Dicas de Obra, Ferramentas

Martelete rompedor: tudo que você precisa saber

O Martelete rompedor é um equipamento muito importante dentro de uma construção, dada a sua grande capacidade de lidar com trabalhos mais pesados e que antigamente eram feitos de maneira braçal.

Porém, infelizmente, ele ainda é pouco usado nas construções, principalmente porque existe um conhecimento limitado em relação a ele. Para mudar essa situação, decidimos criar este conteúdo e mostrar de maneira detalhada tudo o que você precisa saber sobre o martelete rompedor.

Portanto, confira este conteúdo na íntegra e conheça cada uma das especificidades desse equipamento único!

O que é um martelete rompedor?

Quando ouvimos falar sobre um “martelete rompedor” nós logo fazemos uma associação com algo grande e altamente destrutivo, mas isso está longe de ser verdade. De fato, esse equipamento é relativamente pequeno e pode ser manuseado facilmente.

O Martelete consiste em um pequeno maquinário que pode ser utilizado com um conjunto diverso de brocas, para que seja possível otimizar o seu funcionamento da melhor maneira possível.

Para que serve um martelete rompedor?

De modo geral, podemos dizer que um martelete rompedor possui como sua principal serventia a perfuração de estruturas formadas por cerâmicas ou concretos, nas mais diversas obras.

Ou seja, se você precisa quebrar pisos, colunas de concreto, vigas ou qualquer outra estrutura dessa natureza, esse é certamente um dos equipamentos mais adequados.

Além disso, o martelete costuma ser usado também para a criação de canaletas em paredes para que a tubulação possa ser montada, assim como a perfuração do asfalto em casos específicos.

Uma das grandes vantagens do martelete é a sua segurança e eficiência. De fato, como ele é menor e possui uma força mais concentrada, é possível fazer a demolição de uma viga ou coluna sem prejudicar a estrutura como um todo. 

Todavia, é preciso ressaltar que existem diferentes tipos de martelete e que cada um deles deve ser usado em uma ocasião específica. Isto é, se você possui uma necessidade mais leve, não é necessário comprar um martelete industrial. O ideal é ficar na versão doméstica.

Já se você tem uma necessidade maior, optar por algo mais profissional é o mais indicado, pois isso não somente irá otimizar o seu serviço como também irá garantir a vida útil do seu equipamento.

Para que você possa entender isso de uma forma um pouco mais clara, explicaremos a seguir as classes de marteletes, ok? Veja:

Martelete Simples

O martelete simples é indicado para quem precisa fazer o uso desse equipamento por Hobby. Em outras palavras, somente quem está fazendo reformas na sua casa ou algo do tipo deve optar por esse tipo de martelete.

Ele tem dimensões menores e um peso mais leve, o que ajuda nos trabalhos longos e maçantes. Além disso, tem uma ótima velocidade, durabilidade e segurança, sem contar o grande conforto que ele proporciona para quem o está utilizando.

Martelete Profissional

Já o martelete profissional é totalmente indicado para serviços mais pesados, geralmente exigidos dentro da construção civil.

Se você usar um Martelete Simples nesse caso, existem grandes chances de que ele acabe sofrendo muito para realizar o trabalho, o que naturalmente vai fazer com que você perca muito tempo para realizar o que é necessário.

Uma das grandes vantagens desse tipo de martelete é o fato de que ele geralmente possui 3 modos diferentes de operação, o que ajuda a alternar o modo de trabalho até que ele fique mais fácil.

 Martelete Industrial

Por fim, nós temos o Martelete Industrial, que é indicado para profissionais que realizam os serviços mais pesados, que geralmente envolvem um impacto muito elevado contra estruturas que apresentam uma durabilidade alta.

O Martelete Industrial consegue dar conta do recado justamente por conta da sua potência elevada, que pode chegar a aproximadamente 1600 watts.

Também é importante destacar que os marteletes mais desenvolvidos para a função industrial contam com sistemas próprios que tornam o trabalho de quem está manuseando o equipamento mais prático e tranquilo.

Principais vantagens do Martelete Rompedor

Para que você possa entender ainda mais sobre o Martelete Rompedor nós vamos te mostrar as principais vantagens desse tipo de equipamento. Isso te ajudará a ter uma noção clara dos benefícios atrelados ao seu uso dentro de uma reforma ou construção. Confira:

Torna o serviço mais rápido

Imagine ter de utilizar uma talhadeira manualmente para conseguir quebrar a cerâmica do banheiro que você deseja reformar. Ou melhor, imagine ter de utilizar um ponteiro e uma marreta para quebrar uma coluna. Poucas coisas podem ser mais sofridas e demoradas do que isso.

É justamente por conta da otimização de tempo e esforço que o martelete rompedor acaba sendo uma excelente opção. É possível realizar um trabalho em um período de tempo muito menor, tornando o serviço mais rápido.

Reduz os riscos estruturais

Os riscos estruturais para uma determinada construção geralmente estão atrelados a vigas, colunas e demais estruturas que podem servir como um suporte para que aquela edificação se mantenha de pé.

Quando a quebra de uma coluna é feita, pode ser que haja um risco estrutural, mesmo que ela possa ser quebrada. Isso acontece principalmente pelas vibrações que acabam acometendo a estrutura principal, o que pode gerar rachaduras e outros tipos de problemas.

O uso do martelete diminui esse tipo de risco, pois não há um impacto tão agressivo sobre os elementos estruturais. Ou seja, com o uso desse equipamento não é necessário se preocupar com a saúde estrutural da edificação em momento algum.

Representa uma grande economia para a sua obra

O Martelete Rompedor representa uma economia nos mais variados sentidos:

  • Diminui a mão-de-obra necessária para a quebra de elementos;
  • Otimiza o tempo da obra;
  • Evita custos adicionais com reparos.

Em outras palavras, ao investir um pouco mais para adquirir um equipamento de alta qualidade você terá uma redução sistêmica nos custos da sua obra. Em questão de alguns meses, dependendo da quantidade de trabalho existente, a economia proporcionada por esse aparelho já será suficiente para compensar o investimento que foi realizado.

É fácil de ser manuseado

Existem diversos equipamentos que são muito utilizados em casos de demolição. O próprio rompedor tradicional é um deles. Porém, a parte ruim disso é que, de modo geral, esses equipamentos são muito pesados ou técnicos, gerando complicações no manuseio.

Em contrapartida, o martelete rompedor é absolutamente simples no que se diz respeito ao seu uso, fazendo com que não haja nenhuma dificuldade para que qualquer pessoa consiga fazer o seu manuseio, necessitando apenas de poucas instruções prévias.

Conta com diferentes versões

Por fim, como você já viu anteriormente, o martelete rompedor conta com diferentes versões, o que é ótimo para quem possui uma necessidade específica e não deseja comprar um equipamento que seja aquém daquilo que precisa.

Nesse caso, é muito importante que você faça uma avaliação clara da sua necessidade e verifique qual tipo de martelete é mais indicado, afinal de contas, isso vai definir a efetividade do equipamento na sua obra.

Caso tenha alguma dúvida para fazer isso, por favor, entre em contato conosco para que possamos te auxiliar da melhor maneira possível. Dessa forma você poderá ter acesso ao martelete rompedor ideal de uma maneira rápida, prática e com a garantia de que estará comprando o que há de melhor!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Related Posts