Andaimes

Conheça as principais peças de andaime

pecas-de-andaime-brasmetal-equipamentos

Conhecer as peças de andaime é algo muito importante, pois somente dessa maneira é que se pode saber se a montagem do mesmo está sendo feita de modo correto e seguro. De fato, um uso errado de qualquer uma das suas peças pode gerar grandes problemas e acidentes.

Portanto, se você precisar usar os andaimes de modo recorrente nos seus projetos, em decorrência das necessidades existentes, este conteúdo é fundamental. Afinal, nele você irá conhecer as principais peças de andaime de modo simples e descomplicado.

Dito isto, que tal irmos dar uma olhadinha agora em quais são essas peças? Confira abaixo este conteúdo e descubra tudo sobre esses equipamentos!

Principais peças de andaime

Painel Metalizado com Tratamento Antiderrapante

Os andaimes possuem dimensões diferentes de painéis e, por esse motivo, é muito importante que você sempre busque entrar em contato com seu fornecedor de andaimes.

De modo geral, esses painéis costumam possuir cerca de 1,0 m ou 0,5 m, sendo que a cada metro de altura, dois desses painéis devem ser colocados paralelamente.

Barras Diagonais

As barras diagonais fazem parte da própria estrutura do andaime e servem para que ela tenha mais firmeza, pois ligam uma ponta da peça do andaime a outra. Elas são geralmente dispostas a cada 3 metros de altura.

É muito importante verificar constantemente se essas peças de andaime não estão soltas por algum motivo ou algo do tipo, pois desse modo pode-se evitar acidentes.

Barras de Ligação

As barras de ligação são conectadas aos painéis de andaime para unir torres a cada 3 metros de altura.

Essas peças de andaime jamais podem ser esquecidas, pois são elas que garantem uma maior estabilidade a toda estrutura.

Plataforma de Trabalho

A plataforma de trabalho é colocada sob o nível final do andaime, para que assim os trabalhadores possam realizar seus serviços.

Muitos dos acidentes que acontecem com andaime decorrem do mau posicionamento dessas plataformas. Por conta disso, é necessário garantir que elas estejam bem colocadas e seguras.

Uma das peças de andaime mais importantes: Sapata Fixa

A sapata fixa é colocada na base de um andaime, para que ele possa ter mais estabilidade. Essa peça deve estar presente em toda e qualquer estrutura de andaime.

Sapata Regulável

Muitas vezes acaba sendo necessário montar o andaime em locais onde o terreno é irregular. Nesses casos é preciso usar sapatas reguláveis. Essas peças de andaime se ajustarão de acordo com o terreno, proporcionando mais segurança.

Rodas de PU

Em locais nivelados, as rodas de pu são usadas para que o andaime possa ser movimentado. Desse modo, acaba sendo mais prática trabalhar com esse equipamento, otimizando a produtividade da obra.

Escadas

As escadas são utilizadas para facilitar a movimentação dos trabalhadores do chão até a plataforma de trabalho.

Elas devem ser posicionadas com o máximo de segurança possível, para que não haja nenhum problema no seu uso.

Outra das peças de andaime fundamentais: Guarda-Corpo

O guarda-corpo é colocado nas laterais da plataforma de trabalho, para que não se corra o risco de quedas. É preciso que ele seja muito firme de boa qualidade, pois é a última linha de proteção dos operários.

Portanto, certifique-se de que o guarda-corpo está bem montado e evite possíveis acidentes.

Rodapé

O rodapé é colocado em todo o perímetro da área de trabalho, para que quedas de ferramentas sejam evitadas. Afinal, sem querer, o trabalhador pode deixar cair uma ferramenta e ferir alguém que esteja passando ali embaixo.

Conclusão sobre as peças de andaime

Agora que você já conhece as principais peças de andaime, é importante sempre checar se elas estão presentes na estrutura que está sendo montada, para que assim a segurança seja garantida. Na Brasmetal nós trabalhamos de acordo com todas as normas de segurança e qualidade!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse! E não deixe de alugar seu andaime com a gente! Somos especialistas no mercado e estamos prontos para te atender!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui.  Além disso, também contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

 

Back to list

Related Posts