Ferramentas, Aluguel de equipamentos

Saiba quais os principais tipos de serra e suas utilidades

principais-tipos-de-serra-brasmetal-equipamentos

Você sabia que atualmente existem diversos tipos de serra? Sabia também que cada um desses tipos possui uma utilidade específica que pode auxiliar muito quem trabalha com a construção civil?

Ah, e se você precisa fazer apenas uma reforma, saiba que conhecer os tipos de serra também é algo muito importante, pois esse conhecimento será necessário em algum momento.

No conteúdo de hoje a gente vai te contar tudo sobre o assunto, mostrando quais são os principais tipos de serra e quais são suas utilidades. Confira!

O que é uma serra?

A serra é um equipamento construído para a realização de cortes em vários tipos de materiais, que podem variar entre madeira, metal, plástico e outros.

Ela possui um disco dentado que auxilia no processo de corte, permitindo que ele seja feito mais rapidamente e com mais segurança.

Principais tipos de serra

Veja a seguir quais são os principais tipos de serra:

Serra manual

A serra manual também é conhecida como serrote ou serra de mão, afinal, ela é utilizada manualmente, conforme o seu próprio nome já diz.

Esse tipo de serra costuma ser muito utilizada para cortes mais simples, principalmente em estruturas de madeira ou similares.

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de serras manuais, sendo que cada uma delas possui suas próprias características. Veja a seguir quais são esses tipos:

Serrote de costas

É altamente recomendado para o corte de madeiras com mais de uma folha.

Serra de caixilhos

Entre os muitos tipos de serra, esse é ideal para cortes em molduras, ripas e entalhes.

Serra de painéis

Permite um corte sem a necessidade de furos, devido ao seu nariz dentado.

Serra de enquadrilhas

Possui um guia de corte, para que assim a sua precisão seja praticamente perfeita.

Serra universal

Ideal para cortar quantidades elevadas dos mais variados tipos de materiais, como madeira, plástico e metal.

Serra de metais

Esse tipo de serra ser usada tanto para cortar metais, quanto madeira, plástico e até mesmo outros materiais.

Serra para concreto

É utilizada para o corte de objetos de alta complexidade.

Um dos principais tipos de serra: Serra elétrica

A serra elétrica também possui diferentes modelos, sendo que cada um deles é utilizado em uma área específica.

Vamos ver a seguir quais são eles:

Serra elétrica circular

A serra elétrica circular é utilizada para a execução de cortes em madeiras, porém, o seu disco pode ser trocado para que ela seja capaz de lidar com outros tipos de materiais.

Porém, esse modelo de serra não deve ser utilizado em pedras, metais de carbono, alvenaria ou painéis com pregos, pois isso pode prejudicar o seu funcionamento.

Serra elétrica tico-tico

Um dos tipos de serra mais conhecidos, a serra elétrica tico-tico é utilizada para cortes precisos em materiais como a madeira, o plástico e a cerâmica.

Serra elétrica mármore

A serra elétrica mármore é utilizada para cortar materiais mais grossos e resistentes, como tijolos, pedras, pisos e até mesmo paredes.

Aliás, é importante que você tenha sempre por perto discos diamantados para usar em conjunto com essa serra, já que isso permite que ela trabalhe com uma eficiência maior.

Serra elétrica fita

A serra elétrica fita é sem dúvida alguma um dos tipos de serra mais versáteis existentes em todo o mercado. Você pode realizar cortes, curvos, retos e até mesmo irregulares.

Ou seja, ela funciona de uma forma que é super agradável para o seu usuário.

Serra elétrica meia esquadria

Muito utilizada em construções e projetos de marcenaria, a serra elétrica meia esquadria é capaz de criar cortes muito precisos em ângulos entre 45° e 90°, o que pode fazer toda a diferença em um acabamento, por exemplo.

Viu? Existem diversos tipos de serra, cada um deles adequado a determinadas situações. Utilizando o modelo correto, você consegue aplicar ainda mais eficiência à sua obra!

Ficou com alguma dúvida sobre esses modelos? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar no que for preciso. 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Related Posts