Blog

Dicas de Obra

Saiba como fazer o descarte de entulho da obra

como-fazer-o-descarte-de-entulho-da-obra-brasmetal-equipamentos

Durante muito tempo o descarte de entulho em obras sempre foi feito de maneira incorreta, prejudicando o meio-ambiente e contribuindo significativamente para a poluição. Aliás, isso ainda é algo muito comum nos dias de hoje.

Tanto é que em muitos casos os entulhos são descartados em vias públicas, terrenos baldios, rios, lixões clandestinos ou até mesmo são queimados na própria obra, de maneira totalmente ilegal.

Entretanto, cada vez mais as prefeituras e o próprio governo como um todo tentam regular o descarte de entulhos, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.

Para te ajudar a se enquadrar dentro das principais diretrizes vigentes nós vamos mostrar como você pode fazer o descarte de entulho da obra corretamente. Confira:

O que é entulho?

O entulho representa todo o material residual de uma construção, escavação, demolição ou reforma.

Exemplos clássicos de entulho são:

  • Restos de tijolo;
  • Madeira;
  • Serragem;
  • Areia;
  • Terra;
  • Gesso;
  • Pedregulhos;
  • Concreto;
  • Aço;
  • Isopor;
  • Plástico;
  • Papelão.

Todos eles devem ser adequadamente descartados, para que assim a sua obra possa estar 100% correta em relação a esse aspecto.

O que a legislação federal diz sobre descarte de entulho?

A Legislação Federal dá aos municípios o poder de elaboração de Planos Municipais de Gestão de Resíduos da Construção Civil, de modo que as regras possam mudar um pouco de cidade para cidade.

Porém, geralmente são delimitadas áreas específicas para o descarte e regras para que ele seja feito da maneira certa. Já quem está construindo deve ter o cuidado de gerenciar melhor os resíduos, diminuir sua incidência nas obras, reciclar materiais e promover a reutilização sempre que necessário.

Também é muito importante que as empresas responsáveis pela coleta tenham o cuidado de direcionar esse entulho para o local delimitado pela prefeitura para que assim tudo possa estar dentro da lei.

Nesse processo, você acaba sendo o responsável por verificar se a empresa de entulho realmente está fazendo um trabalho adequado, pois se ela não estiver você infelizmente estará pagando por um serviço prestado de maneira inadequada.

Então será necessário trocar de empresa e solicitar a autoridades locais que verifiquem as condições dessa empresa em questão.

A importância de todo esse cuidado está ligada principalmente a manutenção da saúde dos nossos rios, nascentes e do próprio solo como um todo. Até porque o descarte de entulho em grande quantidade pode colaborar de maneira significativa para problemas como as enchentes.

Ou seja, o cuidado com os entulhos não está ligado a políticas feitas para dificultar a sua obra, mas sim com a preservação do nosso meio-ambiente como um todo.

Como posso fazer o descarte de entulhos da minha obra?

Para começar, é preciso definir a natureza de cada um dos materiais, verificando se eles podem ser reciclados ou reutilizados.

Caso possam, cabe a você entrar em contato com empresas que fazem a reciclagem para que esse material possa ser destinado ao local correto. No caso da reutilização, isso acontece dentro da própria obra, de modo que o material só tenha que ser descartado no futuro.

O descarte de entulho deve ser feito com empresas credenciadas para a prestação desse tipo de serviço, que irão levar os materiais para o local adequado.

Ainda sim, é muito importante que você entre em contato com a prefeitura para que possa haver uma melhor orientação do que deve ser feito no seu caso, fazendo assim com que o descarte e a reciclagem sigam as regras municipais.

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar