Blog

Ferramentas

Régua Vibratória: saiba tudo sobre esse equipamento

Régua vibratória: o que é e como usar

Cada vez mais usada na construção civil, a régua vibratória está muito presente no dia a dia dos canteiros de obras. Mas você conhece suas funções a fundo? No blog da semana vamos conversar mais sobre esse equipamento! Vem com a gente. 

A régua vibratória é usada principalmente para decapagem de lajes, decks de pontes, pavimentos e diversos outros tipos de obras. Ela incorpora o uso de vibração no concreto para aplicar uma força externa descendente no concreto. Dessa forma, ela facilita o trabalho em áreas maiores de vazamentos de concreto em lugares planos.

Portanto, a régua vibratória fornece um método relativamente preciso e eficiente de acabamento de concreto para o empreiteiro que procura um investimento inicial mínimo em equipamentos. 

O que é a régua vibratória? 

Quando o concreto é derramado, pode haver centenas ou até milhares de bolhas de ar. Essas bolhas podem enfraquecer substancialmente a estrutura do concreto. Dessa forma, a régua vibratória pode ser usada para eliminar as bolhas de ar agitando vigorosamente o concreto recém derramado por meio da vibração.

Elas são úteis para espalhar lajes e consolidar a superfície ao mesmo tempo. Podendo, dessa forma, serem usadas ​​no trabalho de lajes externas, como pátios e calçadas, e também em lajes comerciais interiores. 

Contudo, a régua vibratória é adequada para projetos de acabamento de concreto de pequeno a médio porte. Assim, fornecerá ao contratante um acabamento preciso e uma consolidação uniforme em toda a laje.

Em resumo, é um equipamento perfeito para economizar tempo e dinheiro. Isso porque a régua vibratória tem a capacidade de compactar o concreto deixando as superfícies mais rígidas com a vibração, além de evitar desperdícios.

Como ela funciona?

Esse tipo de equipamento geralmente consiste em uma viga (ou vigas) e um motor a gasolina. Também pode ser um motor elétrico e um mecanismo de vibração montado no centro da viga. O concreto então, é colocado de 15 a 20 pés à frente da régua e é puxada por uma pessoa que irá realizar o trabalho de nivelamento do concreto.

A lâmina ou o arado do equipamento flutuam vibrando sobre concreto deixando assim a superfície lisa sem buracos ou bolhas internas. Dessa forma, a velocidade da vibração precisará ser ajustada para misturas específicas e diferentes comprimentos de feixe. 

Geralmente, quanto mais rígida a mistura e maior o raio, maior a velocidade de vibração necessária. 

Como usar uma régua vibratória? 

A régua vibratória é mais indicada para projetos de acabamento de concreto de pequeno a médio porte. Assim, ela fornecerá ao contratante um acabamento preciso e uma consolidação uniforme em toda a laje.

Seu uso é bastante simples, por ser relativamente leve, acaba tornando a máquina não apenas fácil de manusear, mas também oferece excelente mobilidade entre trabalhos. Isso sem falar que ela pode ser facilmente montada e operada.

Benefícios da régua vibratória

Diversos benefícios podem ser encontrados ao trabalhar com esse equipamento nas obras de construção civil. Entre eles estão:

  • O trabalhador pode trabalhar em pé, e operar a mesa exige muito menos esforço do que a mão.
  • Esse tipo de régua vibratória elimina a posição curvada e a necessidade de movimentos repetidos dos braços e ombros.
  • Ela  pode reduzir a chance de um trabalhador desenvolver lesões musculares e articulares.
  • O equipamento reduz bastante o esforço físico necessário para a raspagem manual e elimina a inclinação frequente e prolongada.
  • A vibração da lâmina melhora a consolidação do concreto e reduz o tempo gasto de um nivelamento tradicional no concreto.

Outra grande vantagem que a régua vibratória pode trazer, é justamente uma maior economia de mão de obra e recursos. Já que, por exemplo, pelo método tradicional, seriam necessários 4 operários para realizar o nivelamento do concreto em uma área de 1000 metros quadrados. 

Sem falar que você economizaria muito mais tempo de conclusão da obra ao optar pelo equipamento em comparação com trabalhos manuais. Em outras palavras, menor será o  tempo de trabalho e mais dinheiro poupado.

Conclusão

Como você percebeu, o uso da régua vibratória garante a você muitos benefícios em prol para uma construção muito mais eficiente e profissional. O uso desses equipamentos vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, e o motivos motivos são diversos.

Se você ainda estava em dúvidas sobre a régua vibratória, hoje você teve a oportunidade de mudar de vez sua opinião e conhecer de fato, as vantagens ao operar com essa máquina incrível.

Viu? Agora você está pronto para alugar sua régua vibratória com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já seu balancim, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar