Aluguel de equipamentos, Ferramentas

Quais as melhores ferramentas para concretagem?

ferramentas-para-concretagem-brasmetal-equipamentos

Já conhece a lista de melhores ferramentas para concretagem? Ainda não? Então acompanhe nosso artigo da semana e saiba mais!

A concretagem é uma constante para quem trabalha dentro da construção civil: afinal de contas, vez ou outra se faz necessário realizar esse processo para que seja possível dar sequência a obra.

Todavia, muita gente costuma ter dúvidas sobre que tipo de ferramentas devem ser utilizadas durante esse processo. 

É por esse motivo que nós decidimos produzir este conteúdo onde vamos te mostrar quais são as melhores ferramentas para concretagem. Acredite: uma vez que você as utilize, todo o processo se tornará muito mais fácil.

Quer saber quais são essas ferramentas? Então, continue conosco no conteúdo abaixo!

Melhores Ferramentas para Concretagem

Betoneira

A betoneira é, sem dúvida alguma, uma das ferramentas/equipamentos mais utilizados dentro da construção civil.

No processo de concretagem, ela é a principal responsável por misturar areia, cimento, brita e aditivos para que o concreto seja formado. 

Entretanto, é preciso lembrar que a escolha de uma boa betoneira é essencial para que esse processo seja feito da melhor maneira possível. Afinal, uma betoneira de má qualidade pode influenciar na produtividade da obra, além de acarretar prejuízos aos trabalhadores.

Por isso, lembre-se sempre de procurar por boas marcas e também de fazer um bom uso da ferramenta, não sobrecarregando-a de forma alguma!

Vibrador de concreto

Outra ferramenta muito conhecida e utilizada é o vibrador de concreto. A sua função é crucial para o processo de concretagem por um simples motivo: sem a vibração adequada, o concreto pode ficar oco, ou até mesmo não preencher toda a caixaria.

Se isso acontecer, acredite, você terá grandes problemas na concretagem.

É por meio da vibração que o concreto pode se espalhar de maneira uniforme por todos os espaços, tornando a estrutura de concreto armado completa.

Régua vibratória

A régua vibratória exerce uma função ligeiramente semelhante a do vibrador de concreto, com uma diferença sutil: enquanto o vibrador é utilizado durante a concretagem, a régua é utilizada logo após esse processo, quando o concreto ainda está úmido. Mas essas duas ferramentas para concretagem são igualmente importantes!

Essa ferramenta serve para nivelar a superfície do concreto ao mesmo tempo em que cria uma vibração cujo objetivo é eliminar bolhas e pequenos espaços vazios dentro do concreto, que podem gerar problemas futuros.

Dependendo do modelo a ser utilizado, a régua pode necessitar de apenas um colaborador para ser manuseada. Isso faz com que o seu custo-benefício seja extremamente elevado, já que além de demandar pouca mão de obra, ainda consegue acelerar significativamente o trabalho que está sendo realizado.

Pá e enxada

Tanto a pá quanto a enxada vão ser bastante utilizadas em um processo de concretagem, tanto no seu início quanto no seu fim. O motivo é simples: durante o início do processo, pode ser necessário utilizar a pá para inserir a máteria-prima do concreto dentro da betoneira, assim como a enxada pode ser utilizada para um ajuntamento destes materiais.

No final do processo, a pá e a enxada costumam ser utilizadas para distribuir e retirar o excesso de concreto que foi utilizado.

Ou seja, embora seu uso não seja sofisticado ou complexo, ambas as ferramentas desempenham um papel central em todo o processo.

Além da ferramentas para concretagem: EPIs

Por fim, nós não podemos nos esquecer dos EPIs, que são absurdamente importantes para a concretagem, já que garantem a segurança de todos aqueles que estão inseridos no processo.

Mas conta pra gente: você sabe quais são os EPIs obrigatórios durante a concretagem? Não? Então, confira a lista que nós fizemos abaixo mostrando quais são estes EPIs:

  • Botas antiderrapantes;
  • Luvas;
  • Óculos de segurança;
  • Capacete;
  • Protetor auricular;
  • Máscaras com filtro;
  • Cinto de segurança;

Além disso, existem diversos cuidados que devem ser tomados no canteiro de obras, como a verificação do escoramento e das formas, assim como o revezamento dos profissionais envolvidos.

Porém, isso é assunto para um outro conteúdo. Aliás, se você quer ver um post sobre os principais cuidados que devemos ter em um processo de concretagem, já vai deixando o seu comentário aqui embaixo, ok?

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Related Posts