locomoção. Assim, ela oferece maior segurança para quem está em cima. 

Todo o aparato conta com um dispositivo de frenagem de alta precisão mecânica. Desta forma, o freio é acionado toda vez que a velocidade se excede em sua movimentação padrão, diminuindo o risco de acidentes devido à alta celeridade de máquina.

Maior produtividade

As vantagens também podem ser notadas na produtividade da obra. A plataforma cremalheira é capaz de movimentar uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Além disso, possui capacidade superior de carga para o transporte de materiais. 

Outro grande benefício da tecnologia de cremalheira é o fato de apresentar poucos problemas técnicos. Assim, com interrupções reduzidas para o conserto de falhas mecânicas consegue-se o melhor aproveitamento do tempo nos empreendimentos.

Custo-benefício atraente

Embora o custo de instalação seja mais alto na comparação com outros modelos, existe uma série de benefícios que podem tornar mais rentáveis a utilização desse tipo de elevador. 

O primeiro é a funcionalidade. Como os processos de manutenção, operação, montagem e desmontagem da máquina são realizados de forma simples e fácil, ganha-se aumento de desempenho e otimização do tempo. 

O tamanho da torre utilizada também pode influenciar na economia de tempo e de custos. Dependendo da altura em que for instalado, a plataforma cremalheira pode ajudar a executar determinadas tarefas com até 19h de vantagem em relação a outros equipamentos disponíveis no mercado.

A locação do equipamento também é uma possibilidade a ser analisada. Dependendo do tempo e do tamanho da obra, essa pode ser a opção mais vantajosa e eficiente para o empreendimento, já que poupará custos futuros com manutenção e obsolescência de tecnologia, por exemplo.

Dessa forma, a plataforma cremalheira é relacionada a agilidade, por ter um rápido deslocamento. Além disso, podem ser feitos projetos personalizados com ângulos diferenciados. Também possui expansão de largura de até 2,5m e ajuste de altura para trabalho de qualidade confortável e produtivo. 

Equipamentos de Proteção Individual na Plataforma Cremalheira

Sem dúvidas, o mais importante após a montagem das estruturas é a distribuição de EPI’s (equipamentos de proteção individual) e treinamento para os trabalhadores. 

Fazem parte dos EPI’s os capacetes, cintos de segurança, óculos de proteção, botas, macacão, luvas, protetores auriculares etc.

O treinamento deve identificar os riscos inerentes, além de características específicas do ambiente de trabalho. Sempre que se fizer necessário, ele deve ser repetido, de forma a melhorar a proteção contra acidentes.

Além disso, é fundamental que sejam respeitadas as condições climáticas, evitando assim o uso em dias de muito frio ou chuva. 

Finalmente, lembre-se que é proibido utilizar escadas ou outros elementos que permitam acessar pontos mais altos da obra em cima do balancim.

Viu? Agora você está pronto para alugar sua plataforma cremalheira com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já sua plataforma cremalheira, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *