Aluguel de equipamentos

Elevador Cremalheira: vantagens e funcionamento

guia-do-elevador-cremalheira-brasmetal-equipamentos

O Elevador Cremalheira possui uso exclusivo para obras, sendo a melhor opção para quem está construindo ou reformando e precisa trabalhar em alturas elevadas.

Portanto, se você precisa dos elevadores para facilitar a sua vida, optar por um elevador cremalheira é, sem dúvida alguma, sua melhor opção.

Entretanto, é muito importante que você entenda um pouco mais sobre ele antes de tomar qualquer tipo de decisão. Neste conteúdo que preparamos, você vai conhecer as características e funcionalidades deste equipamento e suas vantagens. Também vai saber como funciona e quais cuidados ter durante o uso.

O que é um elevador cremalheira?

O elevador de cremalheira possui uma cabine presa aos trilhos verticais fixados em uma torre, posicionada do lado externo da obra.

A cabine é movimentada para cima e para baixo por meio de um motor elétrico e do seu sistema de pinhão e cremalheira, que estão ligados aos trilhos e a toda estrutura.

Para quem não sabe, uma cremalheira é uma peça mecânica que consiste numa barra ou trilho dentado que, em conjunto com uma engrenagem ajustada, converte movimento retilíneo em rotacional e vice-versa.

Por conta disso, este elevador acaba se tornando muito seguro para um ambiente de obras.

Diferenças entre elevadores a cabo e elevadores de cremalheira

Durante muito tempo o elevador mais utilizado dentro da construção civil era o Elevador a Cabo, porém, este elevador perdeu muito espaço por conta das novas normas de segurança que surgiram dentro do mercado. 

Tanto é que atualmente esse tipo de elevador só é autorizado para o transporte de cargas em alturas específicas.

Por outro lado, o elevador de cremalheira se tornou mais buscado no mercado por ser mais seguro, ser capaz de transportar pessoas e cargas e também por não ter nenhum tipo de altura limite para operar.

Como funciona um elevador de cremalheira?

Se você prestou atenção no conteúdo, já deve ter percebido que o elevador de cremalheira tem uma grande diferença em relação aos outros tipos de elevadores: ele simplesmente não possui cabos de aço.

Isso acontece porque o pinhão do elevador se conecta com o rack da torre, permitindo que o elevador suba e desça por comandos, sem a necessidade de um içamento.

Além disso, há um freio de disco múltiplo elétrico no motor usado para parar o deslocamento do elevador mais facilmente.

De modo geral, o elevador é totalmente movido por um motor elétrico e em casos de falta de energia, existe a possibilidade de realizar a sua movimentação até um local seguro.

Quais as vantagens desse equipamento?

Na dinâmica crescente das construções urbanas, as ferramentas que aliam segurança e eficiência são cruciais. Neste contexto, o elevador cremalheira destaca-se não apenas como uma solução de transporte vertical, mas também como uma ferramenta estratégica que pode otimizar o fluxo de trabalho em um canteiro de obras.

Confira as principais vantagens deste equipamento!

Segurança Reforçada

Equipados com sistemas de frenagem automáticos e dispositivos de segurança, reduzem significativamente o risco de acidentes.

Alta Capacidade de Carga

Projetados para transportar grandes cargas, facilitam o movimento de materiais e equipes.

Versatilidade

Adapta-se a diversos tipos de projetos, desde edifícios residenciais até grandes estruturas industriais.

Eficiência Energética

Consumo otimizado de energia, representando economia no longo prazo.

Facilidade de Instalação

Seu design modular permite uma montagem e desmontagem rápidas, acelerando o processo de inicialização.

Operação Suave

Movimentação fluida e estável, proporcionando conforto para os usuários e segurança para os materiais transportados.

Quais cuidados ter durante o uso?

Utilizar um elevador cremalheira requer responsabilidade e atenção aos detalhes, visando sempre a segurança e a integridade dos operadores e dos materiais transportados. Confira alguns cuidados fundamentais durante o uso deste equipamento.

Operadores Treinados: certifique-se de que apenas indivíduos treinados e capacitados operem o elevador, garantindo um uso correto e seguro do equipamento.

Respeito à Capacidade Máxima: nunca exceda o limite de peso estipulado para o elevador. Sobrecargas podem causar acidentes graves.

Verificações Diárias: antes de iniciar a operação, verifique os sistemas de frenagem, os dispositivos de segurança e o estado geral do elevador.

Utilização de EPIs: garanta que todos os operadores e passageiros usem os Equipamentos de Proteção Individual adequados, como capacetes e cintos de segurança.

Operação em Condições Adequadas: evite usar o elevador em condições climáticas adversas, como tempestades ou ventos fortes, que podem comprometer sua estabilidade e segurança.

Emergências: esteja preparado para situações de emergência. Familiarize-se com os mecanismos de parada de emergência e tenha um plano de ação claro em caso de falhas.

Segurança do Elevador de Cremalheira

O elevador de cremalheira possui componentes de segurança que garantem que o risco de acidentes com ele seja praticamente zero.

Eles só operam em uma velocidade pré-determinada e caso passe dela, um dispositivo é imediatamente acionado para que o elevador pare.

Além disso, um freio de disco múltiplo elétrico no motor é usado para frear o deslocamento quando necessário. Se por algum motivo a energia acabar no local, o mesmo freio é automaticamente acionado.

Viu só como esse equipamento é indispensável em um canteiro de obras? Utilizando o elevador de forma correta e tomando os cuidados necessários, o investimento na sua locação vai trazer um retorno lucrativo, agilizar a obra e ainda otimizar o tempo dos processos.

Alugue agora o elevador cremalheira da Brasmetal! Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos, pedir uma consultoria e tirar dúvidas!