Dicas de Obra

Como fazer terraplanagem do jeito certo

Como fazer terraplanagem de uma maneira eficiente

Você sabe como fazer terraplanagem da forma mais eficiente? Em muitos projetos de construção, a terraplanagem é uma das primeiras fases. Ela deve ser realizada adequadamente para garantir a estabilidade do terreno. Para isso, é necessário ter uma equipe especializada, tanto em máquinas quanto em mão-de-obra e consultoria.

Para te ajudar nessa etapa, preparamos algumas algumas dicas eficientes que poderão melhorar esse processo. Sabemos que é algo não muito simples de se fazer e por isso exige muita atenção e cuidados para garantir que tudo corra bem.

Acompanhe nosso artigo e aproveite as dicas de como fazer terraplanagem!

Como fazer terraplanagem?

Antes de realizar a terraplanagem, é preciso analisar todo o terreno onde o projeto será feito. Dessa forma, o próximo passo é estudar pontos como o tipo de solo, se há declividade ou aclividade e vários outros pontos importantes do terreno.

A partir dessa análise prévia é que você terá uma melhor noção dos tipos de maquinários necessários para o trabalho. Assim, alguns dos tipos usados são retroescavadeiras, tratores, escavadeiras, dentre outros. No geral, quando se fala em como fazer terraplanagem, os 6 processos de execução do projeto se baseiam em basicamente: 

  • Aterramento: O primeiro ponto é analisado quando há a necessidade de adicionar mais terra no local do projeto.
  • Escavação: A segunda etapa consiste na remoção de terra do local.
  • Deslocamento: O deslocamento é feito em lugares onde é preciso remover árvores e plantas do terreno.
  • Drenagem: Remoção de água do terreno.
  • Demolição ou remoção: Essa etapa é necessária em lugares onde já haviam edificações que precisam ser demolidas e consequemente a remoção dos destroços.
  • Compactação do solo: A última etapa da execução é feita com máquinas compressoras para realizar o assentamento do solo deixando-o com mais estabilidade. 

Agora que falamos um pouco de como é feita a terraplanagem, veja abaixo algumas outras dicas de como realizar uma terraplanagem com sucesso. 

As melhores dicas de como fazer terraplanagem com eficiência

Invista em profissionais da área 

Antes de se decidir pela compra de um terreno, lembre-se sempre de consultar a ajuda de um profissional especializado em terraplanagem. Assim, esse profissional será responsável por indicar o que pode ou não ser feito no terreno.

Planeje a utilização dos equipamentos 

Para realizar a remoção da terra, será necessário investir em equipamentos. Dessa forma, o mais indicado é logo de antemão agilizar o trâmite dessas ferramentas e máquinas, assim, você não deixa tudo para última hora. 

Limpeza da área

Para deixar o terreno mais limpo e estável possível, também é importante realizar a limpeza completa do lugar. Ou seja, uma das dicas de como fazer terraplanagem é remover todo o excesso de plantas, árvores, troncos e outros tipos de materiais presentes no ambiente. 

Uso correto das máquinas

Para um terraplanagem mais eficiente, considere também optar por máquinas de modelos mais recentes como as mini escavadeiras e mini carregadeira. Esses modelos de maquinários serão responsáveis por agilizar todo o processo do terreno deixando-o mais regulado e limpo.

Evite lugares com determinados problemas

Dependendo do lugar pelo qual você deseja realizar a terraplanagem, alguns problemas podem dificultar todo o trabalho. Assim como por exemplo lugares com grande número de construções, assim como em regiões de aterro sanitário. Dessa forma, nesses locais será necessário atuar com o uso de estacas mais profundas para alcançar o solo mais firme daquele terreno.

Conclusão sobre como fazer terraplanagem

A elaboração de uma terraplanagem, envolve muito estudo e cuidados. Eles devem ser feitos para evitar quaisquer tipos de problemas que possam surgir futuramente. Lembre-se que contar com a ajuda de profissionais é essencial para que tudo seja feito sem complicações.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais 🙂

Related Posts