Aluguel de equipamentos

Escora metálica: Por que usar?

por-que-usar-escora-metalica-brasmetal-equipamentos

Durante uma construção, para fundamentação da estrutura, há a fixação de elementos fixos – os quais integrarão a estrutura da obra – e elementos provisórios – que sustentam temporariamente a estrutura predial. Um dos recursos disponíveis para esse último propósito é a escora metálica.

Nas linhas seguintes, vamos demonstrar como esse instrumento se configura como o mais eficaz para ser utilizado na construção.

Em nosso argumento, exploraremos as características da escora metálica em comparação a outro dispositivo antigamente bastante utilizado. Então, passaremos às orientações de uso para finalizar nas vantagens ou benefícios de seu uso para o operacional na rotina de trabalho da obra.

ESCORA METÁLICA OU DE MADEIRA?

Pode-se afirmar tranquilamente que o surgimento das escoras metálicas representou grande avanço para a engenharia civil. Durante extenso período de tempo, os engenheiros apenas contavam com escoras de madeira para o reforço e escoras necessárias.

Todavia, atualmente se reconhece vários pontos negativos da utilização de madeira. Entre os quais, queremos destacar:

  • Do ponto de vista da sustentabilidade, uma vez que não permite reutilização devido aos danos causados já no primeiro uso; 
  • Da eficiência, uma vez que a madeira pode envergar e prejudicar o alinhamento ou segurança pretendida; e
  • Do ponto de vista da economia, uma vez que detém curta vida útil, demandando a compra de novas escoras constantemente.

Contrariamente, a escora metálica tem longa durabilidade, podendo ser utilizada em várias obras durante sua vida útil. Representando, portanto, ganhos para o meio ambiente e economia para a obra. 

O fato de que as escoras metálicas atendem melhor as necessidades das obras apenas é reforçado pela maior eficiência alcançada pelo metal. Ele tem mais resistência e menos possibilidade de ceder, gerando mais praticidade para utilização e mais segurança aos trabalhadores.

 

COMO UTILIZAR AS ESCORAS METÁLICAS?

As regras de utilização da escora metálica já se inicia em seu transporte. O qual deve ser realizado com o devido cuidado, respeitando as dimensões das escoras, para evitar e danos e consequentes prejuízos.

No momento de sua aplicação, deve se atentar para que o terreno esteja devidamente compactado e firme. Isso, para que não haja risco de a escora afundar no terreno, comprometendo a segurança da estrutura.

Ainda quanto a questão da segurança, é importante que ela seja instalada em um ambiente livre. Ou seja, apenas com a presença das pessoas estritamente necessárias para a colocação. 

Na mesma toada, se atente para que a resistência alcançada com a escora se adeque ao peso que ela sustentará. É ideal que o engenheiro efetue os cálculos necessários para determinar a área e peso que pode ser sustentado por uma escora. 

Dividindo, por fim, o tamanho da área total pelo número obtido, a fim de especificar quantas escoras serão necessárias. Desse modo, se obtém o perfeito travamento das escoras, através da tensão de forças igualmente distribuída pelos eixos verticais. 

Outro cuidado essencial para o momento da instalação abrange a colocação da carga (massa de concretagem) sobre as escoras. Em outras palavras, se deve evitar que excesso de carga seja colocado sobre um determinado ponto. Atente-se para a devida distribuição do peso.

Após a instalação, alguns cuidados de manutenção são relevantes. Por exemplo, o controle de circulação de pessoas e mercadorias na área. Do mesmo modo, atenção quanto às ferramentas e materiais para não se chocarem com as escoras.

 

QUAIS AS VANTAGENS PROPORCIONADAS?

Em nossa última etapa neste artigo, listamos as principais vantagens proporcionadas pela escora metálica:

  • Sustentabilidade – representada pela reutilização das escoras e redução no uso de madeira;
  • Economia – no mesmo sentido da vantagem anteriormente citada, não há a necessidade de novas compras a cada nova obra;
  • Segurança – maior resistência do material e maior controle sobre quanto de carga cada escora suporta, o que propicia segurança à obra e aos trabalhadores;

Então, retornando à pergunta inicial, podemos responder: porque oferece uma série de vantagens na comparação com a outra opção disponível, a saber, as escoras de madeira. 

Assim, temos uma ferramenta que desempenha a mesma função da anterior – menos prática – de modo mais eficaz e com vantagens extras aos usuários. O que nos permite definir a escora metálica como excelente instrumento da evolução na engenharia civil.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar suas máquinas e ferramentas com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

 

Back to list

Related Posts