Dicas dia a dia

Descubra qual lixa usar para lixar madeira

qual-lixa-usar-para-lixar-madeira-brasmetal-equipamentos

A lixa para lixar madeira é, muitas vezes, uma ferramenta que pode mudar completamente a cara de um móvel. Afinal, ela é capaz de retirar marcas, imperfeições e dar ao móvel o mesmo aspecto incrível que ele possuía em outro momento.

O grande problema é que muitas pessoas acreditam que a tarefa de lixar madeira é super complexa e logo desistem quando pensam no assunto. Porém, nós estamos aqui para te dizer que utilizar uma lixa para lixar madeira é algo super fácil!

Tudo o que você precisa é saber qual tipo de lixa usar e como utilizá-la para ter o melhor resultado possível. Para a sua sorte, é exatamente isso que nós vamos ensinar no nosso conteúdo de hoje.

Continue conosco neste conteúdo e descubra qual lixa usar para lixar madeira!

Tipos de lixa para lixar madeira

Para poder escolher a lixa certa, você precisa saber quais são as opções que existem no mercado e para que servem cada uma delas. É exatamente isso que nós vamos fazer agora. Dá só uma olhadinha:

Lixa d’água 

A lixa d’água pode ser utilizada para várias finalidades, como:

  • Lixar massa corrida e massa acrílica;
  • Gesso e reboco;
  • Lixar argamassa;
  • Lixar tinta de parede;
  • E, finalmente, lixar madeira!

Essa lixa é utilizada em conjunto com água e costuma ser muito efetiva. Além disso, após utilizada, ela pode ser lavada para que as impurezas que estão presentes nela sejam retiradas. 

Lixa ferro 

Com granulação variável entre 36 a 220, a lixa ferro é usada em atividades mais pesadas, retirando oxidação e pinturas antigas para nivelar a superfície de ferros e metais.

 Lixa massa

Geralmente de cor avermelhada, possui granulação entre 60 e 220, sendo perfeita para massa corrida, massa acrílica, gesso, reboco e argamassa. A lixa massa anula imperfeições e prepara a superfície para receber a tintura.

O que é granulação da lixa?

Como você pôde notar, cada lixa possui granulações diferentes e que você deve prestar atenção no momento da compra para não prejudicar seu projeto.

De maneira resumida: quanto menor for o número da lixa, mais grossa essa ferramenta será. Ou seja, no caso da lixa d’água, por exemplo, a lixa com granulação #80 é mais grossa que a de #320, muito mais fina e delicada.

 Como lixar madeira da forma correta?

Vamos usar o exemplo citado no início do texto e imaginar que você herdou de um parente um aparador do século XX que foi mal-cuidado nos últimos anos, resultando em marcas e uma pintura desigual que precisa ser removida.

Antes mesmo de iniciar o lixamento, é importante remover todos os acessórios do móvel e limpá-lo com panos úmidos para remover sujeiras, mofos e quaisquer outras substâncias que possam prejudicar o reparo.

Após a secagem do móvel, é importante corrigir as imperfeições da superfície, como buracos e amassados com a massa para madeira. Essa massa acrílica para preenchimento de juntas ou reparo de fendas em superfícies de madeira é de fácil aplicação, proporcionando um acabamento liso e de qualidade.

Depois de aplicar e esperar o tempo de secagem da solução, é iniciado o lixamento. Aqui, alguns pontos são de extrema importância:

  • Antes de começar, não deixe de vestir os EPIs necessários;
  • Não se esqueça de lixar mantendo sempre o mesmo movimento para evitar superfícies desiguais;
  • Certifique-se que a granulação escolhida é a correta para o serviço. Caso esteja com dúvidas, o sugerido é começar com uma granulação mais fina para evitar um desgaste excessivo da madeira;
  • Nunca lixe contra os veios da madeira;
  • Utilize sempre um taco lixador para ter uma lixação mais regular;
  • Remova o pó da madeira com frequência para poder visualizar melhor o trabalho feito.

Com todas essas dicas, esperamos que a sua obra com a lixa para lixar madeira tenha um acabamento perfeito com facilidade e agilidade. E se você quiser receber mais informações das nossas lixas, é só visitar a nossa página e ficar por dentro de todas as novidades. 

Gostou do nosso artigo? Acesse também nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Related Posts