Blog

Ferramentas

Aprenda como usar lixadeira de correias abrasivas

como-usar-lixadeira-de-correias-abrasivas-brasmetal-equipamentos

Como todas as ferramentas de trabalho, a lixadeira de correias abrasivas usada incorretamente pode ser muito perigosa. Para evitar situações de risco e danos pessoais, é aconselhável levar em consideração alguns cuidados essenciais. 

Os cuidados com as lixadeira de correias abrasivas começam muito antes do uso direto. Para isso, devemos realizar um armazenamento seguro, utilizar os equipamentos de segurança pessoal necessários, fazer uma montagem adequada na máquina e adotar uma série de cuidados ao utilizar o equipamento.

Hoje, as máquinas de lixar incorporam medidas de segurança eficazes para prevenir acidentes e lesões pessoais. Manter esses dispositivos em boas condições é necessário para a segurança no trabalho. Da mesma forma, não devemos ignorar ou manipular os sensores de segurança do equipamento, a menos que seja necessário para a reparação ou manutenção da máquina.

Dicas de como usar lixadeira de correias abrasivas com segurança

A seguir, vamos explorar de maneira prática como usar lixadeira de correias abrasivas de maneira segura, portanto não deixe de conferir até o final todas as dicas.

Armazenamento

A lixadeira de correias abrasivas deve antes de tudo, ser armazenadas em condições adequadas de temperatura e umidade relativa (temperatura entre 18-20 ° C). Se essas condições não forem adequadas, os suportes da correia secam e tornam-se quebradiços ou ficam úmidos e acabam perdendo firmeza e resistência, o que pode gerar dobras ou rugas durante a operação, que como consequência costumam resultar em quebra inesperada do a banda

Se atente aos detalhes

Antes de colocar a correia de lixar na lixadeira, é uma boa ideia fazer uma verificação visual simples e confirmar se não há cortes ou rasgos nas bordas da correia. Além disso,  devemos ter um cuidado especial com as grandes correias abrasivas.

Pois ao retirá-las da embalagem você pode até se cortar com a ponta da correia, já que elas são um material bastante incisivo. Portanto, se atente a esses pequenos detalhes que fazem muita diferença. 

Durante o trabalho de lixamento, nunca devemos tocar na correia abrasiva durante o seu funcionamento, pois pode facilmente causar ferimentos graves.

Instalação da correia

Um momento crítico para a segurança durante o trabalho de lixamento é a ação de  posicionar e tensionar a correia abrasiva na máquina. Dependendo do tamanho da correia e da acessibilidade às polias da unidade de lixar, podem ocorrer dobras ou cortes invisíveis na própria correia, que como regra geral terminam em quebra inesperada para a surpresa do operador. 

Diante disso, consulte o manual de instruções para saber exatamente como realizar o posicionamento correto da correia. Uma vez que a correia da lixadeira tenha sido colocada nas polias, é conveniente ligar a máquina e operá-la sem carga de trabalho por alguns segundos. Durante este tempo devemos garantir o correto funcionamento da correia e estar atentos a ruídos estranhos que possam revelar algum dano ou anomalia.

Tensão da lixadeira de correias abrasivas

A tensão da correia abrasiva deve ser ajustada aos valores de pressão indicados pelo fabricante da lixadeira, não é um valor exato e a tolerância é geralmente mais ou menos 1 “bar”. 

Com uma baixa pressão de tensão, a correia permanecerá frouxa e pode escorregar e se soltar durante a operação. Por outro lado, o excesso de tensão pode causar a quebra da fita a qualquer momento.

Não se esqueça dos equipamentos de proteção

Os trabalhos com a lixadeira de correias abrasivas são muito variados e, dependendo do tipo de indústria e do tipo de máquina utilizada, os elementos de proteção individual são obrigatórios. Em geral, devemos ter o máximo cuidado em todos os trabalhos de lixamento manual nesses tipos de máquinas, são cuidados que se baseiam em:

  • Os óculos de proteção protegem nossos olhos de faíscas ou partículas de poeira lançadas em alta velocidade que podem nos causar um problema sério. As faíscas devem ser sempre direcionadas para baixo, longe do rosto ou corpo do operador, longe de lugares de material inflamável.
  • Luvas de proteção são especialmente necessárias para trabalhos de lixamento manual em que o operador segura a peça e a pressiona contra a lixadeira de correia abrasiva para realizar o movimento de lixamento. Para a proteção das peças é conveniente usar um avental que o proteja contra faíscas. O avental deve ser feito de um material não inflamável, como couro.
  • As máscaras ajudam a reduzir os riscos de inalação. Ferramentas abrasivas devem ser utilizadas com sistemas de sucção eficientes ou em áreas bem ventiladas, pois a poeira gerada no trabalho com alguns materiais pode ser muito prejudicial à saúde.
  • A proteção auditiva é também recomendada para todos os casos em que o trabalho é realizado manualmente, independente do nível de ruído.

Conclusão sobre a segurança da lixadeira de correias abrasivas

Aprender mais sobre o que é lixadeira de correias abrasivas e como usá-la de maneira segura, é a melhor maneira de cuidar da sua saúde e integridade física. Portanto, não deixe de colocar em práticas as dicas citadas ao longo do artigo.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

 

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar