Blog

Dicas de Obra

Como manter a segurança do trabalho no canteiro de obras

seguranca-do-trabalho-no-canteiro-de-obras-brasmetal-equipamentos

Manter a segurança do trabalho no canteiro de obras deve ser uma prioridade de todos aqueles que, de alguma forma, estão relacionados à construção civil.

Esse meio é muito conhecido pela sua elevada taxa de acidentes, provenientes de detritos, materiais, quedas e muitos outros motivos.

Porém, é preciso se lembrar que todos esses acidentes podem ser totalmente evitáveis. 

Dito isto, nos comprometemos a mostrar aqui algumas dicas para que você possa manter a segurança do trabalho no canteiro de obras com mais facilidade. Confira!

Dicas que tornam mais fácil manter a segurança do trabalho no canteiro de obras

Mantenha a sua obra organizada

Manter a sua obra organizada é uma das melhores formas de conseguir ter ótimos resultados em termos de prevenção de acidentes.

Quando pedaços de madeira estão por todos os lados, tijolos estão colocados em qualquer canto e barras de ferro, pregos e outros materiais estão presentes na obra, é a organização quem pode salvar vidas.

Madeiras com pregos devem ser limpas imediatamente. Pedaços de madeira devem ser empilhados em um único local, garantindo segurança a todos.

Tijolos devem ser posicionados longe das beiradas, de modo que ninguém abaixo daquela estrutura corra algum risco.

Barras de ferro e outros materiais devem ter o seu próprio local de armazenamento, sempre respeitando as normas que são estipuladas para a construção civil.

Garanta que todos usem os EPIs corretamente

Todos aqueles que estão presentes na sua obra precisam utilizar os EPIs corretamente. Afinal, essa é uma resolução que vem de órgãos superiores e que comanda toda a estrutura da construção civil.

Nem sequer cogite a ideia de trabalhar sem os equipamentos de proteção individual, pois isso pode custar vidas.

Embora muitos colaboradores possam ter certo receio de usar os EPis por conta de incômodos ou até mesmo de costumes que foram adquiridos ao longo dos anos, é sua responsabilidade mostrar a eles o quanto esses materiais são importantes.

Além disso, devem ser mantidos na sua obra estruturas de guarda-corpo que possam prevenir acidentes e melhorar a segurança como um todo.

Instrua os colaboradores da maneira certa

Muitas vezes os acidentes acontecem por pura e simples ignorância em relação a medidas de segurança do trabalho no canteiro de obras.

Por exemplo, um colaborador não é obrigado a nascer sabendo que o recolhimento de um fio deve ser feito com ele totalmente desligado e que, ainda por cima, o ideal é fazer isso com luvas e sem arrastar a mão pelo corpo do fio.

Claro, pode parecer algo óbvio para você, mas talvez não seja para quem está trabalhando no canteiro de obras.

Por isso, sempre esteja instruindo as pessoas que ali estão sobre as melhores formas de prevenir acidentes. 

Essa é uma atitude que vai consumir pouquíssimo tempo do seu dia, mas que pode gerar resultados incríveis.

Além de que, o custo desse tipo de ação é muito baixo, pois não é necessário fazer nenhum investimento além do seu próprio tempo.

Lembre-se de que manter a segurança do trabalho no canteiro de obras é prioridade

Os acidentes também podem acontecer por conta da falta de atenção. Bem, isso é inadmissível dentro da construção civil, principalmente porque o canteiro de obras é um dos locais mais perigosos dentro do setor industrial.

Logo, uma das melhores formas de manter a segurança é deixando avisos na obra para que todos mantenham a atenção, além de uma forte cobrança nesse sentido.

Isso pode ser chato? Sim, com certeza. Mas convenhamos: é melhor optar por um caminho de maior rigor do que ter que acabar vendo uma fatalidade no seu canteiro.

Lembre-se: a segurança do trabalho no canteiro de obras não é brincadeira e precisa ser levada a sério por todos!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais ?

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar