Dicas dia a dia

Como melhorar a segurança do trabalho em altura

como-melhor-seguranca-do-trabalho-em-altura-brasmetal

No Brasil, em 2019, aproximadamente 40% de todos os acidentes ocorridos em ambiente de trabalho foram causados ou relacionados a trabalhos em altura.

Por conta disso, a segurança do trabalho em altura tem se tornado algo cada vez mais relevante para as empresas, pois ela pode ser a responsável por prevenir diversos acidentes.

No conteúdo de hoje nós vamos falar de maneira detalhada sobre algumas práticas que podem auxiliar empresas a evitar que acidentes em altura aconteçam no dia a dia da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco até o fim deste conteúdo!

É importante adotar medidas de segurança?

Durante muito tempo as medidas de segurança foram completamente ignoradas, principalmente dentro da construção civil, que no século passado praticamente não exigia equipamentos de proteção individual dos trabalhadores da área.

Obviamente, isso mudou com o passar dos anos, principalmente pela maturação desse mercado e pelas próprias mudanças sociais que enfrentamos nas últimas décadas. 

Isso foi um passo importantíssimo para a redução de acidentes dentro de um canteiro de obras.

Porém, essa redução ainda está longe de ser a ideal, principalmente pela alta taxa de acidentes em altura. É por isso que usar equipamentos de segurança e adotar medidas de segurança é algo importante.

Afinal, somente dessa maneira é que vidas podem ser salvas.

Assim, profissionais podem desempenhar suas funções sem grandes preocupações, pois terão a garantia de que estão totalmente seguros.

Como garantir a segurança no trabalho em altura?

Confira a seguir o que deve ser feito para que a sua empresa consiga garantir a segurança no trabalho em altura:

Análise de riscos

O primeiro passo para que a segurança seja garantida é o mapeamento, análise e documentação de todos os pontos de riscos. Ou seja, onde o trabalho em altura acontece.

A partir daí, é possível determinar quais equipamentos vão ser utilizados para essas atividades, de modo a melhorar a segurança em sua execução.

Treinamento de colaboradores

Todas as pessoas dentro da empresa precisam ser constantemente treinadas para que consigam identificar os riscos envolvidos no trabalho em altura e, mais do que isso, para que possam saber exatamente quais são os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes.

Um dos treinamentos que deve ser realizado é o treinamento mandatório sobre a NR 35. Ela pode ser aplicada para qualquer tipo de empresa e garante a capacitação mínima para trabalhos em altura.

Quanto mais bem treinados forem os colaboradores de uma empresa, menor é a chance de que acidentes venham a ocorrer.

Utilização de equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança devem estar presentes em todos os pontos de risco, sem exceção.

Além disso, é importantíssimo que exista uma rotina de acompanhamento, higienização e manutenção desses equipamentos, para garantir que eles funcionem com 100% de segurança.

Criação de pontos de ancoragem

É necessário que todos os trabalhos em altura possuam um ponto de ancoragem, pois é ele quem vai permitir o suporte da carga do colaborador caso haja uma queda.

Esses pontos de ancoragem não podem ser simplesmente improvisados. Na verdade, é essencial que um profissional qualificado faça o projeto desses pontos para que eles possam oferecer maior segurança.

A implementação correta de tudo o que foi dito aqui irá garantir que a segurança do trabalho em altura na sua empresa seja a melhor possível, o que é fundamental para que todos os colaboradores possam realizar um trabalho seguro.

Caso você precise de ajuda para adquirir equipamentos de segurança, entre em contato conosco. Possuímos uma equipe de atendimento especializada que está pronta para lhe auxiliar no que for possível!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Back to list