Ferramentas

Alisadora de concreto: O que é e como usar

Alisadora de concreto: manual completo

Uma alisadora de concreto é usada para criar um acabamento nivelado e suave em uma grande área plana de concreto. Dessa forma, lugares como um piso interno ou uma laje de pátio vazada para um deck. 

Elas usam lâminas simples ou múltiplas que giram em uma gaiola de segurança. Podem medir entre 24 a 48 polegadas de comprimento e vêm em três tipos: flutuante, final e combinado. 

Para que você possa usar uma alisadora de concreto para facilitar os trabalhos e ganhar mais eficiência durante as obras, preparamos esse guia. Então  hoje vamos descobrir como usar uma alisadora de concreto e conhecer alguns aspectos desse equipamento incrível.

Para que serve uma alisadora de concreto

Como falamos no início do texto, a alisadora de concreto irá ajudar você otimizar o trabalhos. Isso porque sua principal função é alisar uma superfície depois de despejar o concreto. Dessa forma, promove um melhor nivelamento do material.

Porém, é importante escolher o tamanho certo da alisadora. Esse fator vai depender de qual trabalho você está realizando. Para trabalhos menores, as lâminas normalmente precisam ter entre 24 e 36 polegadas. 

Também é importante ressaltar que existem diferentes de tipos de lâmina a ser utilizada. Hoje no mercado existem dois tipos que são os mais conhecidos: as lâminas flutuantes e de acabamento. Além disso, há também um  tipo híbrido, conhecido também como lâmina combinada. Ela pode suavizar o concreto em apenas uma passagem. 

Em trabalhos maiores, suas lâminas devem ter entre 36 e 48 polegadas, exceto nos cantos, onde você precisará mudar para uma lâmina de 24 polegadas. Mais abaixo saberemos sobre as diferenças entre as lâminas. 

Como usar uma alisadora de concreto

Uma alisadora de concreto é normalmente movida a gasolina. Porém, hoje em dia existem modelos elétricos. Mas, caso você esteja utilizando um modelo a gasolina verifique se há gasolina suficiente no motor. 

Além disso, verifique o óleo do motor e da caixa de engrenagens antes de começar a operar o equipamento. 

A alisadora é de fácil manuseio, mas é importante conhecer o equipamento antes de usar. Alguns componentes que fazem parte do equipamento são:

  • A alça: é um dispositivo de direção para o operador orientar a espátula.
  • Caixa de engrenagens: é a conexão entre o motor e o conjunto de aranha que tem o trabalho de fornecer energia.
  • Motor: é a força que impulsiona a espátula.
  • As lâminas: estão localizadas como parte da montagem e se movem continuamente, utilizando a energia do motor.
  • A montagem: é bem conhecida como montagem de aranha.
  • O anel de segurança: garante proteção às lâminas.

Tipos de alisadora de concreto

Os dois tipos de modelos conhecidos são as alisadoras elétricas e de gasolina. Ambas possuem a mesma eficiência e custo bem parecidos. Porém, é importante ficar atento ao tipo de lâmina que irá usar, os tipos mais comuns são:

Flutuante e nivelador: A flutuação é feita para distribuir uniformemente a carga da máquina sobre o concreto, a fim de obter um nivelamento uniforme. Também para que as lâminas funcionem bem, a velocidade da colher de pedreiro não deve ser maior ou menor que 3/4.

Acabamento: As lâminas de acabamento são usadas para concluir o trabalho. Mas, as lâminas não precisam ser mantidas planas. Em vez disso, elas precisam correr a todo o passo, bem como a toda velocidade. Se o trabalho desejado for no concreto poroso, você precisará da pressão máxima possível.

Dicas de segurança

Lembre-se sempre que a segurança vem em primeiro lugar. Sendo assim, use óculos de proteção, proteção para os ouvidos e botas com biqueira de aço e base ao operar qualquer tipo de alisadora de concreto. Saiba mais sobre os equipamentos de proteção individual clicando aqui

Sempre use luvas de couro pesadas e desligue a alisadora antes de limpar ou trocar as lâminas. Ao operar uma alisadora de concreto elétrica, reduza a velocidade ao virar os cantos para evitar tombar a máquina. Além disso, é importante isolar a área por segurança e para evitar que alguém estrague o concreto já nivelado.

Conclusão

A alisadora de concreto é um equipamento indispensável que poupa muito tempo em trabalhos de nivelamento de superfícies de concreto. Portanto, é uma boa saída alugar um mecanismo como esse, que garante mais eficiência e rapidez nas obras.

Viu? Agora você está pronto para alugar sua esmerilhadeira com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já seu balancim, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂 

Related Posts