Balancim

Balancim Elétrico: vantagens e características

Você já ouviu falar no Balancim Elétrico? Esse equipamento é muito utilizado dentro e fora da construção civil, sendo fundamental para o aumento da produtividade e da segurança em uma obra.

O Balancim Elétrico ou Plataforma Suspensa Elétrica ou andaime tipo “jáu” é um equipamento muito usado dentro da construção civil. Naturalmente, ele costuma ser utilizado para trabalhos realizados em alturas elevadas, como pinturas, reformas, acabamentos, serviços de limpeza, entre outros.

Sem dúvida alguma, esse equipamento pode ser muito importante para a sua obra e deveria começar a ser seriamente considerado como uma peça fundamental para a sua construção.

Se você quer saber mais sobre o balancim elétrico, continue lendo este conteúdo!

O que é Balancim?

Balancim ou Balancim elétrico é um nome popularmente utilizado para se referir ao andaime suspenso elétrico.

Conforme mencionado anteriormente, esse é um equipamento utilizado em grandes alturas quando a estrutura do ambiente não oferece condições de segurança adequadas para que o trabalho seja realizado utilizando o piso como apoio.

Ou seja, esses andaimes suspensos funcionam como um suporte provisório para trabalhos verticais, facilitando o trabalho e garantindo que ele seja realizado com o máximo de segurança.

É importante ressaltar que existe uma diferença significativa entre o balancim e o andaime, já que o balancim utiliza cabos de aço como um meio de suporte, ao contrário de um andaime, que é geralmente estruturado pela conexão das suas peças.

Balancim elétrico: entenda suas características

O balancim elétrico pode ter entre 2 e 8 metros de comprimento, com um suporte de carga para até 300 kg. Em geral, ele é utilizado por até 2 pessoas, que carregam alguns equipamentos no balancim.

Ele é operado com comandos para subir e descer, por meio de motores elétricos que estão posicionados nas extremidades do balancim. Vale ressaltar que ele é extremamente estável e seguro.

A grande vantagem desse equipamento é que por ser elétrico, ele acaba tendo um manuseio mais fácil e rápido, facilitando a vida de todos os que estão trabalhando naquela região.

Com apenas alguns comandos é possível trazer o balancim para outra altura, sem precisar realocar os funcionários e seus equipamentos.

Conheça as vantagens do Balancim Elétrico

Esta ferramenta, além de eficiente, oferece uma série de vantagens que otimizam os trabalhos em altura. Vamos conferir algumas dessas vantagens!

Segurança Aprimorada

Equipados com sistemas de frenagem e dispositivos de segurança, os balancins elétricos minimizam os riscos associados ao trabalho em altura.

Operação Ágil

Com o acionamento elétrico, é possível deslocar-se verticalmente de forma mais rápida e contínua, comparado aos modelos manuais.

Economia de Esforço

Por serem elétricos, reduzem o esforço físico dos operadores, eliminando a necessidade de operação manual intensiva.

Flexibilidade

Permitem o acesso a locais de difícil alcance, facilitando trabalhos como pintura, limpeza, reparos e instalação de revestimentos em fachadas.

Regulagem de Altura

Oferecem ajuste de altura preciso, adaptando-se às necessidades específicas de cada trabalho.

Redução de Custos

Ao otimizar o tempo de trabalho e dispensar estruturas auxiliares, como andaimes, pode resultar em economia no decorrer do projeto.

Fácil Instalação e Manuseio

Projetados para serem intuitivos, são fáceis de instalar e operar, reduzindo o tempo de treinamento.

Quais são as normas de segurança para a operação do Balancim Elétrico?

As principais normas para que esse equipamento seja utilizado com segurança são:

  • O balancim elétrico deve possuir tomadas e plugues blindados;
  • É obrigatório o aterramento elétrico e o uso de dispositivo Diferencial Residual;
  • O motor deve possuir equipamento de emergência de acionamento automático;
  • É necessário a instalação de equipamentos que bloqueiam qualquer movimentação em inclinação menor que quinze graus.
  • O balancim elétrico deve ser mantido desligado e seguro quando inoperante.

Se todas essas normas forem seguidas adequadamente, o Balancim Elétrico será ainda mais seguro para aqueles que o utilizarem para trabalhar.

Viu só como esse equipamento é indispensável em um canteiro de obras? Utilizando o balancim de forma correta e tomando os cuidados necessários, o investimento na sua locação vai trazer um retorno lucrativo, agilizar a obra e ainda otimizar o tempo dos processos.

Alugue agora o Balancim Elétrico da Brasmetal! Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos, pedir uma consultoria e tirar dúvidas!