Blog

Ferramentas

Principais dicas para a correta manutenção de ferramentas

dicas-para-a-correta-manutencao-de-ferramentas-brasmetal-equipamentos

Investir tempo na manutenção de ferramentas é, sem dúvida alguma, a melhor maneira de aumentar a vida útil dos seus equipamentos. Afinal, eles levaram muito mais tempo para se deteriorarem.

Embora isso possa parecer algo complicado, nós garantimos que a devida manutenção pode ser feita facilmente por qualquer um. É tudo uma questão de entender como realizar esse processo e ter o compromisso de fazê-lo sempre.

No nosso conteúdo de hoje nós vamos te mostrar algumas dicas que, com toda certeza, vão te ajudar muito na hora de realizar a manutenção das suas ferramentas. Confira:

Mantenha suas ferramentas em um bom estado

Antes de mais nada, é importantíssimo entender que a manutenção das suas ferramentas já começa na forma como você as armazena.

Por exemplo, é muito comum que as ferramentas fiquem molhadas ou sujas após um longo dia de trabalho. Em muitos casos, o proprietário da ferramenta simplesmente a guarda dessa mesma forma.

Como consequência, o surgimento de ferrugem e o acúmulo de outras sujeirinhas acontece em uma velocidade impressionante e uma ferramenta que deveria durar por muito tempo acaba se estragando rapidamente.

Por isso, sempre tenha o cuidado de limpar suas ferramentas após a realização de qualquer tipo de trabalho. Além disso, armazene-as em um local seco e bem protegido.

Remova a ferrugem

A remoção de ferrugem é uma das principais atividades relacionadas à manutenção de ferramentas. Isso acontece porque a ferrugem possui o “poder” de destruir ferramentas em um curto período de tempo.

Para realizar a remoção da ferrugem, o ideal é utilizar um bom removedor. Também é interessante ter o cuidado de sempre manter suas ferramentas secas e longe de ambientes úmidos.

Dessa forma, você praticamente não terá problemas com a ferrugem.

Utilize lubrificantes para a manutenção de ferramentas

A utilização de lubrificantes é essencial para que as ferramentas continuem funcionando bem ao longo do tempo. 

Isso contribui para o aumento da vida útil das ferramentas, já que elas estarão melhor conservadas. Vale a pena ressaltar que esses lubrificantes devem ser passados sempre após a secagem e limpeza da ferramenta.

Faça a limpeza das ferramentas

A limpeza das ferramentas no dia a dia, infelizmente, pode ser um pouco aquém do que se deve ser. Porém, isso é algo comum. Até porque, com tantas demandas, é natural que você não consiga limpar de forma prolongada cada uma das suas ferramentas.

Por conta disso, é importantíssimo reservar um tempo pelo menos uma vez por semana para conseguir realizar uma limpeza mais profunda. Assim, você pode remover manchas maiores e sujeiras que precisam de um pouco mais de esforço e atenção.

Sim, esse tipo de tarefa é bastante monótona. Contudo, não restam dúvidas de que ela é essencial para que a suas ferramentas possam durar bastante tempo com um ótimo funcionamento.

Para uma boa manutenção de ferramentas, faça a substituição de peças

Por fim, você deve ter muita atenção às peças que apresentam algum tipo de defeito ou problema. Elas devem ser substituídas ou pelo menos analisadas imediatamente.

Em muitos casos, uma simples peça pode ser responsável por problemas muito maiores em seus equipamentos. Então, não negligencie isso.

O ideal é deixar algumas datas pré-estabelecidas para fazer essas checagens, além de sempre estar de olho em qualquer sinal de problemas.

Dessa forma, a sua manutenção de ferramentas será praticamente perfeita e cada um dos seus equipamentos terá uma vida útil muito mais elevada.

Agora, não perca mais tempo. Comece a aplicar essas dicas de manutenção de ferramentas em seus equipamentos e deixe eles em perfeito estado!

Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco. Estamos aqui para te ajudar! 

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar