Andaimes

Torre de Andaime: o que é e pra que serve

o-que-e-torre-de-andaime-brasmetal-equipamentos

A torre de andaime corresponde a um modo de se utilizar o andaime, sendo que ela pode ser criada com andaimes de alumínio, multidirecionais ou de aço. Ela quase sempre está situada de forma paralela a uma estrutura fixa, na qual está ancorada, para que assim haja mais segurança.

Com essa torre acaba sendo possível trabalhar em alturas elevadas com segurança e praticidade, garantindo assim mais proteção para os trabalhadores.

Entretanto, é importante ressaltar que em alguns casos as torres de andaime podem ser montadas isoladamente, embora haja a necessidade de se fazer um cálculo a respeito da auto-estabilidade da estrutura, para que não haja nenhum risco.

Seja como for, é necessário que a torre sempre seja montada de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante do material e de um profissional capacitado.

Para que serve?

Existem várias utilidades para uma Torre de Andaime, sendo que em muitos casos ela pode ser utilizada para:

  • Alocação de materiais na construção (Tijolos, telhas, etc);
  • Acabamentos em obras;
  • Reparos;
  • Entre outros.

De modo geral, uma torre sempre será utilizada quando houver a necessidade de se trabalhar em uma altura elevada com segurança, praticidade e eficiência.

Como montar uma torre de andaime?

Caso a Torre de Andaime seja montada paralelamente a uma estrutura fixa, o processo se torna muito mais simples. Nesse caso será necessário apenas ir encaixando as estruturas e utilizando os materiais recomendados para prender o andaime a estrutura.

Isso muda um pouquinho com as torres de andaimes que são montadas de forma isolada. Nesse caso é necessário primeiramente levar em conta o tipo de material que está sendo utilizado.

Afinal, andaimes de aço e andaimes de alumínio possuem pesos completamente diferentes, o que influencia diretamente na estabilidade da estrutura.

Em sequência, é preciso seguir as seguintes regras:

  • A altura máxima do andaime não pode ser 4x maior do que o seu lado menor em espaços internos sem vento;
  • Em espaços internos com vento a altura máxima deve ser de 3x o lado menor dos andaimes.

Também é necessário que:

  • Sejam colocados estabilizadores nas pernas do andaime;
  • Contrapesos sejam utilizados para garantir estabilidade;
  • A estrutura sempre que possível seja amarrada a objetos fixos e pesados;
  • Todas as opções citadas aqui sejam combinadas da melhor maneira possível.

Caso tudo isso seja seguido adequadamente, a Torre de Andaime será montada de modo muito seguro.

Todavia, é novamente importante ressaltar que tudo aquilo que for utilizado na própria torre ou como objeto de sustentação deve entrar no cálculo final, para que assim não haja nenhum tipo de risco.

Quais são as vantagens em se utilizar uma Torre de Andaime?

A Torre de Andaime pode trazer grandes vantagens na sua utilização. Veja quais são elas a seguir:

Aumento da segurança

Como a estrutura é muito bem encaixada, geralmente está ancorada em algo fixo e possui um cálculo para ser feita da forma certa, sua segurança é muito alta.

Desse modo todos os trabalhadores que a utilizarem não irão correr risco algum, o que é muito importante em um ambiente de construção ou reparos.

Não há sequer uma comparação nesse quesito entre as torres de andaime e outros métodos de trabalho, como escadas, por exemplo.

Ganho de praticidade

O trabalho com as torres de andaime pode parecer um pouco complicado a primeira vista, mas isso não é uma realidade. Elas na verdade trazem muita praticidade a toda estrutura, fazendo com que assim seja possível realizar mais tarefas em um tempo muito menor, melhorando a produtividade de toda a obra!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

 

Back to list

Related Posts