Aluguel de equipamentos, Ferramentas

Você já ouviu falar em rebitadeira?

aprenda-a-usar-rebitadeira-brasmetal-equipamentos

Você provavelmente já ouviu falar em rebitadeira, não é? Bem, não dá para negar que existem “n” maneiras de fixar uma chapa ou estrutura qualquer. Ora, é possível fazer isso por meio de colas, parafusos ou pregos. Todavia, ainda existe mais uma opção: a rebitadeira.

Essa ferramenta é muito utilizada na fixação de diversas estruturas, incluindo aeronaves e construções. Isso acontece porque ela é capaz de trazer uma série de vantagens do ponto de vista prático e também em termos de segurança.

No nosso conteúdo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre a rebitadeira e te mostrar tudo aquilo que você precisa saber sobre ele. Se a curiosidade bateu forte, fica aqui com a gente e confira este conteúdo que foi feito especialmente para você!

O que é uma rebitadeira e para que a ferramenta serve?

A rebitadeira é uma ferramenta utilizada para a instalação e fixação de rebites. Obviamente, isso nos leva, inevitavelmente, a outra pergunta: o que são os rebites?

Segundo o consenso, a melhor definição para rebite pode ser: fixador mecânico metálico, semipermanente. Antes de sua instalação, consiste num cilindro com uma cabeça em uma das extremidades, similar a um prego ou pino.

Você provavelmente já viu ou utilizou um rebite em algum momento da sua vida e, com certeza, essa descrição lhe permitiu visualizá-lo novamente.

De qualquer forma, precisamos entender que atualmente existem dois tipos de rebitadeiras:

  • As rebitadeiras manuais;
  • E as rebitadeiras pneumáticas.

Mas não se engane: seria equivocado dizer que uma delas é melhor do que a outra. De fato, ambas são igualmente úteis, mas naturalmente servem para diferentes finalidades. Por exemplo, na maioria dos casos a ferramenta manual será mais do que o suficiente, enquanto que os serviços mais complexos são geralmente deixados para o modelo pneumático.

Por que os rebites devem ser utilizados?

Essa é uma ótima pergunta. Até porque, o que não faltam são outros métodos de fixação, como vimos no início do nosso conteúdo de hoje.

Entretanto, não há como negar que a rebitagem apresenta uma série de vantagens sobre os outros métodos, como:

  • Menor custo de implantação;
  • Alta resistência;
  • Leveza;
  • Podem ser utilizados em qualquer estrutura;
  • Garantem a fixação por mais tempo.

Obviamente, não existe nenhuma obrigatoriedade em se utilizar o rebite. Ele é mais vantajoso, na maioria dos casos, mas ainda assim é necessário verificar suas condições e necessidades antes de tomar uma decisão.

Como funciona a rebitadeira manual?

Voltando a falar sobre a rebitadeira, é importante que você entenda como o aparelho manual funciona. Veja o passo a passo do funcionamento da rebitadeira manual a seguir:

  • Teste o seu rebite verificando se ele cabe no furo da rebitadeira.
  • Coloque o rebite completo dentro da ponta da rebitadeira e aperte a ferramenta até “estourar”. É assim mesmo: o rebitador serve para empurrar a espiga, isto é, a parte comprida, até que a cabeça se junte com a ponta, uma de cada lado, fixando a peça.
  • Por fim, é só tirar para rebitar novamente. No caso das rebitadeiras que têm compartimento, a espiga é armazenada e o rebitador já está pronto para continuar rebitando.

Viu? O funcionamento da rebitadeira manual é super simples, prático e fácil. Então, não precisa ter medo na hora de utilizá-la, porque você certamente vai dar conta do recado.

Como funciona a rebitadeira pneumática?

A rebitadeira pneumática faz o mesmo serviço que a rebitadeira manual, entretanto, existe uma pequena diferença: a rebitadeira pneumática possui a acoplagem de um compressor de ar, que facilita todo o processo, aumentando a rapidez e eficiência da rebitagem.

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário para que a gente possa te ajudar da melhor maneira possível!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar