Dicas de Obra

Tudo que você precisa saber sobre o trava quedas

tudo-que-precisa-saber-sobre-trava-quedas-brasmetal

Atividades realizadas em altura necessitam de cuidados muito maiores, já que também possuem um risco acima da média. É justamente por isso que o trava quedas se apresenta como um instrumento super importante para a segurança no trabalho.

No conteúdo de hoje nós falaremos sobre ele e te mostraremos de maneira detalhada tudo aquilo que você precisa saber a respeito do trava quedas. Confira:

O que é o trava quedas?

O trava quedas é um equipamento de segurança, que faz conexão com o cinto de segurança do colaborador e um ponto de ancoragem seguro, que poderá suportar a carga gerada por uma eventual queda.

Dessa forma o trabalhador pode exercer o seu trabalho com riscos muito reduzidos, afinal, mesmo no pior dos cenários, ele ainda estará seguro pelo trava quedas.

É importante ressaltar que esse é um item obrigatório para trabalhos que são realizados em altura elevada.

Tipos de trava quedas 

Atualmente, existem diferentes tipos no mercado. Isso acontece porque eles são constituídos para ações diferentes, ou seja, devem ser utulizados apenas em trabalhos específicos.

Desse modo, é muito importante que você conheça quais são os tipos de trava quedas, pois assim saberá qual deve usar em cada situação. A seguir nós vamos apresentar todos esses tipos. Confira:

Modelo retrátil

O modelo retrátil é ideal para locais onde o trabalhador precisará se movimentar bastante, já que permite que ele se movimente em várias direções.

Em geral, esse modelo é utilizado para as seguintes tarefas:

  • Conferência de cargas;
  • Arrumação de cargas;
  • Manutenção de máquinas e equipamentos.

Modelo para corda

O modelo da corda pode ser utilizado em locais abertos e fechados, sendo ideal para espaços confinados ou trabalhos em altura que tenham uma inclinação elevada.

É necessário ressaltar que o tamanho da corda é determinante para que não haja acidentes. Por isso, sempre verifique isso previamente para garantir a segurança de todos dentro do canteiro de obras.

Modelo para cabo de aço

O modelo de trava quedas para cabo de aço possui linhas verticais de cabo de aço galvanizado ou inox.

Ele é geralmente utilizado para movimentação vertical em escadas tipo marinheiro, fábricas, navios e obras.

Como utilizar o trava quedas da forma certa

Veja a seguir o que você precisa saber para conseguir utilizar o trava quedas com segurança e eficiência:

  • Conecte o dispositivo ao cinturão;
  • Conecte o dispositivo corretamente no ponto de ancoragem;
  • Verifique se o aparelho está bem conectado;
  • Acione a trava de segurança;
  • Faça uma simulação de queda com um salto ou apenas forçando o dispositivo. Faça isso antes de subir para o local onde irá trabalhar, para manter sua segurança.
  • Caso haja falha, chame um técnico.

Para conseguir realizar todos esses processos corretamente, o ideal é que você leia o manual de instruções previamente, pois dessa forma será mais fácil compreender como o processo correto de uso funciona na prática.

Cuidados com o seu trava quedas

Como qualquer aparelho ou ferramenta, o trava quedas também necessita de cuidados e higienização para que possa ser conservado corretamente. 

Caso esses cuidados não sejam realizados, o equipamento pode acabar apresentando falhas em momentos de uso, o que infelizmente pode levar a lesões graves e até mesmo a morte.

Em termos de manutenção, devemos relembrar que o trava quedas necessita de pelo menos 2 manutenções por ano, além de revisões sempre que for necessário. Para fazer isso, contrate uma empresa ou técnico especializado.

Agora, veja como você pode realizar por conta própria o processo de limpeza do trava quedas:

  • Utilize um pano úmido com sabão nas partes de metal;
  • Enxágue o pano e passe-o ainda úmido para remover o sabão;
  • Faça a secagem do dispositivo com um pano seco;
  • Lave a parte têxtil do equipamento com água e sabão;
  • Permita que o equipamento seque na sombra.

Todo o processo é simples e pode ser realizado facilmente.

Se você precisa do trava quedas para a sua obra, entre em contato conosco. Nossa equipe pode te ajudar a ter acesso a esse equipamento por um ótimo custo-benefício!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Back to list

Related Posts