Aluguel de equipamentos, Ferramentas

A importância do mangote na construção civil

importancia-do-mangote-na-construcao-civil-brasmetal-equipamentos

Embora seja muito utilizado, é incomum que o mangote receba os créditos que merece dentro da construção civil. Mesmo muito importante, ele acaba sendo visto como apenas mais uma ferramenta entre tantas outras.

Porém, na prática a história não é bem essa. São poucas as ferramentas que conseguem ser tão essenciais para a construção civil ao ponto de influenciarem significativamente na produtividade de um canteiro inteiro.

De fato, para que você entenda um pouco mais sobre essa ferramenta, nós fazemos questão de lhe mostrar tudo aquilo que você precisa saber sobre ela. Confira:

O que é um mangote?

O mangote é uma espécie de tubo flexível muito utilizado dentro da construção civil, que geralmente é utilizado para duas grandes finalidades: transporte de concreto e vibração de concreto.

Para cada uma dessas finalidades nós temos um tipo específico de mangote.

Aquele que é utilizado para o transporte de concreto geralmente se apresenta como uma série de tubos que são conectados para que o transporte do concreto seja feito por meio deles.

Isso garante mais velocidade ao processo de concretagem, influenciando diretamente na produtividade do canteiro de obras.

Já o segundo tipo é o mangote de vibração, que é utilizado para que o concreto seja perfeitamente vibrado.

 A seguir vamos explicar a importância geral desse tipo de ferramenta:

Auxilia o concreto a preencher todos os espaços

O concreto acaba preenchendo todos os espaços por conta do processo de vibração, que serve exatamente para essa finalidade.

Veja, como o concreto possui uma estrutura um pouco mais resistente, existe a possibilidade de que ele não alcance todos os espaços dentro de uma caixaria.

Para que isso não aconteça, é realizada a vibração, que obriga o concreto a ir para todos os espaços.

O mangote vibrador serve para este fim, conseguindo vibrar o concreto de maneira automática, sem exigir nada do seu utilizador.

Garante uma melhor qualidade do concreto

Também é importante ressaltar que o processo de vibração é essencial para que a qualidade do concreto seja a melhor possível.

Caso não seja feita a vibração, é possível que surjam diversos buracos no concreto, que podem influenciar significativamente na sua resistência ao longo do tempo.

E, como você já deve esperar, essa garantia de qualidade é feita por meio do mangote vibrador, que será utilizado para que o concreto possa se estabelecer em todos os espaços vazios.

Permite que a concretagem seja feita rapidamente

O concreto é um tipo de substância que possui um tempo de secagem específico, sendo que ele precisa ser completamente colocado em fôrmas antes que esse tempo chegue ao fim.

Em determinadas obras isso pode ser muito complicado, principalmente pela relação de altura. 

Nesse caso, a melhor opção é utilizar o mangote, pois ele vai bombear o concreto para vários andares acima, agilizando todo o trabalho.

Uma concretagem que poderia levar o dia inteiro para ser realizada poderá ser finalizada em questão de poucas horas.

Torna o trabalho mais produtivo

O mangote é capaz de tornar o trabalho mais produtivo. Pense por exemplo o quão complicado seria passar horas e horas fazendo a vibração de modo manual, por meio de marteladas na caixaria.

Ou então, pense no quão complicado seria fazer o transporte de grandes quantidades de concreto para alturas elevadas.

Pois é, não seria a coisa mais simples do mundo. É por isso que o mangote é tão importante na construção civil. Ele é capaz de acelerar a produtividade de todo o canteiro de obras em tarefas complexas e que geralmente são demoradas.

Ou seja, podemos dizer que, sem dúvida alguma, o mangote é uma ferramenta essencial na construção civil!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Related Posts