Dicas de Obra, Paracisco

Paracisco: conheça os principais benefícios

beneficios-do-paracisco-brasmetal-equipamentos

O paracisco, também chamado de aparalixo ou bandeja de proteção, constituem mecanismos instalados nas construções para segurança dos trabalhadores e possíveis transeuntes. 

Elas são instaladas para prevenção de acidentes relacionados às quedas de materiais ou ferramentas. Obras que superem quatro pavimentos de altura se utilizam do equipamento.

Em seguida, apresentaremos os principais benefícios trazidos pelo equipamento. Salientando, primeiramente, a necessidade da correta instalação, com materiais apropriados e seguindo as normas e determinações vigentes. 

PARACISCO: NORMAS EM VIGOR, COMPONENTES E INSTALAÇÃO

A NR 18 estabelece todas as regras e parâmetros concernentes à instalação e utilização do paracisco. Podemos encontrar no documento a determinação de que ele seja construído já quando a primeira laje for concluída.

A área projetada da bandeja deve alcançar, perifericamente à construção, 2,5 metros horizontalmente e ter uma aba com inclinação de 45º, medindo 80 centímetros. Ao final, ela terá o formato similar à “mão francesa”. 

Qual o propósito? Que o objeto, ao cair sobre a bandeja, não seja projetado para fora após o impacto da queda.

Esta primeira a ser instalada é denominada bandeja primária e deve ser a mais resistente utilizada. Acima dela, a cada três pavimentos de altura se acrescenta uma bandeja, denominada bandeira secundária.

RESISTÊNCIA E CARGA

O que a NR 18 estabelece acerca da resistência dos materiais usados para a montagem dos paraciscos? Compreenda que a eficiência das bandejas está condicionada à retenção ou aparagem dos materiais que eventualmente sofram queda, evitando que se choquem contra o solo ou caiam sobre os trabalhadores.

Portanto, a instalação precisa ser cuidadosa e os materiais de boa qualidade, especialmente para a construção da bandeja primária. Quanto a fixação da bandeja existem duas regras que se aplicam, por sua vez, a duas situações distintas:

  1. Fixação BA – chumbada na parede: usada para reformas ou quando não os ganchos concretados; e
  2. Fixação FG – os ganchos são previamente concretados na estrutura para que a bandeja seja posteriormente acrescentada.

Quanto ao capacidade de impacto, embora não haja determinação específica na norma, é comumente aceito que as bandejas primárias devam suportar até 100Kg de carga e as secundárias até 70kg.

Para tanto, a estrutura do paracisco é construída em aço e o assoalhamento em madeira resistente. Cabendo ao responsável pela obra a devida inspeção dos materiais e do processo de instalação.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PARACISCO TRAZIDOS À OBRA

Conhecendo um pouco das características da bandeja de proteção, podemos já perceber os benefícios que lhe são inerentes. Vamos abordar aqui os principais alcançados pelo equipamento.

O primeiro benefício a ser mencionado é jurídico e procura atender a todos os envolvidos com a obra: proprietário, engenharia, empreiteira ou mestre de obras etc.

Cumprindo a determinação legal, sua instalação propicia segurança jurídica para o trabalho da obra, sem riscos de embargos ou complicações em casos imprevistos. 

Na sequência, é possível citar o inegável benefício à segurança dos trabalhadores. De tal forma, se cria uma atmosfera de tranquilidade para o desempenho de cada função. Ao mesmo tempo, a presença do aparalixo se torna uma constante lembrança da importância de procedimentos de segurança durante a realização do trabalho.

Outro benefício trazido consiste na preservação das ferramentas e diminuição do desperdício de materiais. Como sua queda é reduzida, a maioria desses equipamentos ou peças podem ser coletadas e aproveitadas na obra. Havendo, portanto, otimização dos recursos disponíveis.

Por fim, há o benefício trazido para manuseio e controle dos materiais. Como a queda ao chão é evitada, a circulação de pessoas e mercadorias se torna mais prática. Donde, o nome também adotado de aparalixo.

Dessa forma, toda a área térrea da obra fica desimpedida tornando eficiente o vai e vem de materiais e pessoas. Isso porque se torna mais fácil a preservação de um espaço limpo para o trabalhador e possíveis visitantes esporádicos.

CONCLUSÃO

Agora que você já conheceu os principais benefícios e utilização do paracisco na obra, já está pronto para alugar o seu com a Brasmetal. Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

 

Related Posts