Blog

Ferramentas

Disco de diamante: Corrija os problemas mais comuns

disco-de-diamante-principais-problemas-brasmetal-equipamentos

Apesar do disco de diamante ser um produto extremamente resistente, o uso indevido pode causar alguns inconvenientes. Diante disso, aprender a como evitar e solucionar alguns problemas que geralmente acontecem com esse objeto é uma tarefa importante para qualquer operador de máquinas, como uma esmirilhadeira. 

Portanto, hoje iremos discutir quais são os problemas mais comuns e como resolvê-los de maneira simples e prática.

O que é disco de diamante? 

Antes de mais nada, se você ainda não faz ideia do que é ou pra que serve disco de diamante, vamos te ajudar. Esse objeto, também conhecido como disco diamantado, nada mais é que o principal componente para realizar o corte em alguns tipos de máquinas, como as esmerilhadeiras e serra mármore. 

É geralmente mais usado para realizar cortes em concretos, tijolos, reboco e vários outros tipos de alvenaria. Seu uso vai depender do tipo que está sendo utilizado. 

Principais problemas com disco de diamante

A maioria dos problemas com os discos diamantados se devem a fatores externos, como a seleção inadequada dos discos. Veremos portanto, algumas dicas para você corrigir possíveis problemas ao usar esse objeto.

Perda de tensão e como consertá-la

A perda de tensão ao usar disco de diamante pode ser devido a diferentes fatores e não está necessariamente relacionada a defeitos no disco. Por exemplo, você pode estar usando o disco em uma velocidade muito baixa ou alta. Outra causa é que pode estar superaquecendo ou que haja baixo fluxo de resfriamento. 

Quanto às soluções, o problema pode ser evitado se o disco for utilizado na velocidade adequada e o uso de refrigeração na quantidade necessária. Da mesma forma, o disco deve ser usado apenas para trabalhos recomendados pelo fabricante.   

Rachaduras no corpo do disco

As fissuras no disco surgem quando o disco é muito duro para o material a ser cortado ou quando um disco de corte a seco é usado quando o material a ser cortado está úmido. Também podem ocorrer rachaduras quando a capacidade de revoluções por minuto é excedida, quando os rolamentos da máquina estão em más condições ou quando não está sendo refrigerada de forma suficiente. 

Para resolver este problema, deve-se verificar o bom estado da máquina, utilizar um disco bond mais macio, e não ultrapassar o RPM permitido e fazer sempre cortes no ângulo correto. 

Desgaste uniforme do segmento

Esse problema pode ser causado por fatores externos à unidade, como uma máquina com defeito ou refrigeração insuficiente. Outra causa é que ele tem um alinhamento incorreto. Portanto, neste último caso, basta verificar se o alinhamento da máquina e do disco de diamante está correto, além de haver uma refrigeração adequada. 

Ações que reduzem a vida útil do disco

O disco pode ter uma vida útil baixa se for selecionada incorretamente, está sendo utilizado em mau estado ou porque é usado com muita potência ou ainda porque corta muito rápido ou muito fundo. Neste último caso, o ideal é escolher um disco que seja  adequado para a tarefa a ser realizada, evitando exageros na velocidade e profundidade dos cortes realizados. 

Quando o disco não corta

Pode ser porque o disco de diamante está vitrificado, o disco errado foi escolhido ou porque não está sendo usada energia suficiente. A solução é escolher um disco de liga mais macio e fazer a seleção correta do produto. 

Conclusão sobre o disco de diamante

Os discos de diamante apresentam alguns problemas em determinadas situações, e como você viu, na maioria dos casos são por conta de causas externas. Saber diagnosticar esse problemas dará a você uma solução rápida para evitar maiores prejuízos.

Por fim, não deixe de consultar um profissional especializado. Mas, como dissemos em outros blogs, a solução ideal é optar pelo aluguel de equipamentos. Com o aluguel, você não precisará se preocupar com nenhum desses problemas! 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar