Aluguel de equipamentos

Elevador de poço: motivos para ter na obra

Com o passar dos anos, o elevador de poço se tornou um sistema indispensável para melhor comodidade no deslocamento de pessoas e materiais em uma obra. A sua função minimiza tempo e garante maior segurança no canteiro.

Porém, para o seu uso ser eficiente, é preciso contar com equipamentos e alta qualidade e durabilidade. Assim, não há riscos de segurança e também não serão necessárias manutenções frequentes.

Preparamos este conteúdo, para você entender melhor o funcionamento e todas as vantagens do elevador de poço em obras de construção civil. Acompanhe até o final para tirar todas as dúvidas!

Como funciona o elevador de poço na obra

O elevador de poço é um equipamento que age transportando verticalmente equipamentos, materiais e outros tipos de aparelhagem. Esse deslocamento é por meio de engrenagens eficientes que levam pessoas e materiais para ambientes onde estão ocorrendo as obras.

Ele pode ser instalado dentro da construção. Os mais comuns permitem pesos de até 2.000 kg em velocidade constante de até 40 metros por minuto. Contudo, apesar da estrutura, é um equipamento relativamente leve e de fácil instalação.

Além disso, é um sistema compacto e permite ser transportado para canteiros de obras facilmente. Dessa forma, uma de suas grandes vantagens é o fato de poder ser instalado na fachada da obra ou também fixado ao poço do elevador. 

Outro diferencial, está nos seus componentes que garantem segurança e eficácia para todos os trabalhos. Em resumo, o elevador de poço (ou cremalheira) funciona por meio de pinhões, acionados por dois motofreios que permite o deslocamento do elevador de forma vertical.

6 principais vantagens do elevador de poço

Como você já percebeu nos parágrafos acima, o elevador de poço é uma excelente forma para aumentar a eficiência das construções civis. Contudo, ele possui ainda outras vantagens interessantes que vamos descobrir a seguir.

Economia de Espaço

Por ficar dentro de um poço construído na estrutura do edifício, o elevador de poço não ocupa espaço útil na obra, possibilitando melhor aproveitamento do terreno.

Segurança

Elevadores de poço são equipamentos seguros, pois possuem sistemas de segurança avançados, como sensores para detecção de obstruções e dispositivos antiqueda, garantindo a proteção dos trabalhadores e usuários.

Estética

Por ficar oculto no poço, o elevador não interfere na estética da fachada do edifício, permitindo um design arquitetônico mais flexível e atraente.

Eficiência no Transporte

Elevadores de poço são projetados para oferecer transporte vertical eficiente, reduzindo o tempo de deslocamento de pessoas e materiais dentro da obra.

Acessibilidade

Proporciona acesso fácil e seguro a diferentes níveis da construção, atendendo aos requisitos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Redução de Custos

Apesar de requerer um investimento inicial, a economia de espaço, eficiência operacional e segurança proporcionada pelo elevador de poço pode levar a economias significativas a longo prazo.

Dicas de segurança ao utilizar o elevador de poço

Mesmo sendo um equipamento considerado simples e de fácil manuseio, é importante ficar atento e tomar certos cuidados ao trabalhar com o elevador. Diante disso, a primeira coisa que você deve se atentar é em relação ao peso.

Procure se informar sobre o peso máximo suportado pelo elevador de poço que está utilizando e sempre fique atento para não ultrapassar o limite recomendável. Outro ponto importante é sempre sinalizar os locais que ficam debaixo do elevador e proibir a circulação de pessoas nessa área.

Verifique também se as cancelas estão bem fechadas, isso ajuda a evitar qualquer acidente por conta de cancelas que não estavam bem trancadas. E por último, suspenda o uso do elevador ao diagnosticar qualquer irregularidade no equipamento.

Em resumo, o elevador de poço é um sistema fantástico para melhorar a produtividade das obras, sua versatilidade e flexibilidade garantem uma construção eficiente e fluxo de trabalho ao transportar materiais e outros tipos de equipamentos.

E para ter o melhor equipamento no seu canteiro, alugue agora o elevador de poço da Brasmetal! Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas. Basta clica no botão do WhatsApp.