Blog

Dicas dia a dia

Aprenda tudo sobre a voltagem dos equipamentos

tudo-sobre-voltagem-dos-equipamentos-brasmetal-equipamentos

Muita gente tem dúvidas sobre a voltagem dos equipamentos. Por isso, não é nada raro ver uma pessoa plugar o seu equipamento na tomada e ver ele sendo queimado imediatamente por conta da voltagem diferente. Afinal, se a tensão que passa pela rede elétrica não for compatível com a máquina ela simplesmente vai pifar.

Aqui no Brasil existem dois padrões de voltagem, que são o 110 V e o 220 V. Na maior parte do país o 110 V é o padrão mais aceito, enquanto alguns outros estados usam o 220 V.  Claro, também existem os bivolts, que se adequam a qualquer tipo de voltagem.

Todavia, esse assunto sempre acaba sendo muito confuso e dando uma boa dor de cabeça, então é muito importante entendê-lo um pouco melhor. Por conta disso, nós vamos ver a seguir um pouco mais sobre a voltagem dos equipamentos, para que assim todo o assunto fique mais esclarecido. 

Quais são as diferenças entre a voltagem dos equipamentos?

A diferença entre os equipamentos de 110V e 220V está ligada à intensidade da energia que é necessária para que o aparelho funcione. Ou seja, a única coisa que efetivamente muda é a corrente que passa nos fios. 

É por esse motivo que um aparelho de 220V não funciona quando está ligado a uma rede de 110 V. A energia não é suficiente para que ele possa funcionar. 

Do mesmo modo, é isso que faz um aparelho de 110V queimar quando está ligado a uma rede de 220V, pois é energia demais para ele.

De qualquer maneira, essa diferença básica que existe entre os equipamentos acaba gerando outras três pequenas diferenças:

Geração de calor

Os equipamentos com 220V possuem uma corrente menor e isso faz com que o calor perdido nos fios elétricos seja menor. Já os equipamentos de 110V geram mais calor devido a corrente elétrica maior, o que faz com que seus fios sejam mais robustos, para evitar acidentes.

Riscos de choque

Se bem cuidado, é muito improvável que um aparelho possa lhe dar um choque. Entretanto, saiba que um aparelho de 220V pode te dar um choque duas vezes mais intenso do que um equipamento de 110V, então é sempre importante tomar muito cuidado.

Sobrecarga de rede

Os aparelhos de 110V necessitam de uma corrente maior para funcionar, fazendo com que ao serem ligados muitos equipamentos de uma única vez haja a possibilidade do disjuntor desarmar devido a sobrecarga da rede elétrica.

Por isso, é muito importante ficar atento à voltagem dos equipamentos.

A voltagem possui alguma influência nos equipamentos?

Não. O seu equipamento funcionará muito bem, seja com uma voltagem de 110V ou com uma voltagem de 220V.

Qual é a voltagem dos equipamentos mais indicada para obras e residências?

A voltagem de 220V é indicada para obras e residências que necessitam de uma grande quantidade de energia por possuírem muitos itens ligados ao mesmo tempo. 

Isso acontece porque essa voltagem necessita de uma corrente menor, o que diminui os riscos de uma sobrecarga.

Entretanto, obras de pequeno e médio porte devem optar pela voltagem de 110V, já que em muitos estados ela é quem domina a infraestrutura geral.

Qual voltagem interfere mais na minha conta de luz?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é a voltagem dos equipamentos que determina o consumo de energia de um aparelho, mas sim sua potência.

Todavia, é natural que os aparelhos de 220V sejam um pouquinho mais econômicos, mas de qualquer forma é sempre importante fazer uma análise prévia e verificar se o aparelho que você deseja comprar é econômico ou não.

Ficou com alguma dúvida sobre a voltagem dos equipamentos? Deixe o seu comentário aqui para que a gente possa esclarecer a sua dúvida!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar