Aluguel de equipamentos

Você já ouviu falar no elevador Cremalheira?

guia-do-elevador-cremalheira-brasmetal-equipamentos

O Elevador Cremalheira possui uso exclusivo para obras, sendo a melhor opção para quem está construindo ou reformando e precisa trabalhar em alturas elevadas.

Portanto, se você precisa dos elevadores para facilitar a sua vida, optar por um elevador cremalheira é, sem dúvida alguma, sua melhor opção.

Entretanto, é muito importante que você entenda um pouco mais sobre ele antes de tomar qualquer tipo de decisão. No conteúdo a seguir, te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse elevador. Confira!

O que é um elevador cremalheira?

O elevador de cremalheira possui uma cabine presa aos trilhos verticais que são fixados em uma torre, que é posicionada do lado externo da obra.

A cabine é movimentada para cima e para baixo por meio de um motor elétrico e do seu sistema de pinhão e cremalheira, que estão ligados aos trilhos e a toda estrutura.

Para quem não sabe, uma cremalheira é uma peça mecânica que consiste numa barra ou trilho dentado que em conjunto com uma engrenagem ajustada, converte movimento retilíneo em rotacional e vice-versa.

Por conta disso, este elevador acaba se tornando muito seguro para um ambiente de obras.

Diferenças entre elevadores a cabo e elevadores de cremalheira

Durante muito tempo o elevador mais utilizado dentro da construção civil era o Elevador a Cabo, porém, este elevador perdeu muito espaço por conta das novas normas de segurança que surgiram dentro do mercado. 

Tanto é que atualmente esse tipo de elevador só é autorizado para o transporte de cargas em alturas específicas.

Por outro lado, o elevador de cremalheira se tornou mais buscado no mercado por ser mais seguro, ser capaz de transportar pessoas e cargas e também por não ter nenhum tipo de altura limite para operar.

Como funciona um elevador de cremalheira?

Se você prestou atenção no conteúdo, já deve ter percebido que o elevador de cremalheira tem uma grande diferença em relação aos outros tipos de elevadores: ele simplesmente não possui cabos de aço.

Isso acontece porque o pinhão do elevador se conecta com o rack da torre, permitindo que o elevador suba e desça por comandos, sem a necessidade de um içamento.

Além disso, há um freio de disco múltiplo elétrico no motor que é usado para parar o deslocamento do elevador mais facilmente.

De modo geral, o elevador é totalmente movido por um motor elétrico e em casos de falta de energia, existe a possibilidade de realizar a sua movimentação até um local seguro.

Quais as vantagens desse equipamento?

O uso de um elevador de cremalheira tem várias vantagens. Para começar, ele não necessita de uma casa de máquinas e nem de um poço para o elevador. Sendo assim, os custos estruturais são praticamente inexistentes.

Sua instalação é feita rapidamente. Para se ter ideia, em 3 ou 4 semanas o elevador já está pronto para uso.

Outro vantagem desses tipos de elevadores é que eles são colocados em uma parte exterior da obra, fazendo com que sobre mais espaço para a produção.

Por fim, é importante ressaltar que eles são projetados para operações robustas e garantem um bom trabalho em qualquer altura e com qualquer tipo de material!

Segurança do elevador de Cremalheira

O elevador de cremalheira possui componentes de segurança que garantem que o risco de acidentes com ele seja praticamente zero.

Eles só operam em uma velocidade pré-determinada e caso passe dela, um dispositivo é imediatamente acionado para que o elevador pare.

Além disso, um freio de disco múltiplo elétrico no motor é usado para frear o deslocamento quando necessário. Se por algum motivo a energia acabar no local, o mesmo freio é automaticamente acionado.

Possui interesse em contar com um elevador de cremalheira na sua obra? Então entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Back to list

Related Posts