Ferramentas, Aluguel de equipamentos

Afinal, o que é um soprador térmico?

o-que-e-soprador-termico-brasmetal-equipamentos

Você sabe o que é um soprador térmico? Bem, muitas pessoas desconhecem esse incrível equipamento e, por conta disso, não usufruem dele e dos seus benefícios incríveis.

Mas, hoje é o seu dia de sorte! Afinal de contas, nós vamos explicar detalhadamente o que é um soprador térmico, quais são os seus usos e também quais cuidados você deve ter com essa ferramenta.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, se prepare, pois o conteúdo abaixo vai te revelar tudo o que você precisa saber!

O que é um soprador térmico

O soprador térmico é uma ferramenta elétrica cuja função é liberar ar quente por meio do seu bocal frontal. Esse ar quente é gerado por intermédio de um sistema interno de aquecimento ligado a uma resistência elétrica.

Geralmente o aparelho é capaz de expelir o ar em temperaturas que podem variar de 300°C até 600°C. Pois é, o soprador possui uma potência incrível!

Mas saiba que a temperatura pode ser ajustada de acordo com a sua necessidade de utilização, então não há motivos para se preocupar. Mas lembre-se: como estamos falando de um equipamento que libera ar quente, é preciso ter muito cuidado no seu manuseio.

Principais usos do soprador térmico

Agora que você já sabe o que é um soprador térmico, precisamos avançar um pouco mais para entender quais são os seus principais usos. Veja a seguir:

  • Aplicação de termoencolhível;
  • Remoção de circuitos e peças eletrônicas soldadas;
  • Secagem de pinturas automotivas e aplicação de insulfilm;
  • Remoção de tintas em móveis, janelas, portas e outros materiais;
  • Remoção de cola;
  • Trabalhos com plástico e artesanato;
  • Moldagem, soldagem e vulcanização de lona plástica;
  • Colagem e remoção de adesivos;
  • Moldagem de canos de PVC;
  • Pré-aquecimento de peças metálicas;
  • Descongelamento de tubulações, canos e máquinas;
  • Derretimento de estanho para soldas de superfícies;
  • Trabalhos com serigrafia.

É importante deixar claro que, se você tiver qualquer uma destas necessidades, o soprador térmico será mais do que capaz de te auxiliar muito bem.

Vale a pena ressaltar que cada uma dessas aplicações exige uma temperatura específica, assim como cuidados únicos. Por isso, é sempre importante fazer uma pesquisa prévia sobre as melhores práticas antes de começar a utilizar a ferramenta.

Cuidados com o soprador térmico

Veja a seguir quais são os principais cuidados que você precisa ter com o soprador térmico:

Utilização de EPIs

A utilização de EPIs é crucial para que você consiga utilizar o soprador térmico de forma segura. Utilize óculos, luvas, assim como roupas de manga longa. Como o equipamento pode expelir ar em grandes temperaturas, sua pele deve estar o mais protegida possível.

Cuidado com líquidos inflamáveis

Jamais utilize o soprador térmico próximo de líquidos inflamáveis. O ar quente pode ser capaz de iniciar um processo de combustão que em um piscar de olhos pode gerar graves acidentes.

Não interrompa o fluxo de ar quente

O fluxo de ar quente jamais deve ser interrompido, pois isto pode provocar queimaduras severas. Caso queira parar o equipamento, desligue-o e espere ele esfriar. 

Tenha cuidado com o tubo metálico

O tubo metálico corresponde ao bocal do seu soprador térmico. Ele vai permanecer quente por até 20 minutos após o desligamento do aparelho.

Por conta disso, não toque nele em nenhum momento. Espere o tempo indicado e somente então recolha o equipamento.

Não utilize o soprador em condições de muita umidade ou em locais com acúmulo de água

Utilizar o soprador térmico em condições de muita umidade ou em locais com acúmulo de água é totalmente contraindicado.

O ideal é que você opte por outras soluções nesse caso para não ter que lidar com outros tipos de problema.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o soprador térmico, deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar.

Visite nosso site e alugue já seus equipamentos, clicando aqui. Contamos com atendimento virtual personalizado! Conheça também nossas redes sociais!

Back to list

Related Posts