Blog

Ferramentas

Alisadora de concreto: o que é e como usar

Uma alisadora de concreto é usada para criar um acabamento nivelado e suave em uma grande área plana de concreto. 

O equipamento é composto por lâminas simples ou múltiplas que giram em uma gaiola de segurança. Elas podem medir entre 24 a 48 polegadas de comprimento e vêm em três tipos: flutuante, final e combinado. 

Para que você possa usar uma alisadora de concreto para facilitar os trabalhos e ganhar mais eficiência durante as obras, preparamos esse guia. Então, vamos descobrir como usar uma alisadora de concreto e conhecer alguns aspectos desse equipamento incrível.

Para que serve uma alisadora de concreto

Como falamos no início do texto, a alisadora de concreto irá ajudar você otimizar os trabalhos. Isso porque sua principal função é alisar uma superfície depois de despejar o concreto. Dessa forma, promove um melhor nivelamento do material.

Porém, é importante escolher o tamanho certo da alisadora. Esse fator vai depender de qual trabalho você está realizando. Para trabalhos menores, as lâminas normalmente precisam ter entre 24 e 36 polegadas. 

Também é importante ressaltar que existem diferentes de tipos de lâmina a ser utilizada. Hoje no mercado existem dois tipos que são os mais conhecidos: as lâminas flutuantes e de acabamento. Além disso, há também um tipo híbrido, conhecido também como lâmina combinada. Ela pode suavizar o concreto em apenas uma passagem. 

Em trabalhos maiores, suas lâminas devem ter entre 36 e 48 polegadas, exceto nos cantos, onde você precisará mudar para uma lâmina de 24 polegadas. 

Como usar uma alisadora de concreto

Uma alisadora de concreto é normalmente movida a gasolina. Porém, hoje em dia existem modelos elétricos. Mas, caso você esteja utilizando um modelo a gasolina verifique se há gasolina suficiente no motor. 

Além disso, verifique o óleo do motor e da caixa de engrenagens antes de começar a operar o equipamento. 

A alisadora é de fácil manuseio, mas é importante conhecer o equipamento antes de usar. Alguns componentes que fazem parte do equipamento são:

  • A alça: é um dispositivo de direção para o operador orientar a espátula.
  • Caixa de engrenagens: é a conexão entre o motor e o conjunto de aranha, com o trabalho de fornecer energia.
  • Motor: é a força que impulsiona a espátula.
  • As lâminas: estão localizadas como parte da montagem e se movem continuamente, utilizando a energia do motor.
  • A montagem: é bem conhecida como montagem de aranha.
  • O anel de segurança: garante proteção às lâminas.

Tipos de alisadora de concreto

Os dois tipos de modelos conhecidos são as alisadoras elétricas e de gasolina. Ambas possuem a mesma eficiência e custo bem parecidos. Porém, é importante ficar atento ao tipo de lâmina que irá usar, os tipos mais comuns são:

Flutuante e nivelador: a flutuação é feita para distribuir uniformemente a carga da máquina sobre o concreto, a fim de obter um nivelamento uniforme. Também para que as lâminas funcionem bem, a velocidade da colher de pedreiro não deve ser maior ou menor que 3/4.

Acabamento: as lâminas de acabamento são usadas para concluir o trabalho. Mas, as lâminas não precisam ser mantidas planas. Em vez disso, elas precisam correr a todo o passo, bem como a toda velocidade. Se o trabalho desejado for no concreto poroso, você precisará da pressão máxima possível.

Dicas de segurança

Lembre-se sempre que a segurança vem em primeiro lugar. Sendo assim, use óculos de proteção, proteção para os ouvidos e botas com biqueira de aço e base ao operar qualquer tipo de alisadora de concreto. Saiba mais sobre os equipamentos de proteção individual clicando aqui

Sempre use luvas de couro pesadas e desligue a alisadora antes de limpar ou trocar as lâminas. Ao operar uma alisadora de concreto elétrica, reduza a velocidade ao virar os cantos para evitar tombar a máquina. Além disso, é importante isolar a área por segurança e para evitar que alguém estrague o concreto já nivelado.

Conclusão

A alisadora de concreto é um equipamento indispensável que poupa muito tempo em trabalhos de nivelamento de superfícies de concreto. Portanto, é uma boa saída alugar um mecanismo como esse, que garante mais eficiência e rapidez nas obras.

Viu? Agora você está pronto para alugar sua alisadora de concreto com a gente! Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas!

 

 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar