Aluguel de equipamentos

Por que ter um elevador de poço durante a obra

As vantagens de ter um elevador de poço durante a obra 

Com o passar dos anos, o elevador de poço se tornou um sistema indispensável para melhor comodidade no deslocamento de pessoas. Por outro lado, ele também é usado durante construções para oferecer um melhor auxílio para os trabalhadores que estão em obras.

Diante disso, o elevador de poço vem sendo um complemento essencial para obras. Isso porque sua função minimiza tempo e garante maior segurança de deslocamento para os operários.

Como funciona o elevador de poço na obra

O elevador de poço é um equipamento que age transportando verticalmente equipamentos, materiais e outros tipos de aparelhagem. Esse deslocamento é por meio de engrenagens eficientes que levam pessoas e materiais para ambientes onde estão ocorrendo as obras.

Ele pode ser instalado dentro da construção. Os mais comuns permitem pesos de até 2.000 kg em velocidade constante de até 40 metros por minuto. Contudo, apesar da estrutura, é um equipamento relativamente leve e de fácil instalação.

Além disso, é um sistema compacto e permite ser transportado para canteiros de obras facilmente. Dessa forma, uma de suas grandes vantagens é o fato de poder ser instalado na fachada da obra ou também fixado ao poço do elevador. 

Outro diferencial, está no seus componentes que garantem segurança e eficácia para todos o trabalhos. Em resumo, o elevador de poço (ou cremalheira) funciona através de pinhões, que são acionados por dois motofreios que permite o deslocamento do elevador de forma vertical.

Vantagens do elevador

Como você já percebeu nos parágrafos acima, o elevador de poço é uma excelente forma para aumentar a eficiência das construções civis. Contudo, ele possui ainda outras vantagens interessantes que vamos descobrir a seguir.

1. Segurança 

Mesmo se tratando de um sistema relativamente leve e compacto, a primeira coisa que vem a mente é em relação a segurança desse elevador. Porém, esse modelo de elevador possui uma excelente estrutura para total segurança das atividades.

Seus componentes são construídos para oferecer eficiência e segurança dentro das normas regulamentadoras brasileiras. Assim, você terá a oportunidade de usufruir de algo que vai lhe proporcionar uma melhor experiência nas obras.

Mas é interessante sempre optar por elevadores que contam com outros sistemas de segurança como travas elétricas que possam evitar movimentos quando as portas ainda estão abertas ou em alguma outra situações fora do comum.

2. Investimento econômico do elevador de poço

Diante de toda economia de tempo, e sabemos que tempo é dinheiro, o elevador cremalheira é indiscutivelmente a melhor forma para melhorar toda eficiência das obras.

Sua flexibilidade para transportes de materiais poupa um tempo considerável. Portanto, todo investimento que você fará em um elevador desse modelo ainda será pouco perto do que ele pode entregar.

A produtividade da construção ganhará um outro aspecto. Além disso, você terá a oportunidade garantir um processo de construção muito mais ágil. 

3. Fácil instalação e manuseio

Outro ponto que merece destaque, é o fato do elevador de poço possuir um fácil funcionamento. A instalação pode ser feita sem muitos esforços e todo o sistema de operação pode ser facilmente entendido sem dificuldades.

Mas é importante sempre consultar a empresa pela qual você comprou ou alugou o elevador todos os procedimentos e funções disponíveis. Afinal, mesmo sendo muito parecidos, cada empresa fabricante de elevador de poço opta por adicionar recursos extras para melhorar a segurança e qualidade do equipamento.

Dicas de segurança ao utilizar o elevador de poço

Mesmo sendo um equipamento considerado simples e de fácil manuseio, é importante ficar atento e tomar certos cuidados ao trabalhar com o elevador. Diante disso, a primeira coisa que você deve se atentar é em relação ao peso.

Procure se informar sobre o peso máximo suportado pelo elevador de poço que está utilizando e sempre fique atento para não ultrapassar o limite recomendável. Outro ponto importante é sempre sinalizar os locais que ficam debaixo do elevador e proibir a circulação de pessoas nessa área.

Verifique também se as cancelas estão bem fechadas, isso ajuda a evitar qualquer acidente por conta de cancelas que não estavam bem trancadas. E por último, suspenda o uso do elevador ao diagnosticar qualquer irregularidade no equipamento.

Em resumo, o elevador de poço é um sistema fantástico para melhorar a produtividade das obras, sua versatilidade e flexibilidade garantem uma construção eficiente e fluxo de trabalho ao transportar materiais e outros tipos de equipamentos.

Viu? Agora você está pronto para optar pelo aluguel de gerador com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já sua esmerilhadeira, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂