Você já ouviu falar no Balancim Elétrico? Esse equipamento é muito utilizado dentro e fora da construção civil, sendo fundamental para o aumento da produtividade e da segurança dentro de uma obra.
O Balancim elétrico ou andaime suspenso elétrica ou andaime tipo “jáu” é um equipamento muito usado dentro da construção civil. Naturalmente, ele costuma ser utilizado para trabalhos realizados em alturas elevadas, como pinturas, reformas, acabamentos, serviços de limpeza, entre outros.
Sem dúvida alguma, esse equipamento pode ser muito importante para a sua obra e deveria começar a ser seriamente considerado como uma peça fundamental para a sua construção.
Se você quer saber mais sobre o balancim elétrico, continue lendo este conteúdo!
O que é balancim?
Balancim ou Balancim elétrico é um nome popularmente utilizado para se referir ao andaime suspenso elétrico.
Conforme mencionado anteriormente, esse é um equipamento utilizado em grandes alturas quando a estrutura do ambiente não oferece condições de segurança adequadas para que o trabalho seja realizado utilizando o piso como apoio.
Ou seja, esses andaimes suspensos funcionam como um suporte provisório para trabalhos verticais, facilitando o trabalho e garantindo que ele seja realizado com o máximo de segurança.
É importante ressaltar que existe uma diferença significativa entre o balancim e o andaime, já que o balancim utiliza cabos de aço como um meio de suporte, ao contrário de um andaime, que geralmente é estruturado pela conexão das suas peças.
Balancim elétrico: Entenda um pouco mais sobre ele
O balancim elétrico pode ter entre 2 e 8 metros de comprimento, com um suporte de carga para até 300 Kg. Em geral, ele é utilizado por até 2 pessoas, que carregam alguns equipamentos no balancim.
Ele é operado com comandos para subir e descer, por meio de motores elétricos que estão posicionados nas extremidades do balancim. Vale ressaltar que ele é extremamente estável e seguro.
A grande vantagem desse equipamento é que por ser elétrico, ele acaba tendo um manuseio mais fácil e rápido, facilitando a vida de todos os que estão trabalhando naquela região.
Com apenas alguns comandos é possível trazer o balancim para uma outra altura, sem precisar realocar os funcionários e seus equipamentos.
Quais são as normas de segurança para a operação do Balancim Elétrico?
As principais normas para que esse equipamento seja utilizado com segurança são:
- O balancim elétrico deve possuir tomadas e plugues blindados;
- É obrigatório o aterramento elétrico e o uso de dispositivo Diferencial Residual;
- O motor deve possuir equipamento de emergência de acionamento automático;
- É necessário a instalação de equipamentos que bloqueiam qualquer movimentação em inclinação menor que quinze graus.
- O balancim elétrico deve ser mantido desligado e seguro quando inoperante.
Se todas essas normas forem seguidas adequadamente o Balancim Elétrico será ainda mais seguro para aqueles que o utilizarem para trabalhar.
Manutenção em balancim elétrico
É importantíssimo que um balancim elétrico seja constantemente inspecionado, pois um dos pontos cruciais para a segurança é a manutenção constante.
Afinal, como ele está sempre em alturas muito elevadas, qualquer tipo de acidente possui um grande risco e, por conta disso, eles devem ser evitados ao máximo com medidas preventivas.
Veja a seguir algumas das principais orientações em relação a manutenção do balancim elétrico:
- O equipamento deve ser inspecionado e testado antes do trabalho;
- Não deve ser utilizado na ausência da etiqueta de aprovação.
- Qualquer tipo de defeito deve ser imediatamente corrigido por meio de manutenção e reparos.
- O controle elétrico deve ser protegido da água;
- O Balancim sempre deve ser protegido com capas para evitar defeitos provenientes das chuvas;
- Anualmente devem ser feitas revisões nos guinchos e travas em locais autorizados.
Diariamente, deve ser feita:
- A verificação dos cabos de suspensão e dos demais dispositivos do balancim.
- A inspecção das travas do balancim.
- A drenagem de caixas e cabos.
Desse modo, o uso do balancim elétrico poderá se tornar ainda mais seguro.
Se você está pensando em contar com esse equipamento na sua obra, entre em contato conosco e receba um orçamento personalizado!
Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!
Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!