Blog

Ferramentas

Tudo sobre o alicate crimpador

tudo-sobre-alicate-crimpador-brasmetal-equipamentos

Você já conhece o alicate crimpador? Ele é muito utilizado por profissionais que trabalham com informática, telefonia, eletricidade ou com cabeamentos. 

Isso acontece porque esse tipo de alicate possui características únicas, que não podem ser encontradas em nenhum outro tipo de ferramenta.

Como todos nós possuímos fios de internet, telefonia e internet em casa, é simplesmente essencial conhecer absolutamente tudo sobre o alicate crimpador. Afinal de contas, cedo ou tarde nós vamos precisar dessa ferramenta.

Se você quer saber mais sobre este tipo de alicate, continue conosco até o fim deste conteúdo, pois vamos te explicar em detalhes o que ele é. Confira!

Que tal entendermos o que “crimpar” significa?

Antes de mais nada, precisamos entender o que especificamente quer dizer a palavra “crimpar”. Veja, ela nem ao menos é encontrada no dicionário de língua portuguesa. Só de pensar nisso muita gente já começa a sentir um leve desespero, pois parece que tem coisa complexa vindo por aí.

Porém, na prática a teoria é outra. A palavra crimpar é originária do verbo “to crimp” que, em inglês, se refere a moldar uma superfície.

Ou seja, crimpar, no puro e simples português, significa moldar uma superfície. Agora ficou bem mais fácil de entender, não é mesmo?

Em inglês, o alicate de crimpagem se chama crimping tool, que chegou até aqui como crimpagem.

Agora que você já entendeu o que crimpar significa, finalmente podemos explicar o que é um alicate crimpador.

O que é um alicate crimpador?

O alicate crimpador é utilizado para moldar a superfície de cabos de rede, para que estes funcionem corretamente.

Cabo de rede? Espera um pouquinho, será que acabou batendo aquele branco na cabeça? Não tem problema! Deixa que a gente te ajuda: esse tipo de cabo é muito utilizado em empresas para compartilhamento de informações via rede ou em casas, para conexão com a internet, por exemplo.

É aquele cabinho que tem uma pontinha que geralmente se encaixa no aparelho de wi-fi, no seu computador ou na televisão. Viu, agora ficou mais fácil de entender.

Mas o que a crimpagem faz? Simples: ela molda a superfície desses cabos, geralmente bem na pontinha deles, para que seja possível introduzi-los nos espaços adequados e fazê-los funcionar perfeitamente.

Mas para que o alicate crimpador serve, especificamente? O que ele faz?

O alicate crimpador vai ligar o cabo de rede ao conector, pressionando os contatos contra os fios do cabo, para que este funcione corretamente. 

Em outras palavras, o cabo de rede muitas vezes estará um pouco “folgado”, o que vai causar um mau contato entre os fios e a própria estrutura do cabo e do conector. Logo, a crimpagem resolve esse problema, garantindo que tudo vai estar no seu devido lugar.

Além disso, esse alicate também é utilizado para desencapar e cortar os cabos de rede.

Só existe um tipo de alicate crimpador? Ele é universal?

Existem diferentes tipos de alicates de crimpagem, então, na hora de fazer a sua compra é preciso ter um pouquinho de atenção para não levar o modelo errado para a casa.

A sua melhor alternativa é explicar ao vendedor exatamente o que você precisa fazer. Assim, ele poderá te mostrar qual é o melhor alicate para o seu caso.

Acredite: assim você tem menos estresse e consegue resolver o seu problema mais rapidamente, com a garantia de um profissional super especializado no assunto.

Aliás, se você está precisando adquirir o seu alicate crimpador, não perca mais tempo: entre em contato conosco e faça o seu pedido agora mesmo. Afinal, nunca se sabe quando este alicate poderá ser necessário!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar