Blog

Ferramentas, Dicas dia a dia

Serra elétrica de corte: dicas e cuidados

Serra-eletrica-de-corte-dicas-e-cuidados-brasmetal-equipamentos

A serra elétrica de corte é uma ferramenta muito utilizada em diversos segmentos onde o corte de materiais é necessário. De fato, ela permite que o trabalho seja realizado de uma forma muito mais produtiva e prática.

Contudo, por ser uma máquina muito potente, é necessário saber fazer um bom uso dela, principalmente para que se evitem acidentes e outros problemas.

É por conta disso que, no conteúdo de hoje, nós vamos dar algumas dicas sobre o uso dessa ferramenta e mostrar alguns cuidados que você deve ter para conseguir realizar o seu trabalho em segurança. Confira!

Dicas e cuidados para utilizar a serra elétrica de corte

Veja a seguir quais são as principais dicas e cuidados para que você consiga fazer um uso apropriado e seguro da serra elétrica de corte:

Siga as instruções do fabricante

Obviamente, sua serra elétrica de corte possui algumas instruções que foram descritas pelo fabricante do equipamento em seu manual.

Antes de utilizar a ferramenta para qualquer finalidade, reserve um tempo para realizar a leitura do manual e entender exatamente quais são os cuidados específicos que você deve ter em relação a serra.

Verifique se o interruptor está funcionando adequadamente

Você jamais deve operar uma serra elétrica de corte cujo interruptor não esteja funcionando adequadamente. O motivo é simples: sem um interruptor funcional, os riscos de acidente aumentam significativamente.

Então, sempre faça a verificação de funcionalidade do interruptor e em caso de qualquer tipo de problema, realize o reparo imediato.

Faça ajustes apenas com o equipamento desligado da tomada

E por falar em ajustes e reparos, precisamos deixar uma coisa muito clara: eles só devem ser realizados com a serra elétrica de corte completamente desligada.

Dessa forma, é possível garantir que não haverá acidentes, já que a serra não irá ligar.

No calor do momento, é possível que você se esqueça disso e tente fazer o reparo com a serra ligada na tomada. Mas, lembre-se: fazer isso é extremamente arriscado.

Portanto, repetimos: sempre desligue o equipamento na tomada para fazer qualquer tipo de ajuste.

Garanta que a madeira caia ao chão após ser cortada

Se a madeira ficar entre dois pontos de pressão, é possível que haja um solavanco na serra, o que pode fazer com que você perca o controle do equipamento e cause graves acidentes.

Por isso, sempre deixe a madeira apoiada em um local estável e garanta que a parte que vai ser cortada esteja livre para cair ao chão após o corte.

Mantenha os cabos de energia longe da serra

Os cabos de energia sempre devem ser posicionados na direção contrária a qual a serra está sendo utilizada. Assim, é praticamente impossível que acidentes aconteçam.

Caso contrário, um simples deslize pode fazer com que a serra corte o fio elétrico, causando acidentes mortais.

Segure a serra elétrica de corte apenas pela empunhadura

A serra sempre deve ser guiada apenas pela sua empunhadura. O primeiro motivo está ligado à segurança contra cortes: afinal, segurando a serra elétrica de corte por essa estrutura, você poderá guiá-la sem arriscar qualquer um de seus membros.

O segundo motivo está ligado a choques: caso a serra corte algum fio, segurar na empunhadura vai permitir que você não sofra danos graves.

Faça a manutenção da ferramenta

A serra elétrica de corte deve receber manutenção constante, pois somente dessa forma você poderá ter a garantia de que ela funcionará em perfeitas condições.

Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer esse processo de manutenção, procure por um profissional qualificado que possa te ajudar.

Se você seguir essas dicas e cuidados com a serra elétrica de corte, certamente conseguirá fazer um uso seguro, inteligente e produtivo desta ferramenta!

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fabricação Própria

Garantia de qualidade para sua obra.

Suporte técnico em até 1 dia útil.

Consulte localidades.

Facilidade no Pagamento.

Aceitamos diversas formas de pagamento.

Soluções Personalizadas.

Montamos projetos específicos para sua obra.

Orçamento
Fazer Login

Não possui uma conta?

Sidebar