Aluguel de equipamentos

Cuidados com a betoneira para melhor conservação

Cuidados com a betoneira para uma melhor conservação

Você conhece os cuidados com a betoneira que devem ser tomados durante a obra? É importante saber porque esse é um equipamento usado nos setores de construção em todo o mundo. A betoneira é projetada para uma finalidade simples e valorosa de misturar concreto com a consistência correta. 

No entanto, como qualquer peça de maquinaria pesada, elas precisa ser usada corretamente e mantida em conservação. Neste artigo, veremos alguns cuidados com a betoneira que você precisa ter para prolongar o uso da máquina. Vem com a gente!

Como funciona uma betoneira? 

Muito utilizado na construção civil, a betoneira trabalha com o mesmo princípio de um caminhão betoneira. Ambos têm um tambor ou balde oval grande que é girado constantemente. Assim, o tambor é sempre inclinado para garantir que todo o concreto seja bem misturado. 

Porém, como qualquer material que é usado frequentemente, alguns cuidados precisam ser feitos se você deseja aumentar a vida útil do equipamento. Dessa forma, listamos abaixo algumas orientações que fazem toda a diferença para prolongar a utilidade da betoneira.

Principais cuidados com a betoneira – Top 3 dicas

É comum que na cabeça de muita gente, a betoneira não precise de cuidado especiais. Porém, assim como qualquer outro equipamento, se você não tiver as devidas precauções, ela pode se deteriorar mais rápido do que deveria. Com isso, procure se atentar aos fatos logo abaixo, para prolongar o uso do maquinário no canteiro de obras.

Verifique se não há resíduos

Uma maneira eficaz de não deixar restos de concreto no tanque é incorporar uma pequena quantidade de cascalho com 2 baldes de água e depois esvaziá-lo. Isso deve ser feito quando você terminar de carregar e enquanto a máquina estiver em funcionamento. Dessa forma, você evita o acúmulo de cimento interno.

Aqueles que possuem betoneiras elétricas, movidas a gasolina ou a diesel precisam fazer umas verificações antes de  proceder com uma limpeza completa. Isto é: se o equipamento está desligado, verifique se o interior está limpo toda vez que você terminar os trabalhos de construção.

Lave bem depois de usá-la

No caso específico da betoneira, é essencial deixar suas máquinas nas melhores condições, o que implica em limpá-las após cada mistura. Dessa forma, você pode garantir que o tanque esteja pronto para qualquer mistura e impedir que o cimento seque por dentro. 

A remoção dos restos de cimento deve ser feita usando uma mangueira ou lavadora de alta pressão que expele a água sob pressão. Um dos cuidados com a betoneira é também evitar molhar o motor e as peças elétricas mais importantes. Quando houver algum resíduo que não possa ser removido, não bata na banheira ou no tambor. Lembre-se que isso pode desalinhar os mancais ou amassá-lo.

Processo final dos cuidados com a betoneira: secagem e armazenamento da betoneira

Após o processo de limpeza interna, você poderá se concentrar nas peças externas, como as rodas, as coroas e o volante (se houver). Se você deseja proteger o motor ao usar a lavadora de alta pressão, lembre-se dos cuidados. Envolva o equipamento com um material à prova d’água ou um pedaço de plástico para evitar que que o motor se molhe.

E na fase de secagem, você deve colocar a betoneira com a abertura voltada para baixo. Nesta posição, a água pode drenar melhor, o que acelera a secagem e evita a oxidação de suas partes. Além disso, protege o tanque. Isso impede que alguém coloque objetos dentro que possam representar um perigo.

Ao armazená-la, recomendamos que você use algum tipo de lona para cobrir maquinário. Assim, os tipos de lona à prova d’água são os mais recomendáveis pois são feitos de materiais resistentes às intempéries como a chuva.

Porque alugar uma betoneira é sua melhor escolha? 

Ao optar pelo aluguel de uma betoneira ao invés de comprar, você escolhe praticidade e baixo custo. Nós da Brasmetal oferecemos os melhores serviços de aluguel de betoneira. Veja abaixo as principais vantagens que você ganha com aluguel de betoneira através da nossa empresa.

  • Você não precisa se preocupar com a manutenção do equipamento;
  • Com o aluguel, você só paga o tempo de uso na obra;
  • Caso surja algum problema com o equipamento, nós fazemos a troca sem custo adicional;
  • Possuímos uma equipe qualificada para melhor lhe orientar sobre os cuidados com a betoneira;
  • Você não precisa se preocupar em armazenar a betoneira em algum espaço específico da obra quando ela não estiver em uso.

Diante dessas vantagens, fica claro que o aluguel é muito mais vantajoso do que a compra em si! Dessa forma, não deixe de entrar em contato conosco para solicitar sua betoneira e receber esses benefícios incríveis que só nós da Brasmetal oferecemos.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

 

Related Posts