Blog

Dicas de Obra

Como proporcionar mais segurança no canteiro de obras

Nos últimos anos, construtores e empreiteiros têm se dedicado a garantir mais segurança no canteiro de obras. Uma empresa que promove medidas de segurança terá um percentual de retenção maior em sua força de trabalho. 

Além disso, as medidas de segurança também criam condições de trabalho adequadas, resultando em melhor desempenho e um ambiente laboral mais agradável. Dessa forma, os responsáveis ​​pela segurança da construção são orientados ​​para criar e implementar medidas de segurança nas obras.

Se você quer saber como proporcionar mais segurança no canteiro de obras da sua construção, confira nossas dicas no artigo da semana! 

O que podemos fazer para adicionar mais segurança no canteiro de obras das construções? 

No Brasil, os índices de acidentes no trabalho são realmente bem altos em comparação com outros países pelo mundo. Isso provavelmente acarreta uma maior preocupação de quem está à frente das obras. Por isso, essas pessoas estão sempre em busca das melhores soluções, para uma maior proteção dos trabalhadores dentro do canteiro de obras.

As normas regulamentadoras como a NR18 e NR35 exigem uma série de condições no ambiente de trabalho para que os funcionários possam trabalhar com mais segurança e proteção. 

Abaixo, preparamos algumas informações valiosas para você proporcionar mais segurança no canteiro de obras. 

Fazer um planejamento da obra

Como em muitas situações da vida, um bom planejamento faz toda diferença no resultado final de projeto. No canteiro de obras não é diferente! 

Fazer um planejamento antes de iniciar uma construção é evitar uma série de problemas que podem surgir ao longo do caminho. Alguns exemplos são: maior custo de operação, tempo de conclusão, e claro, questões relacionadas à segurança e proteção dos funcionários.

Nos dias de hoje, com a evolução da informação e tecnologia, você facilmente consegue encontrar ferramentas que irão te ajudar a montar um planejamento eficiente e bem elaborado. 

Nesse planejamento deve haver informações sobre todas as etapas importantes que você precisa ter. Especialmente sobre os riscos que os trabalhadores podem encontrar em suas atividades, e com isso, executar meios para melhorar a prevenção dos mesmos.

Com planejamento, provavelmente vai haver mais segurança no canteiro de obras. 

EPI’s e sinalizações

Partindo para o segundo ponto de como propiciar mais segurança no canteiro de obras, temos a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s). Esses equipamentos conseguem prevenir uma vasta gama de situações onde o operário está correndo risco, como nos trabalhos feitos em altura. 

Além dos EPI’s, existe também os EPC’s que são os equipamentos de proteção coletiva.  Esses equipamentos são usados para trabalhos feitos em equipe. Dessa forma, aumenta-se a segurança entre os envolvidos em certas atividades da obra.

Alguns exemplos de equipamentos de proteção mais comuns usados para proporcionar mais segurança no canteiro de obras são:

  • Proteção da cabeça: capacetes
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro
  • Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões

Além disso, o uso de sinalizações indicando vias de acesso para a circulação dos operários ou avisos sobre produtos ou local de risco são fundamentais. Eles servem para reduzir o índice de acidentes, e também melhorar o fluxo de pessoas na construção. 

Mantenha a limpeza e organização para mais segurança no canteiro de obras

Construa o hábito de sempre realizar a limpeza e deixar tudo o mais organizado possível. Essa é uma medida que dá mais segurança no canteiro de obras especificados pela NR18. 

Você pode, por exemplo, planejar com antecedência o local onde será posicionado cada material e maquinário da obra. Dessa maneira, permite-se uma melhor organização dos equipamentos.

Evite também o acúmulo de entulhos ou sobras dentro construção, principalmente em locais onde há maior deslocamento de operários. Dessa forma, você consegue alinhar maior eficiência dos trabalhadores. Além disso, consegue aumentar a segurança do local evitando acidentes com ferramentas e outros materiais.

Faça uso da tecnologia 

Com o avanço dos meios de tecnologia e informação, cada vez mais empresas fazem uso desses recursos para melhorar suas capacidades. Na Construção civil não é diferente! Você pode facilmente hoje em dia contratar serviços para melhorar a gestão de praticamente tudo na obra.

Esses softwares realizam todo o monitoramento das atividades em tempo real permitindo que você faça uma leitura eficiente da obra. Assim, pode identificar problemas sem desperdiçar recursos. 

Mais uma dica para propiciar mais segurança no canteiro de obras: realize ações preventivas

Você provavelmente já ouviu a frase “é melhor prevenir do que remediar”. Pois bem, o mesmo se aplica em um ambiente de construção civil. 

Sendo assim, realizar inspeções de rotina nos equipamentos que são usados diariamente faz toda diferença. Dessa forma, dá para evitar acidentes ou até mortes envolvendo equipamentos com falhas de execução.

Diante desses fatos, é muito importante elaborar um planejamento preventivo a fim de minimizar qualquer risco que esses equipamento possam causar aos operários.

Conclusão

Se atentar aos recursos para gerar mais segurança no canteiro de obras é primordial para qualquer indústria da construção. 

Não esqueça também de contar com ajuda de profissionais de segurança no trabalho especializados em construção civil. Eles poderão prestar auxílio em seus projetos e conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no ambiente de trabalho.

Depois disso, você estará pronto para alugar ferramentas que dão mais segurança para o canteiro de obras com a gente! Não se esqueça de passar na Brasmetal e tenha acesso aos melhores preços e equipamentos do mercado! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! 

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂 

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar