Aluguel de equipamentos

Saiba quando utilizar um maçarico portátil

como-usar-macarico-portatil-brasmetal-equipamentos

Você sabe quando deve utilizar um maçarico portátil? Pois bem, muitas outras pessoas também possuem grandes dúvidas em relação a isso.

De modo geral, essas dúvidas nascem pela falta de conhecimento dos modos de uso e também pela falta de compreensão das diferenças entre o maçarico portátil e o maçarico convencional.

Entretanto, hoje essas dúvidas vão sumir de uma vez da sua cabeça. Afinal, aqui nós vamos te ensinar tudo aquilo que você precisa saber sobre este assunto. Isto é, a partir de hoje você poderá saber a hora certa de utilizar o seu maçarico portátil de forma simples, eficiente e segura!

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este conteúdo!

Você sabe o que é um maçarico?

O maçarico é uma ferramenta muito utilizada na área de soldagem, pois ela emite uma quantidade de calor enorme, que acaba permitindo o aumento da maleabilidade de diversos metais. Entretanto, o maçarico pode ser utilizado em outras áreas, dependendo das necessidades existentes.

O que muitas pessoas não sabem é que não existe apenas um tipo de maçarico. Na verdade, podem ser encontrados no mercado dois tipos de maçarico:

  • O maçarico portátil;
  • O maçarico convencional.

Como o papo hoje é exclusivamente sobre o maçarico portátil, nós vamos falar um pouquinho mais sobre ele a seguir.

Conheça um pouco mais sobre o maçarico portátil

Bem, o maçarico portátil é um maçarico que funciona de forma independente. Em outras palavras, ele não precisa estar conectado fixamente a um combustível, sendo extremamente leve e podendo ser levado para qualquer lugar.

Ele é encontrado — normalmente — sem o acompanhamento do cilindro de gás. Caso o gás acabe, basta trocar o cilindro e continuar usando o equipamento.

Porém, existem algumas marcas no mercado que oferecem maçaricos com cilindros acoplados e até mesmo kits de maçaricos portáteis com cilindros de gás. 

No fim das contas, o mais importante é que você consiga ter um bom maçarico, que seja capaz de satisfazer suas necessidades por um bom custo-benefício.

Aprenda a utilizar o maçarico portátil

Ao contrário do que muita gente acaba pensando, utilizar o maçarico portátil é algo muito simples. Tudo o que você precisa fazer é acoplar o cilindro de gás no seu maçarico e rosquear.

Após isso, a ferramenta já estará totalmente pronta para utilização.

Todavia, vale lembrar que o maçarico jamais deve ser usado sem os EPIs necessários, como avental, luvas resistentes e uma máscara capaz de proteger completamente a região dos olhos.

Se você já estiver vestido com todos os equipamentos destacados acima, chegou a hora de ligar o seu maçarico. Existem algumas versões que possuem apenas um botão. Nesse caso, o botão serve para expelir o gás e será necessário utilizar um isqueiro para iniciar o fogo. 

No maçarico portátil existe um regulador de intensidade para aumentar ou diminuir o nível de chama a ser direcionado pelo bico.

Quando o maçarico portátil deve ser utilizado?

O maçarico portátil é muito utilizado em serviços rápidos, tanto em casa quanto em indústrias. Isso acontece porque, como foi dito acima, ele possui um regulador de intensidade que pode trazer mais versatilidade ao seu uso.

De modo geral, o maçarico portátil deve ser utilizado para:

  • Aquecer metais;
  • Realizar serviços de solda;
  • Soltar parafusos;
  • Consertar amassados;
  • Realizar cortes.

E, por incrível que pareça, ele também pode ser usado na cozinha para dourar alguns alimentos e receitas, mas parece que esse não é o seu principal foco, não é mesmo?

A questão é: se você precisa realizar tarefas simples de soldagem, o maçarico portátil certamente irá te ajudar. Basta seguir as dicas de segurança e utilizar os EPIs para conseguir extrair o máximo que essa ferramenta pode te oferecer!

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar