Aluguel de equipamentos, Sem categoria

Lista de equipamentos essenciais para trabalho em altura

Saiba quais os equipamentos essenciais para trabalho em altura que você precisa ter na sua obra

Você sabia que existe uma lista de equipamentos essenciais para trabalho em altura? Essa lista é produzida de acordo com a norma regulamentadora NR-35 (clique aqui para conhecê-la). Por isso, todos os trabalhadores envolvidos em trabalhos assim, devem estar com equipamentos apropriados.

Portanto, preparamos uma lista completa de quais são esses equipamentos, para que você e sua empresa possam se atualizar e estar dentro das normas necessárias.

Finalmente, confira abaixo quais são os EPI’s (equipamentos de proteção individual) que você precisa ter procedimentos em altura. 

Lista de equipamentos essenciais para trabalho em altura

Cinto de segurança

Um dos tipos mais recomendados de equipamento de proteção individual é o cinto de segurança, também conhecido como arnês. É um componente crucial dos sistemas pessoais de proteção contra quedas. Ela desempenha o papel importante de manter os trabalhadores suspensos na vertical em caso de queda.

O arnês de segurança é altamente recomendado em sistemas de retenção de quedas que impedem os funcionários de alcançar pontos onde as quedas são prováveis. Ele consiste basicamente em um sistema de fitas projetadas para apoiar o corpo do trabalhador em caso de queda. No entanto, eles também têm elementos de engate e ajuste para amarrar a linha de ancoragem.

Talabartes

Por sua vez, os talabartes, que são cinturões de segurança, também fazem parte dos equipamentos essenciais para trabalhos em altura. Os talabartes são divididos em três modelos, são eles: 

  • Talabarte simples: Esse equipamento é constituído por uma fita com um ponto de ancoragem que é posicionada para que o trabalhador consiga se prender no talabarte antes de se colocar em situação de perigo.
  • Talabarte Y: Como o nome sugere, o talabarte possui formato de Y, e é considerado mais seguro que o talabarte simples, pois contém 3 pontos de ancoragem integrados ao cinto, garantindo melhor segurança.
  • Talabarte ajustável: Por último, o mais moderno dos talabarte é o ajustável. Ele é mais usado em trabalhos posicionados e serve como complemento para os outros  talabartes, ele serve para facilitar o trabalho em uma situação onde você precisa ficar com as duas mãos livres e ajustando as pernas para que fiquem em um local seguro.

Trava-quedas

Outro equipamento essencial para trabalho em altura é o trava-quedas. Esse instrumento, junto com o talabarte, atuam principalmente em lugares onde há uma maior movimentação nos trabalhos em altura.

Sua função é basicamente travar o cinto de segurança em momentos de quedas ou movimentos bruscos garantindo a segurança do trabalhador. Vale ressaltar que, existem uma variedade de estilos de trava-quedas específicos para determinadas atividades em altura.

Por isso, é um equipamento que deve ser adquirido com ajuda de profissionais de segurança no trabalho dependendo da atividade que você irá desempenhar.

Capacete com jugular

Quando o funcionário está trabalhando em lugares mais altos, um capacete de proteção é também um equipamento que pode literalmente salvar sua vida. Em muitos momentos, o trabalhador fica exposto em situações de pancadas ou queda de objetos.

Por isso, usar capacete de proteção é algo indiscutível para sua proteção. Lembre-se de adquirir capacete com jugular, pois ele possui um sistema de fixação para não sair da cabeça diante de fortes movimentos ou vento.

Outro item na lista de equipamentos essenciais para trabalho em altura: Botinas de Segurança

Nosso próximo equipamento para segurança no trabalho de altura são as botinas. Elas por sua vez, evitam uma série de situações de risco como escorregões em cima de uma andaime. Além disso, ela protege os pés em casos de queda de ferramentas que podem facilmente machucar os trabalhadores caso eles não estejam com botinas de proteção.

Óculos 

Nossos olhos são muito sensíveis e são expostos a uma gama de partículas que pairam pelo ar como poeira, resíduos, materiais de construção, etc. Diante disso, os óculos de proteção tem um papel importante para proteger o trabalhador nessas circunstâncias.

Sem falar que ele ainda protege os olhos contra os raios solares e reflexos de luz no ambiente de trabalho. Apesar de simples e barato, o óculos é muito importante na lista de equipamentos essenciais para trabalho em altura. 

Luvas de segurança

Por último mas não menos importante temos as luvas de segurança. Importantes porque as mãos são as partes que mais ficam expostas durante qualquer atividade. As luvas irão proteger as mãos contra ferimentos de equipamentos, produtos químicos, dentre outros fatores.

Portanto, não deixe de usá-las independente da atividade que está prestes a realizar. 

Conclusão sobre os equipamentos essenciais para trabalho em altura

Esses equipamentos essenciais para trabalho em altura são fundamentais para manter a integridade e saúde do trabalhador. Eles são uma parte crucial em qualquer ambiente de trabalho, além de serem exigidos pelas normas de regulamentações brasileiras.

Agora você está pronto para alugar seu equipamentos de proteção individual com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂