Blog

Dicas de Obra, Dicas dia a dia

O que são bandejas de proteção secundária?

o-que-sao-bandejas-de-protecao-secundaria-brasmetal-equipamentos

Você sabe o que são as bandejas de proteção secundária? Pois bem, elas são essenciais para garantir o aumento de segurança nos trabalhos que são realizados em altura.

Como consequência, tornam-se também essenciais para a diminuição de acidentes dentro do canteiro de obras, principalmente aqueles que estão ligados à queda de materiais de grandes alturas.

De qualquer modo, não se preocupe: no conteúdo a seguir nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre as bandejas de proteção em geral. Para saber mais, confira o material abaixo!

Por que as bandejas de proteção são importantes?

Embora o assunto já tenha sido abordado brevemente no texto acima, é importante entrarmos em detalhes sobre a importância das bandejas de proteção.

Por exemplo, elas são fundamentais para caso haja a queda de um colaborador, já que ele irá se chocar contra uma dessas bandejas ao invés de despencar em queda livre por uma altura maior.

Obviamente, essa é uma medida de redundância para caso os EPIs falhem, mas acreditamos que ninguém gostaria de correr o risco de não ter uma bandeja abaixo de si em caso de falha.

Ainda sim, essas mesmas bandejas podem ser fundamentais também para a queda de materiais. Caso um tijolo, martelo, marreta ou qualquer outro tipo de equipamento ou material venha a cair, ele não irá passar dessa bandeja de proteção.

Isso irá fazer com que todos os que estejam abaixo da bandeja tenham sua segurança garantida por conta dessa proteção.

Conheça as bandejas de proteção 

As bandejas de proteção são consideradas itens obrigatórios na NR 18, pois possuem o objetivo de evitar quedas de alturas tanto de colaboradores quanto de materiais diversos dentro de um canteiro de obras, como você viu acima.

Essas bandejas são obrigatórias em todo e qualquer tipo de edificação que possua altura superior a 4 pavimentos, segundo a norma 18, que também já foi mencionada anteriormente.

Elas podem ser encontradas em dois tipos: principal e secundária. 

Bandeja de proteção principal

A bandeja principal precisa estar localizada na primeira laje, na altura do primeiro pé-direito que esteja acima do nível do terreno. Além disso, deve contar com as seguintes estruturas:

  • 2,50 de balanço em relação ao lado de fora da construção;
  • Complementação com um elemento de 0,80m de comprimento, fixado a 45% na extremidade da plataforma.

É importante ressaltar que essas são medidas mínimas para a estrutura, sendo que elas podem ser maiores, caso haja a necessidade.

Nos casos em que os pavimentos mais elevados estiverem recuadas em relação ao resto da construção, a bandeja de proteção principal deve ser colocada na primeira laje a ser recuada, pois é isso que garantirá a proteção adequada;

Essas bandejas estarão quase sempre presas nas partes externas das vigas com ganchos, que servem para impossibilitar que essa estrutura vá ao chão caso receba uma carga elevada proveniente de uma queda.

Assim não existe o risco de que os colaboradores daquele canteiro ou até mesmo pedestres se machuquem.

Bandeja de proteção secundária 

A bandeja de proteção secundária é fixada acima do aparalixo, que fica no primeiro pavimento, e deve ser inserida a cada 3 pavimentos ou enquanto as áreas não estiverem fechadas por paredes, o que é algo muito comum em prédios.

Essas bandejas podem ser feitas a partir de madeira ou metal, sendo que o seu acabamento ainda pode ser realizado com telas.

Além dessas bandejas, é importante que toda a construção seja coberta por telas, pois elas podem absorver a queda de utensílios e materiais, aumentando ainda mais a segurança da obra.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais sobre as bandejas de proteção, não perca tempo e entre em contato conosco. Estamos aqui para te auxiliar no que for necessário!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar