Ferramentas

Cortadora de asfalto: o que é e como usar

Descobrindo os segredos da cortadora de asfalto

Hoje vamos falar sobre cortadora de asfalto! Você já ouviu falar nesse equipamento? Apesar de a sua função ser meio óbvia, essa ferramenta tem diversos detalhes a serem tratados! Vamos conhecer eles juntos?

Você está passando por um projeto de pavimentação que requer que seja feita escavação de asfalto? Então é importante entender as especificidades de realizar o corte desse material. Para isso, é necessário utilizar um equipamento chamado cortadora de asfalto, que foi pensado para realizar esse tipo de atividade.

A cortadora de asfalto é, na verdade, uma ferramenta elétrica que pode cortar diversos materiais. Por exemplo, transforma blocos de concreto em blocos menores ou outras formas. Além disso, pode criar uma ilusão no concreto, como um padrão. 

Ela também pode ser usada ​​para cortar ladrilhos, tijolos e asfalto quando necessário, usando diferentes lâminas e técnicas de corte. Essas lâminas possuem uma ponta diamantada, permitindo que cortem com facilidade materiais mais duros e concretos. 

Nesse artigo vamos conhecer alguns outros fundamentos desse equipamento e como utilizá-lo nos trabalhos.

O que é uma cortadora de asfalto? 

Como o próprio nome sugere, a cortadora de asfalto pode ser usada para cortar asfalto ou outro material betuminoso semelhante, como o concreto. Muitos empreiteiros de serviços públicos, equipes de manutenção de estradas e superintendentes de ruas usam uma cortadora de asfalto.

Isso porque ela é muito útil para reparar estradas, cabos subterrâneos e linhas de água e esgoto. Muitos profissionais preferem cortadoras de asfalto à britadeiras. Isso devido à limpeza do corte que produz e à quantidade de trabalho que pode realizar.

A maioria das cortadoras de asfalto são dispositivos de corte rotativos. Depois de montada na máquina, a broca acoplada avança e é ajudada pela pressão descendente da máquina, cortando assim o asfalto. 

Geralmente, quanto maior a máquina à qual a broca está conectada, mais pressão é gerada para baixo, permitindo que ela corte tipos mais difíceis de material.

Quando sua utilização é necessária?

O corte de asfalto é sempre necessário para a substituição do asfalto. Além disso, é freqüentemente necessário para reparos de asfalto que envolvem o corte de pedaços de asfalto deteriorados, como buracos de enchimento. 

Ao cortar asfalto para concluir um trabalho de reparo, você precisará da ferramenta de corte de pavimento apropriada. E também dos materiais e equipamentos para preencher as rachaduras e o equipamento de asfalto para reparar buracos.

Em resumo, a cortadora de asfalto é frequentemente usada quando são necessários cortes precisos ou quando se trabalha em áreas apertadas.

Etapas ao utilizar uma cortadora de asfalto

Aprender a cortar asfalto é apenas uma questão de entender as três etapas básicas. Quer você esteja consertando um buraco ou removendo uma seção danificada, as etapas para cortar o asfalto são as seguintes:

Etapa 1: Varrer

Varra a área em que você estará trabalhando e retire todos os detritos, para que sua serra não prenda seixos e pedras. Lembre-se, segurança em primeiro lugar!

Etapa 2: Marcar as linhas de corte

Você precisará cortar onde o pavimento ainda está em boa forma. Em outras palavras, não apenas corte a área danificada, mas amplie um pouco sua zona de corte para obter boas bordas sólidas. 

Você também precisa arredondar as bordas, pois isso proporciona um reparo melhor e mais duradouro do que um remendo redondo. 

Por fim, depois de decidir onde você deseja cortar, marque com uma linha de giz e em seguida, amasse com uma chave de fenda antiga e um martelo para dar um caminho à lâmina quando estiver cortando asfalto.

Etapa 3: Fazer os cortes com a cortadora de asfalto

Defina a profundidade da lâmina de acordo com a espessura do pavimento (você pode verificar isso cavando na borda do pavimento para ver a profundidade). Faça o seu primeiro corte reto, pare e levante a lâmina para a próxima posição e siga para o próximo corte. 

Saber cortar asfalto significa que você nunca deve girar a serra enquanto a lâmina estiver funcionando, ou você a poderá quebrar o equipamento.

Conclusão 

A cortadora de asfalto é um equipamento fantástico para auxiliar projetos onde haverá o corte do asfalto. Ela proporciona eficiência e rapidez durante os trabalhos garantindo um melhor aproveitamento durantes as obras.

No geral, essas foram algumas informações úteis sobre a cortadora de asfalto que você precisa conhecer. Contate nossos vendedores através de um dos nossos canais de atendimento casa tenha alguma dúvida. 

Agora você está pronto para alugar sua cortadora de asfalto com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já sua mini grua, clique aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂 

 

Related Posts