Blog

Dicas de Obra

Lista de equipamentos indispensáveis na obra

Conheça a lista de equipamentos indispensáveis na obra

Com tantas listas de ferramentas para construção, fica difícil saber quais são os equipamentos indispensáveis na obra. São eles que facilitam as tarefas e processos que fazem parte do trabalho dentro da construção civil. São instrumentos altamente úteis para o trabalho diário dos construtores.

Sendo assim, para entendermos melhor sobre esses equipamentos com a função de agilizar a obra, preparamos uma essa lista super detalhada para você. Vem com a gente! 

Lista de equipamentos indispensáveis na obra

Colher de Pedreiro

Nosso primeiro item da lista é uma ferramenta de construção muito popular. Mas mais do que isso, elas são essenciais quando se trata de misturar materiais antes da aplicação. Além disso, também são usadas ​​na montagem de partições ou na limpeza de faces ou paredes verticais.

Desempenadeira

A desempenadeira por sua vez, é usada ​​para distribuir gesso, cimento ou qualquer outro material de colagem. É um clássico entre as ferramentas de alvenaria. Por isso, existem tamanhos diferentes para fornecer respostas precisas e de qualidade a todas as necessidades. 

Assim, dependendo da tarefa, existem desempenadeiras com alças mais abertas ou fechadas, para trabalhar materiais específicos e para acabamentos arredondados ou pontiagudos. É com certeza um dos equipamentos indispensáveis na obra. 

Nível

O nível é muito usado para verificar a horizontalidade ou verticalidade exata de um trabalho. Existem níveis de alumínio, plástico e ligas especiais. Embora seja recomendável ter dois tipos de níveis para trabalhar em condições ideais, há alguns que incorporam frascos tanto verticais e horizontais que facilitam muito na  medição de uma obra. 

De todas as ferramentas de construção, a pá pode ser a mais útil e talvez a mais utilizada. Ela é eficaz para uma variedade de finalidades. Pode ser usada para coletar entulho, construir valas, misturar materiais ou mover terra. Além do mais, existem modelos com acabamentos diferentes e a alça pode ser adquirida separadamente, dependendo dos gostos e necessidades. 

Um dos mais famosos dos equipamentos indispensáveis na obra.

Alicates

Ter um alicate é é indiscutivelmente importante. Portanto, comprar um que seja de boa qualidade faz total diferença. Com um alicate, você pode dobrar e cortar diferentes materiais no momento da construção. Sabemos que o alicate é um dos equipamentos indispensáveis na obra. Isso porque, para quase todos os tipos de tarefas é necessário um alicate. Principalmente ao realizar trabalhos hidráulicos ou elétricos e até mecânica na obra.

Martelo

Ter um martelo é necessário para qualquer tipo de atividade. Por mais simples que possa parecer, ter um que tenha tamanho e peso médios será mais que o suficiente.

Mais um na lista de equipamentos indispensáveis na obra: Chave de boca ajustável

A chave ajustável é outro tipo de equipamento muito utilizado no canteiro de obras. Ela é uma ferramenta de montagem com a qual os parafusos e porcas podem ser apertados sem grandes dificuldades.

Trena

As trenas são uma ferramenta de medição fundamental em qualquer tarefa de alvenaria. Sendo assim, uma trena permite medir um grande número de superfícies com uma precisão muito alta em distâncias curtas e médias.

Prumo

Outro dos equipamentos indispensáveis na obra é uma ferramenta de alvenaria muito utilizada para determinar um alinhamento vertical: o prumo. Ele é constituído de corpo pesado com uma alça na base principal que serve para medir a elevação de objetos como paredes, portas ou outras estruturas verticais que são geralmente mais longas.

Formões

Os formões são outro tipo de ferramentas manuais indispensáveis e são ideais para cortar, quebrar materiais e extrair argamassas. Assim, são caracterizados por serem operados em conjunto com um martelo, com o qual usamos para bater na base do ponteiro para pressionar a outra extremidade, facilitando a ruptura da superfície desejada. 

Serra

Em muitas tarefas, será necessário cortar madeira, tubos ou outros elementos não metálicos. E será nessas horas que você precisará de uma boa serra. E esse é mais um dos equipamentos indispensáveis na obra. Portanto, recomendamos que você adquira uma serra com lâmina de aço e 40 cm de comprimento, essa será a opção mais versátil e funcional.

Chave de fenda

Possuir um jogo de chaves de fenda, é sem dúvidas a melhor maneira de parafusar ou desparafusar determinados tipos de parafusos durante uma construção. Hoje em dia, você consegue adquirir chaves de fenda com diferentes tamanhos e estilos.

Acessórios

Por fim, não se esqueça de incluir parafusos, porcas , pregos, conexões, brocas, pregos, ganchos, chazo e âncoras de diferentes tamanhos e formas. Esses acessórios irão atendê-lo em qualquer emergência que provavelmente possa surgir ao longo dos trabalhos de alvenaria. Além disso, de nada adianta ter os equipamentos indispensáveis na obra e não ter seus complementos. 

Conclusão sobre os equipamentos indispensáveis na obra

As ferramentas acima, são equipamentos para agilizar a obra e são indispensáveis nos dias de hoje em qualquer construção civil. Além dos que você aprendeu, ainda existem outras variedades de equipamentos hidráulicos e elétricos e claro, os equipamentos manuais que facilitam a vida dos empreiteiros no canteiro de obras.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar