Aluguel de equipamentos

Tudo que você precisa saber sobre talha manual

Tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-talha-manual-brasmetal-equipamentos

O nosso conteúdo de hoje é muito especial. Afinal de contas, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre talha manual. Assim, você pode ter certeza de que não terá mais nenhuma dúvida sobre o assunto.

Para começar, é importantíssimo que você entenda, de fato, o que é essa ferramenta, quais são os seus tipos, suas vantagens e os principais cuidados que você deve ter com ela.

Quer ficar por dentro de tudo isso? Então, continue lendo este texto até o final!

O que é uma talha manual

A talha manual é uma ferramenta capaz de içar desde poucos quilos até algumas toneladas e, por conta disso, tem se tornado cada vez mais importante dentro da construção civil.

Até porque, como esse setor está constantemente trabalhando com materiais extremamente pesados, a talha manual se apresenta como uma ferramenta capaz de deixar todo o trabalho muito mais simples, além de aumentar significativamente a produtividade no canteiro de obras.

Outro ponto importante sobre esse equipamento é que ele dá muito mais segurança ao trabalho, uma vez que a manipulação de cargas acontece por intermédio de um equipamento devidamente projetado para essa finalidade.

Quais são os tipos de talha manual

Atualmente, existem 3 tipos de talhas:

  • Talhas manuais;
  • Elétricas;
  • Talhas pneumáticas.

Porém, o objetivo deste conteúdo é falar um pouquinho mais sobre as talhas manuais e, por conta disso, vamos dar uma ênfase especial em 2 tipos de talhas. São elas:

  • Talha manual de corrente;
  • De alavanca.

Saiba mais sobre cada uma delas:

De corrente

O processo de içamento é feito de forma totalmente manual com essa talha. Isto é, acaba sendo necessário que uma pessoa realize o içamento por conta própria, sem o auxílio de outros fatores.

As correntes da talha são presas ao objeto que vai ser içado e a partir daí o trabalho começa. Mas não precisa se preocupar: a talha possui uma estrutura de roldanas que permitem um içamento fácil e tranquilo para o operador da ferramenta.

De alavanca

A talha manual de alavanca não se utiliza do mesmo sistema que a talha manual de corrente para funcionar. Na verdade, seu processo de içamento é iniciado por uma catraca, que cria a alavanca necessária para a movimentação do objeto.

Por ser um equipamento de tamanho bastante reduzido, ela pode ser utilizada em espaços mais apertados e de difícil acesso, o que acaba sendo muito vantajoso para quem está com dificuldades de movimentar cargas nestes locais.

Principais vantagens da talha manual

Veja a seguir quais são as principais vantagens da talha manual:

  • Ela possui uma instalação muito simples e fácil;
  • As talhas podem ser instaladas em diversos locais diferentes;
  • Elas podem ser movimentadas rapidamente por conta da sua fácil instalação;
  • Permitem um grande ganho de produtividade;
  • Aumentam a segurança no trabalho;
  • Baixa manutenção.

Porém, ainda sim é preciso ter muita atenção a alguns cuidados básicos para que seja possível desfrutar de todas essas vantagens. São eles:

  • Cuidado com o espaço onde a talha será utilizada;
  • Verificação constante do estado da ferramenta;
  • Respeito a capacidade de peso do seu equipamento;
  • Utilização de equipamento de proteção;
  • Capacitação dos operadores da talha.

De fato, caso esses cuidados sejam devidamente tomados, é praticamente impossível que a talha venha a apresentar problemas. Ou seja, você terá em mãos um equipamento super vantajoso e com um ótimo custo-benefício.

Agora, conta pra gente: o que você achou desse equipamento? Ficou com alguma dúvida? Comente conosco o que você ainda quer saber sobre a talha manual para que possamos tirar suas dúvidas e te ajudar. Te esperamos aqui nos comentários!

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar