Aluguel de equipamentos

Saiba como usar roçadeira do jeito certo

como-usar-roçadeira-brasmetal-equipamentos

Quer aprender como usar roçadeira de forma simples? Esse artigo é pra você!

Se você tem grama em casa ou no seu empreendimento, é importante que a aparência dela esteja sempre bonita. O uso de roçadeiras, se tornou um item indispensável para realizar o trabalho com eficiência e rapidez.

Contudo, se você ainda não tem muita experiência com o assunto e não sabe como exatamente operar uma roçadeira, hoje iremos explorar esse assunto e te ensinar a manuseá-la do jeito certo. Vem com a gente!

O que é uma roçadeira?

Para você que chegou a esse artigo sem saber exatamente o que é uma roçadeira, vamos te ajudar com essa questão! A roçadeira nada mais é do que um equipamento que é composto por um motor e lâminas na parte inferior que servem para cortar a grama com mais facilidade.

Existem basicamente quatro tipos de roçadeira, são elas:

Elétrico

Se for para sua casa ou jardim, é sem dúvida a melhor opção. O preço é menor que o movido a gasolina. Além de ser mais prática e menos poluente.

Bateria

Esse modelo têm desempenho e autonomia assim como o modelo à gasolina. Entre suas vantagens estão: não gera fumaça, não polui e os níveis de ruído e vibração são inferiores aos movidos à gasolina. Entretanto, suas desvantagens incluem: esse modelo é mais caro e sua autonomia é um pouco menor.

2 tempos

O modelo de 2 tempos é o mais comum para quem sabe como usar roçadeira. No tanque, o óleo é misturado com a gasolina na proporção que geralmente é recomendada pelo fabricante.

4 tempos

Possuem 2 tanques, um para óleo e outro para gasolina. Eles são melhores, porém mas mais caros. Eles vibram menos, fazem menos barulho e consomem menos combustível.

Uma das perguntas mais comuns de quem quer aprender como usar roçadeira, é se pode utilizar a máquina na chuva. A resposta a essa pergunta é não. Isso principalmente no modelo elétrico, que possui circuitos que podem causar acidentes se for exposto à água da chuva. Portanto, é melhor evitar.

Dicas para escolher a melhor roçadeira

Ao escolher uma roçadeira, priorize por uma que seja poderosa o suficiente para a cortar com eficiência a vegetação que você planeja limpar. A máquina deve ter um excelente amortecimento de vibrações. Isso vai garantir que você tenha energia para trabalhar por um longo tempo sem se cansar.

Você pode ainda equipar sua roçadeira com arnês ergonômico para o melhor alívio, conforto e eficiência na hora de trabalhar com ela.

Como usar roçadeira

Mesmo você sendo um iniciante, cortar grama com uma roçadeira é mais simples do que parece.

Inicialmente você deve segurar a máquina com a área de corte paralela ao chão. Depois de ligada, como a roçadeira gira no sentido anti-horário, a melhor técnica de corte é fazer um movimento da direita para a esquerda. Contudo, se o seu gramado for muito alto, é melhor fazer o corte com um movimento em duas direções diferentes.

O primeiro movimento com a roçadeira deve ser feito para a direita. Isso permitirá que você corte o topo do crescimento do gramado. Em seguida, o segundo movimento deve ser oposto, ou seja, para a esquerda. Isso cortará o restante da grama e não se esqueça de se certificar para não deixar superfícies sem cortes.

Muitas pessoas se questionam em como usar roçadeira de forma mais célere. Para isso, o ideal é acelerar o equipamento até o fim quando você estiver fazendo o movimento da direita para a esquerda. Quando voltar (fazer o movimento inverso agora da direita para esquerda) o ideal é desacelerar um pouco para remover o excesso da grama com maior fluidez.

E por fim, não se esqueça da segurança, o uso de calças grossas e uma camisa de manga comprida protegerão suas pernas e braços. É aconselhável investir em luvas, óculos de proteção para os olhos e protetores auditivos se você ainda não os tiver.

Dicas básicas de manutenção da roçadeira

É importante se atentar a algumas práticas de manutenção e precaução que você deve ter com a roçadeira, como por exemplo:

  • Limpe o filtro de ar após o uso retirando-o, lavando com água e sabão, e logo após deixe secar e encaixe novamente.
  • Limpe a vela de ignição se estiver suja ou molhada, pois o motor nessas condições não liga.Evite misturar óleo e gasolina acima da quantidade a ser usada. A gasolina e o óleo podem ser armazenados por um longo tempo, mas a mistura se deteriora mais cedo.
  • Tente consumir todo o combustível do tanque antes de armazená-lo. Se não for utilizado por vários dias, é melhor mantê-lo com o tanque vazio.

É importante saber como desmontar roçadeira quando ocorre algum problema de mau funcionamento. Nesses casos, o ideal é consultar o manual do fabricante para saber maiores detalhes sobre esse assunto.

Além disso, mesmo que você seja expert em como usar roçadeira, sempre procure ajuda de um profissional para solucionar algum possível problema. Assim você evita futuros problemas e maiores prejuízos pela falta de conhecimento ao desmontar o equipamento.

Conclusão sobre como usar roçadeira

Saber como usar roçadeira é, sem sombra de dúvidas, um dos recursos mais adequados para cuidar da grama e deixar o jardim de casa sempre com uma aparência agradável e bonita.

Se você ainda não faz uso desse equipamento, considere fortemente em adquirir seu modelo o quanto antes, seus benefícios são realmente incríveis. Na Brasmetal, você pode realizar a locação da sua roçadeira pelo melhor preço.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar