Blog

Dicas dia a dia

Como escolher óleo para compressor de ar

oleo-para-compressor-de-ar-brasmetal-equipamentos

O compressor de ar é um equipamento muito importante, afinal de contas, é ele quem faz a compressão e passagem de fluídos para o estado gasoso. Onde isso é necessário? Pintura, perfurações, higienização e diversos outros segmentos.

Porém, do mesmo modo que um carro não funciona sem insumos apropriados, um compressor de ar não funcionará sem um bom óleo. Aliás, ele até irá funcionar, mas a questão é: por quanto tempo?

Para facilitar a sua vida, nós vamos mostrar como você pode escolher o óleo para o seu compressor de ar de uma maneira simples, prática e descomplicada. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco até o final deste conteúdo!

Mas, para que serve o óleo do compressor de ar?

Como em qualquer outra estrutura mecânica, o óleo será utilizado para promover a lubrificação do equipamento, garantindo assim o seu bom funcionamento. 

Todavia, ainda existem outras funções para o óleo, como por exemplo:

  • Proteger o compressor contra a corrosão;
  • Vedar e limpar o motor;
  • Refrigerar o compressor;
  • Reduzir o atrito entre as estruturas metálicas.

Agora, imagine que o seu compressor de ar não esteja com o óleo adequado. Tudo isso que foi citado acima irá ocorrer ao contrário. Isto é, o equipamento não estará lubrificado, não será protegido contra a corrosão, ficará com o motor sujo, aquecerá desnecessariamente e terá um grande atrito entre suas estruturas.

Em outras palavras, ele estará muito próximo de parar de funcionar.

Tipos de óleo para compressor de ar

Atualmente, existem diferentes tipos de óleos lubrificantes para compressores de ar e é muito importante compreender que cada um deles possui suas próprias características. 

Veja a seguir quais são eles:

Mineral

O óleo mineral é derivado do petróleo cru. A qualidade desse tipo de óleo é medida pelo tipo de refinamento ao qual ele foi submetido. Dessa forma, quanto mais refinado ele for, maior será a sua qualidade.

Ele é comumente utilizado em compressores movidos a pistão, pois aceita altas temperaturas.

Sintético

O óleo sintético costuma ser um pouco mais caro, mas sem dúvida alguma possui características superiores ao óleo mineral. Por exemplo, o óleo de silicone é ainda mais resistente a alta temperatura, enquanto outros óleos sintéticos apresentam um nível de viscosidade maior, o que permite que sejam utilizados em compressores rotativos.

Semissintético

O óleo semissintético é uma mistura de óleos minerais e sintéticos. Na maioria dos casos, esse óleo será superior aos dois anteriores, justamente por ser uma mistura entre ambos.

Viscosidade do óleo para compressor de ar

Um dos pontos mais importantes a serem observados na hora de escolher o óleo é a sua viscosidade.

Isso é importante porque:

  • um óleo pouco viscoso pode não ter pressão suficiente para a lubrificação;
  • um óleo viscoso demais pode prejudicar a partida do motor;

Em ambos os casos, o principal prejudicado vai ser o motor do seu compressor de ar e consequentemente a vida útil do equipamento.

Em todos os casos, o seu equipamento terá a indicação do tipo de óleo que deve ser utilizado. O ideal é que você sempre respeite essa diretriz, pois ela vai permitir que o equipamento funcione bem ao longo do tempo.

Caso tenha alguma dúvida, também é possível consultar um especialista. Porém, ressaltamos que em 99% dos casos o ideal é seguir a recomendação do fabricante.

Agora, conta pra gente: você já conseguiu definir qual o óleo ideal para o seu compressor de ar? Já verificou a instrução do fabricante? Não perca mais tempo. Faça isso agora mesmo. Se precisar, entre em contato com a gente. Afinal, nós estamos aqui para te ajudar!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar